categoria:: música
O instrumento que Sting estava tocando no Oscar

hurdygurdy.jpgApós algumas buscas no santo google:

Eis que o instrumento que Sting estava tocando em "You Will Be My Ain True Love", música que compõe a trilha sonora de Cold Mountain apresentada durante a cerimônia de entrega do Oscar, era um hurdy-gurdy (ou vielle a roue - violino de roda). O aparelho, muito comum na música popular européia desde o século 12, foi introduzido e popularizado na corte francesa no século 18.

O hurdy-gurdy é dotado de teclas que pressionam uma das cordas para produzir a melodia e de uma manivela que faz as cordas restantes soarem constantemente uma quinta ou oitava acima. Além disso, uma ponte móvel sustenta a primeira corda e produz um zumbido acentuado. Na sua primeira versão, o organistrum, eram necessárias duas pessoas para tocar o instrumento: uma para girar a manivela e outra pra tocar as teclas.

O resultado disso tudo é uma mistura de gaita de foles + violino + kazoo. Ouçam aqui, aqui e aqui.

Aparentemente Nigel Eaton - tocador de hurdy-gurdy - acompanhou Jimmy Page e Robert Plant em sua turnê de 1995 com uma versão eletroacústica do instrumento. Aos interessados em adquirir um, custa em torno de $4000.

Muitas informações aqui (de onde roubei a foto) e aqui.