« James Bond vira objeto de estudo de intelectuais em Paris | Página Principal | Ganhar Prêmio Nobel aumenta expectativa de vida »

Soltar a raiva pode fazer mal para o coração da mulher

janeiro 16, 2007

De acordo com o cardiologista Noel Bairey Merz, diretor de Saúde da Mulher do Centro Médico Cedars-Sinai, a expressão aberta de raiva direcionada a outras pessoas ou a objetos inanimados parece ser o aspecto mais "tóxico" da hostilidade para o organismo feminino. (Estado)

Soltar a raiva pode fazer mal para o coração da mulher

Segundo um médico envolvido no estudo, esse resultado é diferente do detectado anteriormente em homens, onde a simples presença da emoção já é ruim

LOS ANGELES, EUA - Um novo estudo, realizado apenas com mulheres, sugere que sentir raiva ou fúria não faz mal para o coração feminino - ao contrário do que ocorre nos homens, onde a presença dessas emoções aumenta o risco de doença cardíaca - mas que expressar externamente a hostilidade pode aumentar o perigo para as mulheres, se em combinação com outros fatores, como idade, diabete e níveis elevados de gordura.

De acordo com o cardiologista Noel Bairey Merz, diretor de Saúde da Mulher do Centro Médico Cedars-Sinai, a expressão aberta de raiva direcionada a outras pessoas ou a objetos inanimados parece ser o aspecto mais "tóxico" da hostilidade para o organismo feminino.

Os autores da pesquisa analisaram diversos aspectos ligados à raiva, incluindo cinismo, temperamento hostil, agressão e fúria reprimida. Apenas a raiva expressada mostrou ter valor na hora de prever se a mulher enfrentaria um risco maior de problemas cardiovasculares, e apenas quando associada a outros fatores de risco.

Segundo o cardiologista, esse resultado é diferente do detectado por outros cientistas em homens, "particularmente jovens, nos quais os índices de hostilidade aparecem associados a doenças coronárias". O trabalho está publicado na edição de dezembro de 2006 do periódico Journal of Women´s Health. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Coração , Estudo Comentários (2) Comentários (2)