« Estímulo visual afeta a maturidade sexual em peixes | Página Principal | Mamar no peito ajuda ascensão social, diz estudo »

Cleópatra e Marco Antônio eram feios, diz estudo

fevereiro 14, 2007

"A imagem na moeda está longe de ser a de Elizabeth Taylor e Richard Burton", afirmou a diretora de museus arqueológicos da universidade, Lindsay Allason-Jones.

Acredita-se que a moeda de prata foi cunhada por Marco Antônio. (BBC)

Cleópatra e Marco Antônio eram feios, diz estudo

Marco Antônio e Cleópatra, um dos casais mais românticos da história, não eram as beldades que os filmes de Hollywood nos fazem crer, de acordo com especialistas da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha.

Um estudo de uma moeda de prata de 2 mil anos mostrou que a rainha egípcia, retratada no cinema pela atriz Elizabeth Taylor, tinha queixo e nariz pontudos e lábios finos.

Seu amante romano, vivido no épico Cleópatra por Richard Burton, tinha olhos esbugalhados, pescoço grosso e um nariz aquilino.

A pequena moeda pertencia à coleção da Sociedade de Antiquários de Newcastle, estudada em antecipação à abertura de um novo museu no norte da Inglaterra, o Great North Museum.

Clare Pickersgill, diretora-assistente de museus arqueológicos da universidade, disse que "a imagem popular que temos de Cleópatra é de uma bonita rainha que era adorada por políticos e generais romanos".

"Mas pesquisas recentes aparentemente discordam deste retrato."

"A imagem na moeda está longe de ser a de Elizabeth Taylor e Richard Burton", afirmou a diretora de museus arqueológicos da universidade, Lindsay Allason-Jones.

"Autores romanos nos dizem que Cleópatra era inteligente e carismática, e que tinha uma voz sedutora, mas, notavelmente, não mencionam sua beleza."

"A imagem de Cleópatra como uma bela sedutora é mais recente."

Acredita-se que a moeda de prata foi cunhada por Marco Antônio.

De um lado está o seu busto, do outro, o de Cleópatra com a inscrição "Cleopatra Reginae regum filiorumque regum" ("Para Cleópatra, Rainha de reis e de filhos de reis").

A Universidade de Newcastle espera encontrar mais tesouros arqueológicos esquecidos até a abertura do Great North Museum em 2009.

As moedas romanas estão expostas no Museu Shefton da Universidade de Newcastle a partir desta quarta-feira. (BBC)

Walter Valdevino Estudo , Intriga Comentários (0) Comentários (0)