« Experimento põe em questão o realismo da realidade | Página Principal | Estudo: drinques de frutas podem fazer bem à saúde »

Homem passa 13 dias em cápsula aquática com algas regadas a urina

abril 20, 2007

O habitat aquático de 14,4 metros cúbicos incluía uma bicicleta ergométrica, que gerava energia para um laptop à prova d’água, uma pequena cama, um toalete portátil e, como entretenimento, um tambor, que o cientista tocava sem perturbar ninguém, a não ser seus vizinhos subaquáticos. (BBC)

Homem passa 13 dias em cápsula aquática com algas regadas a urina

Giovana Vitola
De Sydney

Lloyd Godson queria viver de forma 'auto-sustentável'

Um biólogo marinho australiano passou 13 dias vivendo em uma cápsula debaixo d’água, usando algas regadas com sua própria urina como alimento e fonte de oxigênio e gerando sua própria eletricidade.

Lloyd Godson, de 29 anos, queria provar que é possível viver submerso, de forma auto-sustentável, enclausurado num sistema ecológico.

O habitat aquático de 14,4 metros cúbicos incluía uma bicicleta ergométrica, que gerava energia para um laptop à prova d’água, uma pequena cama, um toalete portátil e, como entretenimento, um tambor, que o cientista tocava sem perturbar ninguém, a não ser seus vizinhos subaquáticos.

Durante a estada, Godson usou ainda uma máquina que extraía a umidade do ar e a transformava em água pura para beber.

Mensagens subaquáticas

De dentro da cápsula, Godson enviava mensagens a estudantes de todo o mundo, que entravam em contato com ele através da internet.

Nos e-mails, o cientista falava da experiência e explicava detalhes do projeto, como o motivo de ele ter escolhido a alga Chlorella para se alimentar: a planta tem um alto nível de proteína e outros nutrientes essenciais, como carboidratos, vitaminas e minerais.

Mas, segundo o website do projeto, Godson deixou para se alimentar da alga apenas nos últimos dias de sua aventura subaquática para não “sofrer indigestão”. Antes disso, um time de mergulhadores voluntários levava comida para o biólogo através de uma passagem da superfície à sua base.

Além disso, uma pequena rajada de ar fresco também era canalizada até a cápsula diariamente, segundo uma das integrantes do grupo de pesquisa, Carolina Sarasiti.

BioSub

Durante as duas semanas do experimento, o lago onde a cápsula estava submersa, no sudeste da Austrália, recebeu centenas de curiosos interessados em ver de perto o primeiro habitat aquático auto-sustentável do mundo.

O projeto, denominado BioSub, foi o vencedor da categoria “Aventureiro mais Radical” de um concurso chamado “Viva o seu Sonho”, promovido pela revista Australian Geographic. O prêmio era de 50 mil dólares australianos, o equivalente a 85 mil reais.

O biólogo foi filmado com uma câmera à prova d’água, durante as quase duas semanas da experiência, por uma psicóloga de Nova York, Nancy Rader, que foi especialmente à Austrália para estudar o comportamento de alguém isolado e submerso.

Godson disse que, com os dados coletados durante o projeto científico, será mais fácil fazer melhoramentos para um próximo teste.

Com o sucesso do experimento, o cientista da NASA Dennis Chamberland convidou Godson para integrar um outro projeto aquático em 2009. (BBC)

Walter Valdevino Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)