« Tomar aspirina é tão perigoso quanto ser bombeiro | Página Principal | Sexo oral pode aumentar o risco de câncer de garganta, afirma pesquisa »

Rapé sueco faz menos mal à saúde que cigarro, diz estudo

maio 10, 2007

"Não deveríamos demorar em permitir que os snus compitam com os cigarros no mercado", disseram os médicos americanos Jonathan Foulds e Lynn Kozlowski, da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, comentando os estudos. "A proibição ou oposição exagerada aos snus em ambientes repletos de cigarros não é uma boa política de saúde pública". (Estado)

Rapé sueco faz menos mal à saúde que cigarro, diz estudo

Fumantes têm 10 vezes mais chance de pegar câncer de pulmão que usuários do produto, chamado snus, feito de tabaco umedecido e usado na boca

Associated Press

LONDRES - Fumantes que buscam uma forma menos prejudicial de satisfazer o vício em nicotina deveriam passar a usar snus - um tipo de rapé produzido na Suécia, feito à base de tabaco e água, e que é consumido oralmente. Embora esteja longe de ser inócuo, o snus reduz significativamente o risco de câncer em relação aos cigarros, segundo estudos publicados na revista médica The Lancet.

Fumantes têm 10 vezes mais chance de pegar câncer de pulmão que usuários de snus, mostra o estudo, que deverá abalar a proibição ao produto, em vigor em diversos países da União Européia (UE).

"Não deveríamos demorar em permitir que os snus compitam com os cigarros no mercado", disseram os médicos americanos Jonathan Foulds e Lynn Kozlowski, da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, comentando os estudos. "A proibição ou oposição exagerada aos snus em ambientes repletos de cigarros não é uma boa política de saúde pública".

Um dos estudos acompanhou a incidência de câncer entre 280.000 suecos - alguns usuários de snus, outros fumantes e outros, ainda, que não consumiam tabaco - ao longo de 20 anos. Outro fez uma projeção do impacto da introdução de snus na Austrália, onde o produto é proibido.

Snus não são saudáveis: cerca de 30 cancerígenos já foram encontrados nessa preparação de tabaco. No entanto, os trabalhos recentes sugerem que o produto é muito menos danoso que o cigarro.

No estudo que acompanhou os cidadãos suecos, 26% eram usuários de snus, 37% eram fumantes e os demais nunca usavam tabaco. Para os fumantes, a incidência de câncer de pâncreas foi de 13 casos por 100.000. Entre os usuários de snus, a taxa caiu para 8,8. Entre os que evitavam o tabaco, a proporção ficou em 3,9.

O uso de snus não aumentou o risco de câncer oral, mas parece causar complicações na gravidez e elevar o risco de problemas cardíacos. (Estado)

Walter Valdevino Estudo , Fumo , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)