« Usinas eólicas são mortais para animais voadores, diz estudo | Página Principal | 97% dos brasileiros crêem em Deus »

Games influem no humor dos jogadores, diz estudo

maio 3, 2007

Há alguns dias, uma pesquisa britânica apontou uma tendência, baseada em estatísticas, de que os jogos violentos não influenciariam negativamente o comportamento dos jogadores. A verdade, entretanto, pode não ser bem essa. (Terra)

Há alguns dias, uma pesquisa britânica apontou uma tendência, baseada em estatísticas, de que os jogos violentos não influenciariam negativamente o comportamento dos jogadores. A verdade, entretanto, pode não ser bem essa.

O British Board of Film Classification, entidade britânica de controle de diversões públicas, publicou recentemente uma pesquisa a respeito dos jogos de computador, em especial jogos violentos. A pesquisa chegou a duas conclusões: primeiro, que a publicidade gerada por algum fato negativo ligado ao jogo reflete-se em aumento de vendas desse mesmo jogo. Em segundo lugar, que os jogos violentos não afetam negativamente o comportamento dos jogadores. O resultado da pesquisa pode ser encontrado, em inglês, no site da BBFC, acessível através do atalho dtmurl.com/a6j.

A jornalista Amanda Schaffer, da revista Slate, escreveu um artigo bastante equilibrado a respeito do assunto, baseado em estudos científicos. Segundo ela, atos ou comportamentos patológicos são causados por inúmeros estímulos, normalmente simultâneos e com inter-relações bastante complexas. Entretanto, estudos sugerem que, em maior ou menor grau, os jogos violentos podem, afinal, ser um desses estímulos.

O artigo, por outro lado, afirma que, em doses certas, a exposição de crianças a essa violência pode ser benéfica. Uma das pesquisas aponta para o fato de que, expostas a esses jogos, as crianças perdem a sensibilidade a sangue, morte e violência, o que pode ajudá-las a lidar com esse tipo de problema na vida real. (Terra)

Walter Valdevino Comportamento , Computadores , Estudo Comentários (1) Comentários (1)