« Superdotados buscam refúgio em heavy metal, diz estudo | Página Principal | Réus feios têm mais chances de ser condenados, diz estudo »

Acadêmico critica status de ciência da homeopatia em universidade

março 22, 2007

Um acadêmico britânico considerou que as universidades que oferecem diplomas em homeopatia e outras formas de medicina alternativa estão agindo de forma enganosa, ao fazer os estudantes acreditarem que as técnicas são uma área da ciência. (Folha Online)

Acadêmico critica status de ciência da homeopatia em universidade

da Efe, em Londres

Um acadêmico britânico considerou que as universidades que oferecem diplomas em homeopatia e outras formas de medicina alternativa estão agindo de forma enganosa, ao fazer os estudantes acreditarem que as técnicas são uma área da ciência.

O farmacólogo David Colquhoun, do University College de Londres, afirmou que não há provas que permitam que a homeopatia possa ser considerada uma "ciência".

Em artigo escrito no último número da revista britânica "Nature", Colquhoun afirmou que em dezembro de 2006 as universidades britânicas ofereceram 61 cursos de medicina alternativa. Do total, 45 correspondiam a títulos de graduação.

"A medicina complementar ou alternativa não é ciência, porque a maioria delas não está baseada em evidência empírica. A homeopatia, por exemplo, quase não mudou desde o começo do século 19. É muito mais religião do que ciência", afirmou.

Colquhoun contou que escreveu aos vice-reitores de algumas das universidades pedindo a eles que verifiquem o material utilizado nos cursos de medicina complementar. Porém, não recebeu resposta.

Para ele, algumas palavras utilizadas na medicina vêm do jargão da ciência. Mas são usadas sem um significado científico. (Folha Online)

Walter Valdevino Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)