categoria:: world wide web
blogosfera. blogosfera
Claramente o Insanus não funciona. Novamente, haverá uma "receita" dependendo do uso que queres fazer destes blogs. O Insanus é uma rede de amigos, funciona porque nos conhecemos do dia-a-dia e porque tem alguém pra segurar as pontas e organizar o servidor todo o mês. Não funcionaria como qualquer outra coisa.

O Tiago Dória começou a publicar algumas entrevistas sobre a BLOGOSFERA brasileira. Como fiel representante local, estou lá, arruinando tudo [leia]. Aproveite e veja também uma entrevista anterior, no blog do seminário de tecnologia e comunicação da Fabico, onde digo que o insanus irá acabar dentro de dois meses [leia também].

categoria:: música
Barcelona

Para quem não lê a VOID, uma bom música sueca e a mini resenha que escrevi pra edição #20 da revista:

barcelona.jpgI'm From Barcelona
Let Me Introduce My Friends [Dolores, 2006]

O indie-pop divertido que surgiu como revelação no Festival da Primavera, em Barcelona, começa a ganhar repercussão internacional com o lançamento de seu primeiro álbum. Mas ao contrário do que diz o nome, a banda liderada por Emanuel Lundgren vem de uma pequena cidade no sul da Suécia e precisa ocupar todo o espaço do palco com seus 29 integrantes e os mais variados instrumentos. Das sonoras guitarras de "Treehouse" à graça de "Collection of Stamps", sem dúvida um disco que vai te fazer sorrir.

----
Recomendo começar por "Oversleeping" e "Treehouse" e depois passar pras ultra-indie-pop "We're From Barcelona" e "Collection of Stamps".

categoria:: fabico
vai te formar!

Eis que entreguei minha monografia no início da semana passada. Um estudo sobre o Google Earth como ferramenta de escrita virtual sobre a cidade, ou 83 páginas de pura emoção, espiraladas e em três vias – pois é, nada mais daquelas bonitas capas de couro e o título cunhado em letras douradas. Aos poucos a Fabico perde sua aura.

Passei os últimos meses nutrindo bastante carinho pelo tema. Não o Google Earth em si, mas a idéia que está por trás da ferramenta: o entrecruzamento de duas esferas de espaço que conduz a uma cidade que, ao fim, é um híbrido de redes e de lugares físicos. Enquanto este é um conceito que tem sido bastante apropriado por projetos de arte contemporânea, me pareceu necessário observar um uso ampliado como o do GE antes de especular a respeito do NOVO SUJEITO DIGITAL. Ha.

RESUMO: Este trabalho propõe-se a estudar o aplicativo Google Earth como uma forma de escrita colaborativa sobre o urbano. Para isso, entende-se a cidade contemporânea como um espaço híbrido conectado a múltiplas virtualidades que possibilitam a integração entre os lugares reais e as redes telemáticas que caracterizam uma Sociedade em Rede. Com base na observação de dados coletados da Google Earth Community sobre a cidade de Toronto, no Canadá, este trabalho propõe uma nova tipologia para a análise do conteúdo publicado no aplicativo. Revela também duas tendências principais, de espelho e de narrativa, no uso da Google Earth Community de modo a aumentar o espaço físico e reforçar identidades comunitárias e locais na rede mundial de computadores.

Para quem se interessa pelo tema, colocarei o pdf por aqui depois da defesa. Será no dia 5 de dezembro, terça-feira, às 14h, possivelmente na sala 406 da Fabico. Sintam-se à vontade pra aparecer e pagar uma cerveja depois. Ou cinco.