Links
Colorado
Cardosonline
Malvados
Kibeloco
Superguidis
Andriobueno
Quico
Carmencita
Secosenolhados
Pulhas
Thainá
Vegetariano
Vianamoog
Benvinútil
Loshermanos
:-L
:-L 2
Parada
Fred
Baianos

Arquivos
« ALONE, TOGETHER | Home | OS OUTROS MUDARAM »


PREPAREM-SE: AÍ VEM O GIGANTE DOS TENTÁCULOS

O Cassio me mandou e-mail esta manhã comemorando o cumprimento de uma profecia sua, feita durante a temporada do ano passado nos EUA. Esta manhã saiu na Zero Hora uma notícia que encontrei lincada há alguns dias num jornal português e que saíra ainda antes no Valor. Se algo não for feito para pelo menos regular um pouco a sanha aglutinadora deste tipo de empresa, logo logo as previsões apocalípticas não serão apenas sátira. Segue em extended o texto do Cassio.

Monday, June 14, 2004
O fim estah proximo
Podemos fingir que ele nao virah, q poderemos viver nossas vidinhas pacatas e terceiro-mundistas para sempre, tendo prazer em ir ao Zaffari mais proximo para fazer nossas compras e comer um fileh com fritas na sequencia.

Podemos fingir, mas serah inevitavel. O fim estah proximo. O Wal-Mart jah domina a economia americana, e logo, estenderah seus gosmentos tentaculos por todo o globo terrestre.

Eu nao tinha nocao do que o Wal-Mart significava. Agora tenho. Quem le Veja ocasionalmente deve saber que o Wal-Mart jah eh a maior empresa do mundo, tendo passado a GM hah tempos. Tambem tem o maior lucro do mundo, mais de 5 bilhoes ano passado. E seu dono, o neto do fundador Samuel Walton, passou Bill Gates na lista dos mais ricos.

Mas o WM eh mto mais que isso.

Por que estou falando em Wal-Mart? Pq todos envolvidos em revistas, ao menos nos EUA, sao obrigados a amar o WM ou morrer. Eles vendem, sozinhos, 15% do que eh publicado aqui. Isso, evidentemente, nao se resume a publicacoes. 30% das vendas da Procter&Gamble (maior anunciante do mundo, 2,5 BILHAO investidos ano passado) sao feitas pelo WM.

Todo o mes, 132 milhoes de americanos nao-repetidos compram em um dos 3000 WMs aqui espalhados. NAO-repetidos. Ou seja, todo o mes, metade do pais vai ao Wal-Mart.

A filosofia do WM eh a seguinte: EDLP. "Everyday Low Pricing". Eles A-Garantchem o menor preco em tudo, absolutamente tudo - inclusive revistas, nas quais eles cortam a margem de lucro deles mesmo para vende-las ABAIXO do preco de capa.

Como eles conseguem isso? Espremendo ateh a ultima gota os fornecedores (nem sempre legalmente). Pagando salarios inferiores ao minimo pra seus empregados cucarachas. Cortando tudo que eh "luxo" de suas lojas (confortos, facilidades e entretenimento). Resumindo, o Wal-Mart eh o Grande Sata.

Triste ou nao, o capitalismo eh implacavel, eh o Business Model do WM prova-se invencivel. Estima-se que uma familia de 4 pessoas economiza 110 dolares soh em comida por mes se fizer suas compras no Wal-Mart. O K-Mart, antiga maior rede, estah em concordata.

A sede do WM eh em Bentonville, ARKANSAS! Todo o dia, tres voos cheio de executivos engravatados partem lotados de NY para Bentonville; centenas de gerentes que vao a sede da meca pedir a bencao de Maome (pois nao ter seus produtos disponiveis no WM eh suicidio para qualquer empresa). A Proctor & Gamble possui um escritorio com TREZENTOS funcionarios em Bentonville, soh pra estar sempre certa de que Maome estah contente.

A boa noticia, e prova de que Manhattan eh outro mundo: numero total de WMs no municipio de NY? Zero.

Mas nao se sabe por quanto tempo a resistencia continuarah. Lambuzem-se na Lancheria do Zaffari enquanto hah tempo, mas saibam que nossa inocencia serah conspurcada inexoravelmente. Em breve.

27/09/2005 10:12    | Comentários (13) | TrackBack (0)

resolución 800x600pxs con browsers de la familia Mozilla ||| hermano ponto freitas arroba gmail ponto com