« Idosos que bebem sem exagero 'têm melhor atuação física' | Página Principal | 'Heteropolitano' é o novo homem moderno, diz revista »

Perfume durante o sono reforça memória, diz estudo

março 9, 2007

No entanto, não basta simplesmente ter o mesmo tipo de flor na sala de aula e no quarto para garantir que a lição seja bem apreendida: o odor de rosas só ajudou a fixar as memórias quando a exposição se deu numa fase específica do ciclo do sono. (Estado)

Perfume durante o sono reforça memória, diz estudo

Sentir um cheiro durante o estudo e de novo, numa fase específica do sono, ajuda a fixar a memória, de acordo com experiência realizada por cientistas europeus

WASHINGTON - Sentir um cheiro enquanto se está aprendendo uma informação nova, e repetir o odor à noite, durante uma fase específica do sono, reforça a memória, mostra um estudo descrito na edição desta semana da revista Science.

Jan Born, da Universidade de Lübeck, e colegas expuseram voluntários ao perfume de rosas, enquanto eles decoravam a posição de cartões ilustrados, dispostos num tabuleiro. Depois, metade dos participantes foi exposta ao mesmo odor, durante o sono, enquanto a outra metade teve uma noite inodora.

Quando a memória foi testada, no dia seguinte, os que haviam cheirado rosas durante o sono lembraram a localização de 97% dos cartões, contra 86% dos "sem-rosas".

No entanto, não basta simplesmente ter o mesmo tipo de flor na sala de aula e no quarto para garantir que a lição seja bem apreendida: o odor de rosas só ajudou a fixar as memórias quando a exposição se deu numa fase específica do ciclo do sono. Apresentar o cheiro enquanto o voluntário está sonhando, por exemplo, não serviu para nada.

Além disso, como o cérebro humano se acomoda rapidamente à presença de um cheiro constante, é preciso ligar e desligar a emissão de perfume a intervalos para conseguir o efeito.

Cientistas acreditam que uma parte do cérebro, o hipocampo, acumula memórias durante o dia, numa espécie de arquivo provisório. Durante o sono, essas memórias são transferidas e fixadas em outras regiões do cérebro. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que odores têm um forte efeito sobre o hipocampo, e a equipe de Born realizou o experimento para descobrir se um cheiro poderia tornar o efeito de fixação mais eficiente. (Estado)

Walter Valdevino Estudo , Miolos , Sono , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)