« Macaco tailandês comunica-se cantando, diz estudo | Página Principal | Do you think about death? »

Remédio para azia aumenta risco de fratura, diz estudo

dezembro 27, 2006

IBPs são utilizados por milhões que sofrem de problemas relacionados à acidez estomacal, incluindo úlceras.

Uma em cada cinco pessoas que sofrem uma fratura na bacia morre dentro de um ano, disse o estudo. (Estado)

Remédio para azia aumenta risco de fratura, diz estudo

A pesquisa descobriu que os pacientes que passaram por terapias contra azia usando IBPs tinham um risco 44% maior de ter a fratura na bacia

Agências internacionais

CHICAGO, EUA - O uso prolongado de remédios contra azia que bloqueiam a produção de ácido gástrico aumenta o risco de fratura na bacia em adultos acima de 50 anos, talvez devido à inibição que o medicamento provoca na absorção de cálcio, disseram pesquisadores nesta terça-feira. A classe de remédios analisada no estudo é conhecida como inibidores da bomba de prótons, ou IBPs. Existem outras modalidades de antiácido.

IBPs são utilizados por milhões que sofrem de problemas relacionados à acidez estomacal, incluindo úlceras.

O estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, pesquisou quase 150.000 britânicos acima de 50 anos que sofreram um total de 13.556 casos de fraturas na bacia.

A pesquisa descobriu que os que passaram por terapias contra azia usando IBPs tinham um risco 44% maior de ter a fratura do que aqueles que não tomavam os remédios. O estudo mostrou, ainda, que um maior período de uso e quantidade do medicamento aumentavam o risco de fratura.

Em muitos casos, médicos prescrevem a droga por dois meses ou menos.

Os autores do estudo apontaram o aumento significativo, especialmente entre os que tomam doses maiores, e pediram novas pesquisas para identificar o mecanismo operante.

Alguns estudos anteriores mostraram que a droga pode reduzir a capacidade do corpo de absorver cálcio, que é necessário para manter os ossos saudáveis. Os medicamentos também podem reduzir a densidade óssea em alguns pacientes.

"Neste momento, os médicos devem estar atentos para essa associação quando considerarem terapia (contra azia) e devem usar a menor dose para os pacientes, com indicações apropriadas", disse o autor do estudo Yu-Xiao Yang.

O relatório sobre o estudo, publicado na edição desta semana da revista da Associação Médica Americana, também disse que pacientes mais velhos que precisam da medicação com altas doses e por longos períodos devem considerar aumentar a ingestão de cálcio.

Fraturas na bacia são um problema grave para os mais velhos e têm difícil recuperação, especialmente para aqueles com densidade óssea em queda. Uma em cada cinco pessoas que sofrem uma fratura na bacia morre dentro de um ano, disse o estudo. (Estado)

Walter Valdevino Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)