Das coisas que recém foram


Quem me dera o vazio fosse apenas um pedaço de carne *

Passei o carnaval trabalhando em um documentário no Rincão do Inferno, lugarzinho bonito entre Lavras do Sul e Bagé (ou 30º 51'56.84''S e 53º 42'36.29''W se és desses). Dirigido por Pedro Rocha, também conhecido como Meu Primo, a idéia era retratar a poesia de Antônio Augusto Ferreira e a grande influência que o Rincão tem nos seus escritos. A.A., ou "Tocaia" Ferreira, é autor, entre outras, de Veterano, canção que ganhou a Califórnia em 1980 e lançou um estilo que hoje é referência no Sul.

A natureza no Rincão do Inferno é um espetáculo, e basta subir a formação de pedras característica dos arredores para ver o Pampa Gaúcho em toda a sua beleza. De manhã cedo, a cerração cobre o campo e tudo que se vê é um mar branco deslizando entre as coxilhas enquanto o sol pinta tudo de vermelho e azul. Que São José dos Ausentes que nada, eu quero é ver o Camaquã!

Diante do Grande Nada a vastidão nos deixa introspectivos, com direito inclusive àquele papo de "nosso lugar no universo", "existe vida lá fora?" e até breves tentativas de descobrir a natureza da mente. Já eu e minha urbanidade ficamos comendo figos e nos deliciando com as maravilhas de acordar as 5:15 da madrugada para ver o sol.

As fotos que tirei estão ali no meu flickr, e para ver mais dêem uma passada no blog do Ronai.

* frase célebre do grande EGS