« Estudo nega relação entre torre de celular e doença | Página Principal | Filhote de crocodilo chama por mãe antes de nascer, diz estudo »

Estudo afirma que obesidade pode ser contagiosa e levanta polêmica nos EUA

julho 26, 2007

A obesidade pode se espalhar entre pessoas quase como um vírus, afirmou nesta quarta-feira um grupo de pesquisadores, sendo alguns da Harvard Medical School e da Universidade da California em San Diego, segundo o jornal "The New York Times".

O simples fato de ter um amigo obeso aumenta em 57% a chance de alguém apresentar obesidade, segundo a pesquisa. No entanto, quando um vizinho ou amigo ganha ou perde peso, não há o mesmo efeito "dominó". Já parentes influenciam menos na balança de alguém que os amigos.

A proximidade também não importa: a influência do amigo permanece mesmo se ele está a quilômetros de distância. E a maior influência de todas é quando a pessoa é amiga próxima do obeso.

O mesmo efeito, por outro lado, ocorre para a perda de peso. No entanto, a maioria das pessoas disse estar ganhando peso, e não perdendo. O resultado do trabalho aponta para um epidemia de obesidade.

No estudo, em média, uma pessoa que engordou sete quilos, tem um amigo que engordou mais de dois.

"Você muda a idéia de o que é aceitável no formato de um corpo ao olhar as pessoas ao seu redor", disse Christakis.

No entanto, os pesquisadores afirmam que a rede de relacionamentos não é o único fator que altera o peso de um indivíduo. A herança genética também joga um papel fundamental neste equilíbrio.

Se a nova pesquisa está correta, uma possível interpretação é a de que uma maneira de evitar a obesidade é evitar tecer amizade com obesos.

"Você não quer perder um amigo que ficou obeso. Então porque não ficar amigo de uma pessoa magra e deixar que ela influencie você e seu amigo obeso?", disse Christakis. (Folha Online)

Walter Valdevino Estudo , Obesidade Comentários (0) Comentários (0)