categoria:: podcasting
considerações sobre podcasting

Aos poucos tenho ouvido opiniões pessimistas em relação ao futuro do podcasting. Comentando dois posts atrás, o Solon compara a nova onda de programas pessoais de audio ao que aconteceu com o streaming anos atrás. Outros também têm relacionado os podcasts com as rádios web, e tentado encontrar um motivo pra justificar todo esse hype em torno dos novos programas.

No meu ver, o momento é completamente distinto, o que favorece o crescimento da onda de podcasts pelos seguintes motivos:

(1) Está cada vez mais barato manter um servidor no ar. Disponibilizar 20/30MB por semana pra centenas de ouvintes alguns anos atrás era algo inviável para o usuário doméstico. Hoje, os custos de transferência estão muito mais acessíveis. É claro que esse não é o modelo ideal, e a grande virada vai ser quando alguém aparecer com um sistema gratuito de publicação de podcasts. Chegarei a isso em seguida.

(2) O grande trunfo do podcasting é aliar RSS ao iPod (ou qualquer outro tocador de mp3 portátil). O primeiro pois facilita a distribuição: eu digo que quero ouvir tal podcast e não preciso ficar acessando o site de quem o produziu pra escutar alguma coisa nova. O segundo, pois garante mobilidade, e mobilidade é essencial. As pessoas querem ouvir programas de audio quando estão no ônibus, dirigindo para o trabalho ou até mesmo andando de bicicleta, não presas na frente de um computador. E o tocador de mp3 portátil permitiu isso. On demand. On the road.

(3) As tecnologias de gravação também se popularizaram. O que antes era visto como apenas coisa de profissional, hoje já entrou no ambiente doméstico, na digital lifestyle. Gravar e editar um programa de audio passa a parecer muito mais fácil. E aqui coloco como exemplo os aplicativos da Apple como o iMovie e o GarageBand, mas devem existir outros por aí.

E estou falando de parecer mais acessível para o tipo de usuário que hoje é maioria na blogosfera: não entende coisa alguma de programação mas tem um blog porque é simples ter um blog.

Imaginem um serviço que tenha um botão REC, um botão STOP, meia dúzia de firula pra botar trilha e deu. Clica em "publish" e vai tomar um Campari por conta da casa. Quando for simples ter um podcast, daí sim teremos uma reviravolta tremenda.