« Americanas estão cansadas demais para o sexo, diz pesquisa | Página Principal | Teste de dietas populares não encontra cura para obesidade »

Estudo: todos os dados do mundo encheriam 2 bilhões de iPods

março 6, 2007

Se tudo isso fosse impresso, seria o equivalente a 12 pilhas de livros que iriam da Terra ao Sol. Por outra ótica, é o mesmo que 3 milhões de vezes toda informação contida em livros durante todos os tempos, segundo a empresa. Seriam necessários 2 bilhões de iPods de última geração para armazenar tudo isso. (Terra)

Um estudo que estima quanta informação digital existe no mundo chegou a conclusão de que em breve não existirá espaço de armazenamento suficiente para guardar tudo, já que a quantidade de dados cresce muito mais do que a quantidade de discos. Hoje existem dados suficientes para encher 2 bilhões de iPods de 80 GB.

O relatório, montado pela empresa de pesquisa em tecnologia IDC, buscou contar todos os zeros e uns que compõem qualquer tipo de informação digital. De acordo com a pesquisa, cada arquivo é replicado em média três vezes. O total encontrado foi de 161 exabytes, ou seja, 161 bilhões de gigabytes de informação em 2006.

Se tudo isso fosse impresso, seria o equivalente a 12 pilhas de livros que iriam da Terra ao Sol. Por outra ótica, é o mesmo que 3 milhões de vezes toda informação contida em livros durante todos os tempos, segundo a empresa. Seriam necessários 2 bilhões de iPods de última geração para armazenar tudo isso.

A estimativa anterior foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, que totalizaram em 2003 a informação em 5 exabytes. Entretanto, os padrões da pesquisa de Berkeley diferem um pouco da realizada pela IDC. Na primeira, foi considerada também a informação não eletrônica (como ondas de rádio analógico e dados impressos) e se estimou quanto espaço esta consumiria se fosse digitalizada. Outra diferença foi que, em Berkeley, não era considerada a cópia destes arquivos.

Pesquisadores não envolvidos no estudo disseram que, como a IDC utilizou muito material interno para análise, é bastante difícil replicar ou confirmar os dados do estudo.

A IDC estima que existam no mundo 185 exabytes de espaço para armazenamento e a projeção para 2010 é de 201 exabytes. Mas a quantidade de dados, que é de 161 exabytes agora, deve saltar para 988 exabytes, se aproximando de um zettabyte. "Se nenhum dado for apagado, não teremos espaço suficiente", diz John Gantz, analista da IDC. (Terra)

Sabrina Fonseca Computadores Comentários (0) Comentários (0)