« Cientistas dos EUA criam pizza que faz bem à saúde | Página Principal | Consumo de cogumelo ajuda no controle do peso, diz cientista »

Baixinhos não são os mais agressivos, diz estudo

março 28, 2007

romario.jpg

Baixinhos como Romário têm fama 'injusta' de agressivos

Um estudo científico da Universidade de Central Lancashire, encomendado pela BBC, afirma que – ao contrário da crença popular – homens altos são mais agressivos do que os baixinhos.

Os pesquisadores pediram a 20 homens de diferentes alturas que participassem de brigas com bastões de madeira, mas em cada par, um dos participantes, previamente instruído, provocava o outro com pancadas nos dedos.

Os aparelhos que monitoravam os batimentos cardíacos dos homens acusaram que os homens mais altos perderam o controle antes do que os mais baixos.

O estudo foi encomendado para testar a teoria do "complexo de Napoleão", também conhecido como "síndrome dos baixinhos", que afirma que os baixinhos tendem a ser mais agressivos para tentar dominar os mais altos.

A experiência foi apelidada de "Jogo dos Palitinhos" e envolveu dez homens com menos de 1,67m e dez com altura por volta de 1,80m.

Apenas o "brigão" que provocava o outro com pancadas nas mãos sabia o verdadeiro objetivo do teste. Os outros acreditavam que os seus atributos físicos, reflexos e coordenação motora é que estavam sendo testados.

O coordenador dos estudos, Mike Eslea, disse que os resultados indicam que a chamada "síndrome do baixinho" não passa de um mito.

Para ele, quando as pessoas vêem um baixinho sendo agressivo, é mais provável que prestem atenção porque a altura dele lhes tenha chamado atenção. (BBC; dica da matéria: Daniel Gallas)

Veja também:

Baixinhos eram os preferidos das mulheres pré-históricas

Os Australopithecus mantiveram as pernas curtas durante dois milhões de anos porque um físico compacto e mais estável ajudava os varões a combater pelas mulheres", revela o professor em sua pesquisa, e explica que os homens mais baixos eram os mais agressivos.

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)