Links
Colorado
Cardosonline
Malvados
Kibeloco
Superguidis
Andriobueno
Quico
Carmencita
Secosenolhados
Pulhas
Thainá
Vegetariano
Vianamoog
Benvinútil
Loshermanos
:-L
:-L 2
Parada
Fred
Baianos

Arquivos
« NOVA TURMA | Home | MUNDO FILHA DA PUTA »


SANTOS = NITERÓI

Para tornar mais palatável a ida protocolar a Pinda para a Páscoa, descemos ao litoral paulista, que eu ainda não conhecia. É fenomenal a estrada: uma descida só, por um túnel. Nas placas o conselho: "poupe os freios, deixe o carro engrenado". Em pouco mais de meia hora se está desfrutando de maresia e aquela serra geral que começa no litoral gaúcho de fundo. Quem viu uma praia do litoral brasileiro viu todas. Mas quem chega a Santos tendo antes conhecido Niterói, e talvez vice-versa, tem a certeza: são a mesma cidade.

As capitais da qualidade de vida de seus respectivos estados são iguais em tudo. Tamanho, aparência, odores, a barca que numa leva ao Rio de Janeiro e noutra ao Guarujá. Assustador.

* * *

O que estraga estes passeios inofensivos por estradas paulistas é o assustador preço dos pedágios. Para descer a Santos o prejuízo é de R$ 14,80. Nada justifica um valor tão absurdo. Ou melhor, talvez a necessidade de filtrar o fluxo: só mesmo quem precisa muito gasta este valor. OU AINDA, claro, a lógica do capitalismo de sempre existir um predador em ambientes com muitos otários com algum dinheiro no bolso. Na Via Dutra são muitos outros, em menor valor, mas em intervalos de menos de 10 quilômetros entre um e outro. É uma exploração que não se traduz em boa qualidade nas estradas.

Creio que uma boa forma de tornar a cobrança mais justa seria categorizar a tarifa por modelo de veículo, além de gênero (carros, motos caminhões). Veículos mais caros, como Mercedes Benz e BMW, pagariam de acordo com seus valores e não apenas de seu peso. Veículos populares pagariam um valor simbólico, de alguns centavos. Nunca vai acontecer, óbvio.

16/04/2006 21:26    | Comentários (14) | TrackBack (0)

resolución 800x600pxs con browsers de la familia Mozilla ||| hermano ponto freitas arroba gmail ponto com