categoria:: foreign affairs
Pegaram o hômi

do Terra:

Forças de coalizão anunciam captura de Saddam

Os líderes das tropas de coalizão no Iraque confirmaram em coletiva a imprensa em Bagdá que o ex-ditador Saddam Hussein foi capturadado na madrugada de domingo na cidade de Tikrit. Saddam dormia em um depósito quando foi encontrado por tropas norte-americanas.

"Nós o pegamos", anunciou o administrador americano no país, Paul Bremer. Ele afirma que é um grande dia, que muitos iraquinos sofreram em suas mãos, mas que tudo isso acabou. Com a prisão de Saddam, a expectativa é que acabe a resistência armada no páís. "Agora é hora de todos se unirem e construírem um novo Iraque", completa Bremer.

O comandante das tropas de coalizão, Ricardo Sanchez, contou que Saddam foi capturado às 8h da noite de ontem perto de uma fazenda, em Tikrit. "Não houve resistência, não houve feridos e nem um tiro foi disparado durante a operação". O ex-ditador foi encontrado no fundo de uma buraco com aproximandate seis pés de profundidade.

Foram mostradas imagens do local onde Saddam foi encontrado em um telão durante a coletiva. Em seguida, foram apresentadas imagens do ex-ditador sendo examinado após a prisão. Seu estado de saúde é bom.

"Saddam será interrogado durante o tempo que for necessário para termos as informações que precisamos", declarou Sanchez aos jornalistas. O tipo de julgamento a que será submetido ainda não foi definido.

Saddan Hussein estava desaparecido desde abril de 2003 e a recompensa por sua captura chegava a U$ 25 milhões.

por gabriel pillar | 14/12/2003 12:13 | Comentários (0)