categoria:: world wide web
you shall do no evil

também publicado aqui.

Em mais um episódio no combate à proliferação de spam nos comentários, a comunidade blogueira se aliou ao Google pra cortar o problema pela raíz. Usando um código de HTML por muito tempo deixado de lado, os programadores poderão impedir que determinadas URLs sejam contabilizadas pelo sistema de ranking do Google. A decisão, que também tem o apoio do Yahoo! e do MSN, não promete acabar completamente com o problema, mas pelo menos vai fazer com que ninguém saia beneficiado desses ataques, garante um post no blog do Google.

A partir de agora, quando o Google encontrar a tag rel="nofollow" no código de um endereço, o link não entrará no seu ranking de páginas. Isso impede que spammers tirem proveito deste recurso que garante uma maior eficiência nos resultados de busca.

A solução ainda requer que a comunidade adote as mudanças em suas páginas, mas pelo ritmo em que os grandes portais têm aderido à campanha, a medida deve se espalhar rapidamente. Blogger, Flickr, MSN Spaces, MovableType e diversos outros serviços de blogs já anunciaram o seu apoio.

Ultimamente o spam vem afetando duramente a comuniade blogueira ao redor do mundo. Como a maioria das ferramentas de comentários é aberta a contribuições de qualquer usuário, os blogs acabam se tornando alvos fáceis para os ataques.

A técnica utilizada pelos spammers consiste em inundar milhares de blogs com a sua URL, fazendo com que páginas de pornografia ou venda de remédios, por exemplo, apareçam entre os primeiros resultados de uma busca. No sistema utilizado pelo Google, os sites lincados por um maior número de páginas são considerados os mais importantes e assim apontados em altas posições em seu ranking.

Nós aqui do insanus já aderimos à medida usando um plugin disponibilizado hoje cedo pela SixApart. Caso você esteja blogando via Movable Type, faça um bem à todos e instale no seu sistema também. O plugin adiciona o código de nofollow a todos os links que forem inseridos nos comentários do blog.