« Risco de morte aumenta após falecimento de parceiro, diz estudo | Página Principal | Sérvia: cientistas descobrem "kriptonita" em mina »

Beber muito no fim de semana aumenta risco de câncer de mama

abril 23, 2007

Segundo os pesquisadores, o risco de câncer de mama aumenta 2% com cada bebida adicional consumida, mas esse número sobe para 4% nos finais de semana.

Isso acontece porque o risco é maior quando as bebidas são consumidas em um espaço concentrado de tempo, como acontece aos sábados e domingos. (BBC)

Beber muito no fim de semana aumenta risco de câncer de mama

Beber muito em um espaço curto de tempo aumenta riscos de câncer

Mulheres que bebem o equivalente a duas garrafas de vinho nos finais de semanas mais do que dobram suas chances de desenvolver câncer de mama, de acordo com pesquisadores dinamarqueses.

O estudo realizado pelo Centro de Pesquisa do Álcool, que analisou cerca de 17 mil enfermeiras com mais de 44 anos de idade, foi publicado na revista especializada European Journal of Public Health.

Segundo os pesquisadores, o risco de câncer de mama aumenta 2% com cada bebida adicional consumida, mas esse número sobe para 4% nos finais de semana.

Isso acontece porque o risco é maior quando as bebidas são consumidas em um espaço concentrado de tempo, como acontece aos sábados e domingos.

O risco de desenvolver câncer de mama é 130% maior em mulheres que bebem entre 22 e 27 bebidas por semana, comparado com as que consomem apenas entre uma e três unidades.

A unidade de bebida foi estabelecida como uma garrafa pequena de cerveja ou uma taça de vinho.

Consumo concentrado

Entre as mulheres analisadas pela pesquisa, mais de 25% consomem mais do que a quantidade recomendada de bebidas por semana, que é de 14 unidades.

Uma em cada dez voluntárias admitiu beber durante a semana, consumindo mais do que quatro bebidas por dia, enquanto 13% costumam beber mais aos sábados e domingos.

Os pesquisadores dizem que o consumo alto de álcool pode aumentar os níveis de estrogênio, um hormônio associado com o desenvolvimento de câncer de mama.

Os especialistas dizem que as mulheres deveriam tentar limitar a quantidade de álcool que consomem.

"Nossa descoberta de que o consumo de álcool nos finais de semana e o consumo excessivo concentrado aumentam o risco de câncer de mama sustentam a hipótese de que a ingestão de grandes quantidades de álcool em um curto período de tempo aumenta os riscos de conseqüências prejudiciais à saúde", disse Lina Morch, coordenadora da pesquisa. (BBC)

Walter Valdevino Câncer , Estudo , Seios , Álcool Comentários (0) Comentários (0)