« Mulheres fazem mais promessas de Ano Novo, diz pesquisa | Página Principal | Ver produto caro ´dói´ para o cérebro, mostra pesquisa »

Trabalho doméstico diminui risco de câncer de mama, diz estudo

janeiro 5, 2007

A pesquisa, com mais de 200 mil voluntárias de nove países europeus, revelou que tirar o pó, esfregar o chão e passar o aspirador são muito mais eficientes na proteção contra o câncer do que praticar esportes.

Em meio a todas as atividades avaliadas, apenas o trabalho doméstico reduziu significativamente o risco de mulheres antes de (sic) depois da menopausa desenvolverem a doença.

"Este estudo sugere que ser ativo fisicamente também pode ajudar a reduzir os riscos e que algo tão simples e barato como o trabalho doméstico pode ajudar." (BBC)

Trabalho doméstico diminui risco de câncer de mama, diz estudo

Trabalho doméstico pode ser exercício suficiente

Mulheres que se exercitam ao fazer trabalhos domésticos podem reduzir os riscos de desenvolverem câncer na mama, diz um estudo.

A pesquisa, com mais de 200 mil voluntárias de nove países europeus, revelou que tirar o pó, esfregar o chão e passar o aspirador são muito mais eficientes na proteção contra o câncer do que praticar esportes.

O estudo foi publicado na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention.

As mulheres que participaram do estudo, financiado pela entidade beneficente Cancer Research UK, na Grã-Bretanha, passaram uma média de 16 a 17 horas por semana cozinhando, limpando e lavando.

Os especialistas sabem há tempos que o exercício físico pode reduzir o risco de câncer no seio, provavelmente por causa de mudanças hormonais e metabólicas.

Mas o que está menos claro é quanto e que tipos de exercício são necessários para a redução no risco.

A maioria dos trabalhos feitos anteriormente examinou a relação entre exercício e câncer no seio em mulheres que já passaram pela menopausa.

O novo estudo observou mulheres antes e depois da menopausa e incluiu uma série de atividades, como trabalho, lazer e tarefas domésticas.

Todas as formas de atividade física combinadas reduziram os riscos de câncer em mulheres que já passaram pela menopausa, mas não tiveram efeito óbvio em mulheres antes da menopausa.

Em meio a todas as atividades avaliadas, apenas o trabalho doméstico reduziu significativamente o risco de mulheres antes de depois da menopausa desenvolverem a doença.

O trabalho doméstico diminui o risco de câncer de mama em 30% em mulheres que não passaram pela menopausa. Em mulheres que já tiveram a menopausa, o risco diminui em 20%.

As mulheres foram avaliadas durante uma média de 6,4 anos. Nesse período, houve 3.423 casos de câncer de mama.

Segundo os autores da pesquisa, os resultados indicam que formas moderadas de atividade física, como o trabalho doméstico, podem ser mais importantes na redução dos riscos do que atividades recreacionais menos freqüentes porém mais intensas.

O médico Lesley Walker, da Cancer Research UK, disse:
"Já sabemos que mulheres que mantém um peso saudável têm manos (sic) chances de desenvolver câncer no seio".

"Este estudo sugere que ser ativo fisicamente também pode ajudar a reduzir os riscos e que algo tão simples e barato como o trabalho doméstico pode ajudar."

Ele recomendou que tanto mulheres quanto homens façam exercícios regularmente e mantenham um peso saudável para ajudar a prevenir câncer. (BBC)

Walter Valdevino Câncer , Esportes , Estudo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)