« Estudo mostra que ratos são capazes de ´saber se sabem´ algo | Página Principal | Idosos que bebem sem exagero 'têm melhor atuação física' »

Macacos tolerantes cooperam melhor, mostra estudo

março 9, 2007

Em experimentos planejados para aprofundar a compreensão de como a cooperação evolui, pesquisadores descobriram que os bonobos, um parente especialmente sociável do chimpanzé, são mais bem-sucedidos do que os chimpanzés na hora de cooperar para conseguir comida, a despeito do fato de chimpanzés terem um forte comportamento de cooperação para caçar, na natureza. (Estado)

Macacos tolerantes cooperam melhor, mostra estudo

O bonobo, um macaco que tolera a presença de outros indivíduos melhor que o chimpanzé, foi mais capaz de partilhar alimento e de realizar esforços conjuntos

WASHINGTON - Em experimentos planejados para aprofundar a compreensão de como a cooperação evolui, pesquisadores descobriram que os bonobos, um parente especialmente sociável do chimpanzé, são mais bem-sucedidos do que os chimpanzés na hora de cooperar para conseguir comida, a despeito do fato de chimpanzés terem um forte comportamento de cooperação para caçar, na natureza.

O trabalho sugere que algumas emoções ou tendências sociais que são adaptativas em determinadas circunstâncias - como agressividade na hora de disputar uma parceira - podem prejudicar a capacidade de resolver problemas em circunstâncias diferentes. As descobertas aparecem na edição online do periódico Current Biology, em artigo da equipe de Brian Hare, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária e da Universidade Duke.

Comparando a capacidade de bonobos e chimpanzés para conseguir comida, ps pesquisadores investigaram duas hipóteses: a primeira, chamada "de reação emocional", previa que os bonobos cooperariam melhor que os chimpanzés, porque são mais tolerantes que os chimpanzés quanto à presença de outros indivíduos. A segunda hipótese, "de caçada", previa que os chimpanzés iriam se sair melhor, porque já cooperam na hora de caçar.

Os pesquisadores descobriram que os bonobos realmente se mostraram mais tolerantes em relação a outros macacos da mesma espécie, e demonstraram mais habilidade na hora de cooperar para conseguir comida que os chimpanzés. Por exemplo, os dois bonobos, colocados juntos diante de um mesmo prato de comida, tiveram mais disposição para partilhar o alimento do que chimpanzés num cenário semelhante.

Os bonobos também se mostraram mais dispostos a realizar esforço conjunto - puxar uma corda, por exemplo - para obter alimento, mesmo quando a comida estava numa forma que seria difícil de dividir. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)