« Pressão psicológica define resultado do pênalti, diz estudo | Página Principal | Tratamento para câncer de próstata pode encurtar pênis, diz estudo »

Pesquisa indica vômito como o pior som do planeta

janeiro 25, 2007

badvibes.jpg

da Ansa, em Londres
com Folha Online

Qual é o pior ruído para um ser humano?
Um professor inglês de engenharia acústica, Trevor Cox, realizou uma pesquisa mundial sobre a questão e a resposta foi o barulho de alguém vomitando.

Mais de 1 milhão de internautas (ouça os sons) participaram durante um ano da pesquisa on-line elaborada pelo professor Cox, docente da Universidade de Salford, cidade-satélite de Manchester, no norte da Inglaterra.

O especialista propôs uma lista de 34 sons desagradáveis (recriados na web) e o vômito (executado por um ator depois de comer feijões enlatados) conquistou o título de "worst sound of the world" (o pior ruído do mundo). Venceu até mesmo o som agudo do microfone e o choro de um recém-nascido, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Curiosamente, o ronco, que à noite parece enlouquecer quem o ouve, conquistou apenas o 26º lugar da lista. As pessoas parecem se incomodar muito mais com o miado do gato, por exemplo, ou com o sinal do celular (12º lugar).

"De um ponto de vista científico desconhecemos porque determinados barulhos nos soam tão terríveis. Se como engenheiros acústicos aprendermos quais os sons que mais perturbam as pessoas, podemos então tentar descobrir como reduzi-los ou eliminá-los", explicou Cox ao jornal "The Guardian" (leia a reportagem completa em inglês).

A pesquisa verificou que em geral as mulheres parecem mais sensíveis e vulneráveis aos barulhos mais repugnantes, mas são muito menos negativas do que os homens na reação ao choro lamurioso de um bebê.

O professor Cox não se surpreendeu: "Isso talvez se deva ao fato de que as mulheres têm um papel importante na proteção dos seus filhos e estão mais acostumadas ao seu choro".

Outra descoberta: em geral, à medida que envelhecemos, a paciência em relação aos barulhos tidos como insuportáveis tende a diminuir progressivamente. Mas há algumas exceções que chamam a atenção: com o avançar da idade diminui, por exemplo, a repugnância pelo ruído de alguém comendo uma maçã. (Folha On-line)

Walter Valdevino Estudo , Ronco Comentários (1) Comentários (1)