« Ter filhos fica em último em lista de prioridades femininas | Página Principal | Botox alivia problemas na próstata, diz estudo »

Proporção dos dedos prevê aptidões em crianças, diz estudo

maio 23, 2007

Estaria o futuro 'escrito' nos dedos?

Brosnan disse: "Nós não estamos sugerindo que a medida do comprimento dos dedos possa substituir exames." (BBC)

Proporção dos dedos prevê aptidões em crianças, diz estudo

Estaria o futuro 'escrito' nos dedos?

O desempenho escolar das crianças pode ser previsto pela diferença do comprimento de seus dedos da mão, de acordo com pesquisadores.

O estudo, que incluiu 75 crianças de sete anos de idade, descobriu que crianças com o dedo anular mais curto em comparação ao indicador, se saíram melhor em testes de linguagem do que de matemática.

Os com o anular mais longo tiveram um melhor desempenho em matemática do que em linguagem, disse o estudo publicado no British Journal of Psychology.

A equipe britânica disse que isso se deve a diferentes níveis de exposição de crianças a hormônios no útero materno.

O chefe do departamento de Psicologia da Universidade de Bath, Mark Brosnan, que liderou a pesquisa, disse que argumenta-se que a testosterona promoveria o desenvolvimento de áreas do cérebro que são normalmente associadas ao raciocínio espacial e matemático.

"Acredita-se que o estrogênio faça o mesmo em relação a áreas do cérebro normalmente associadas à habilidade verbal."

Segundo Brosnan, "acredita-se também que estes hormônios tenham uma influência na relação entre o comprimento dos dedos indicador e anular".

As crianças expostas a uma dose maior de testosterona tendem a ter dedos anulares mais longos e as expostas a uma dose maior de estrogênio têm dedo indicador mais longo.

Comparação

"Nós podemos usar as medidas destes dedos como forma de avaliar a exposição relativa a estes dois hormônios no útero, e como mostramos através deste estudo, nós também podemos usá-los para prever a habilidade em áreas cruciais de matemática e linguagem", acrescentou.

A equipe de pesquisa comparou a proporção entre os dois dedos com os resultados dos exames escolares das crianças de sete anos e disseram ter encontrado uma "relação válida" entre ambos.

Brosnan disse: "Nós não estamos sugerindo que a medida do comprimento dos dedos possa substituir exames."

"A proporção dos dedos nos fornece uma observação interessante sobre nossas habilidades natas em áreas congnitivas chaves." (BBC)

Walter Valdevino Estudo , Intriga Comentários (0) Comentários (0)