categoria:: FSM 2005
Feministas e pelados no acampamento

Simone Bruno menor.jpg
foto de Simone Bruno/Ciranda

Feministas e pelados em manifestações na noite do Acampamento da Juventude

O que começou com meia dúzia de homens nus durante o banho numa noite de Acampamento da Juventude terminou com quase cem pessoas caminhando com suas coisas de fora. O clima era festivo, em contraponto ao movimento feminista que também mobilizou algumas centenas em marcha contra a violência.

As duas manifestações se encontraram e por instantes chegaram a trocar insultos, mas logo os pelados aderiram à causa das mulheres, demonstrando seu apoio com gritos de "Eu sou homem, não sou machista, apoio a causa feminista".

Centenas de garotas sairam para protestar contra a crescente violência sofrida pelas mulheres durante a quinta edição do Acampamento Intercontinental da Juventude. "A nossa luta é por respeito, mulher não é só bunda e peito", gritavam em coro

O movimento, organizado pela Marcha Mundial das Mulheres, começou depois de denúncias de um estupro nos banheiros do Acampamento, além de relatos de constantes assédios sofridos pelas acampadas. "As mulheres não conseguem nem tomar banho direito que já tem alguém de olho", relatou Cristiane Garcia, de Corumbá, Mato Grosso do Sul.

"Daqui em diante, vamos cuidar da nossa segurança. As meninas vulneráveis estão sendo assediadas, todas estamos sendo. A partir de agora quem se atrever a agredir, a assediar, vai ter que contar com a fúria de toda essa galera", anunciava Julia Giovani, uma das organizadoras da manifestação.

Apesar do estupro ser negado pela coordenação do Acampamento, as mulheres estão sendo orientadas a denunciar imediatamente à polícia qualquer caso de abuso.

Entre os pelados, Flávia Nadona, estudante de Praia Grande, São Paulo, dizia que "devemos abandonar os preconceitos e moralismos, as pessoas não precisam se inibir". Flávia foi a primeira a tirar a roupa. Depois dela, várias juntaram-se ao movimento, mesmo que só tirando a parte de cima. Já para Sérgio, 26 anos, morador de Treinta y Tres, no Uruguai, o clima é de confraternização. "Estamos nus só para estar nus", afirmou.

O movimento dos pelados terminou na área central do Acampamento, com malabaris e cuspidores de fogo. Todos sem roupa e vibrantes com o clima de diversidade do Fórum Social Mundial.


também publicado aqui e aqui