categoria:: cinema
censurado pelo orelhudo

Some people may be afraid of this movie because of what it will show. But there's nothing they can do about it now because it's done, it's awesome, and if I have anything to say about it, you'll see it this summer -- because, after all, it is a free country. - Michael Moore, sobre seu filme que de alguma maneira ou de outra deverá ser lançado ANTES das eleições presidencias nos Estados Unidos.


A Disney anunciou ontém (terça-feira) que pretende impedir a Miramax - que também faz parte do conglomerado do RATO - de circular o novo documentário de Michael Moore, Fahrenheit 911. Segundo a empresa, a decisão surge diante da possibilidade de perder milhões de dólares em incentivos fiscais nos seus parques e resorts na Flórida - estado governado por Jeb Bush. A Miramax espera uma saída amigável para a situação, mas admite a possibilidade de buscar outro distribuidor para a América do Norte.

O filme, que faz fortes críticas à administração Bush Filho, questiona as ações do atual presidente americano antes e depois dos ataques terroristas ao WTC, em 2001. Mostrando ligações da família Bush com empresários sauditas, Moore afirma que o próprio governo teria participado da evacuação de familiares de Osama Bin Laden dos EUA após os atentados.

Já finalizado, Fahrenheit 911 estará concorrendo à Palma de Ouro no Festival de Cannes, que acontece entre os dias 12 e 23 deste mês. É a segunda vez em 48 anos que um documentário é selecionado para a competição principal, sendo que a primeira, em 2002, foi com Bowling For Columbine, do próprio Moore.