« Fator Abel ainda não está disponível para decepcionar os cariocas | Capa | Por uma justiça desportiva mais alvi-negra »

setembro 30, 2005

O profeta do acontecido e o fim do futebol

Brasileiro deve ficar entre Corinthians e Palmeiras. Grêmio, Santa Cruz e Náutico brigam por duas vagas à Série A. Boca e Velez são os favoritos na Sul-Americana. Ser profeta do acontecido é fácil. Me arrisco a fazer estas projeções antes de uma rodada crucial, que pode mandar as mesmas por água abaixo. Os escândalos com a arbitragem arruinaram definitivamente o campeonato deste ano, tornando ainda mais imprecisa qualquer previsão. Mas vamos lá.

A contratação de Antônio Lopes deve dar mais segurança ao bom time do Corinthians, que acertou ao demitir Márcio. Apesar dos bons resultados, mais cedo ou mais tarde o inexperiente técnico colocaria tudo a perder. O Palmeiras dá sintomas de que pode manter a regularidade e surpreender no final, sob a batuta do técnico Leão. Este não parece o mesmo que chegou à seleção brasileira por acidente e fez um trabalho pífio. Fluminense, Internacional e Santos correm por fora. Os cariocas tem a seu favor um craque, Petkovic, e dois bons jogadores - Tuta e Felipe, este último ainda lesionado. Contra si, a fama de Abel Braga, que costuma morrer na praia. Seria diferente agora, a dois passos de Copacabana?

Nem mesmo o melhor elenco do Brasil deve garantir ao Internacional o tão sonhado título. Algo acontece no Beira-Rio, algo acontece com a camisa vermelha. No entanto, os colorados precisarão fazer um grande esforço para ficar de fora da Libertadores desta vez, o que já pode ser comemorado. Na Sul-Americana, o Inter não deve ir muito longe, mesmo enfrentando um Boca Juniors aos frangalhos. Infelizmente para os vermelhos, a camisa do Inter é simplesmente incompatível com competições continentais. Para passar pelo Rosario Central, time que vinha sendo sistematicamente goleado em casa, foi preciso a ajuda da arbitragem e muita, muita sorte, em pelo Beira-Rio.

No entanto, o futuro não é necessariamente sombrio para os colorados. Em um ano no qual até Rogério Ceni levantou uma Copa Libertadores, tudo, absolutamente tudo é possível. E ainda há esperança: ela se chama Rafael Sobis, jogador muito criticado pelos torcedores, sem fundamento algum.

Já o Santos adotou a mesma tática do Corinthinas, o "tu está aqui por acidente", e mandou o técnico Gallo embora. No entanto, o time da Vila errou ao contratar Nelsinho Batista para seu lugar. Claúdio Pitbull pode dar novo ânimo ao ataque do time, desde que Luizão - cada vez mais Luizão - não o atrapalhe.

Na série B, Santa Cruz, Grêmio e Náutico despontam como os favoritos às duas vagas na primeira divisão do ano que vem. O Grêmio tem conseguido bons resultados fora de casa, mas não consegue impôr seu jogo dentro do estádio Olímpico. Este fato é perigosíssimo, já que um empate dentro de casa pode arruinar tudo. A volta de Anderson, dono da seleção sub-17, pode trazer mais segurança ao time.

A Sul-Americana é um campeonato bastante incoerente, já que o DC United de Washington chegou às oitavas, e o América do México manda seus jogos em Los Angeles. A final deve ser entre Velez e Boca Juniors. Castroman desequilibra para o Velez, mas não podemos ficar desatentos ao representante da Colômbia, no caso o Nacional de Medellín. O Boca goleou o Cerro Portenho por 5 a 1, mesmo com a arbitragem de Carlos Simon, que poderia tentar facilitar as coisas para seu time do coração. Mas não existem arbitragens mal-intencionadas, é apenas impressão minha.

Sobre isso, só tenho a lamentar. Imagens de vários jogos voltaram à minha cabeça. Resignadamente, tentava me convencer da falibilidade humana, ignorando a possibilidade de mau-caratismo dos homens de preto. O atual episódio simplesmente confirma tudo. Poderia ficar horas aqui, fazendo listas de jogo claramente manipulados. A maioria do Grêmio, é claro, pois sou gremista. Sei que colorados tem muito do que reclamar também.

As vitórias da Coréia sobre a Espanha e a Itália, as do Brasil contra a Turquia e Bélgica, a semifinal entre Grêmio e Olimpia, tudo em 2002. A atuação de Simon na final do último Gauchão. Ad nauseum. Mas repito, não existem arbitragens mal-intencionadas, é apenas impressão minha.

Isso passa longe de ser uma questão clubística. Pela primeira vez me senti lesado pela corrupção. Agora sei como se sente quem acredita em política. Eu acreditava em futebol.


Confiem em mim,
Ante Savoldi

Publicado em setembro 30, 2005 12:30 PM

Comentários

Não se deve confiar em ninguém.

E ontem foi foda. O Inter tentou perder de todas as maneiras possíveis, mas o Rosario é tão precário que nem isso conseguiram.

Publicado por: Francisco em setembro 30, 2005 1:12 PM

Bah, mas os gremistinhas tão mais insuportáveis que nunca com a disputa bem-sucedida da segundona. Desta vez pelo menos vão subir com mérito. Mas precisam secar tudo em volta, cuspir em tudo, grosseiramente. Quanto ARGENTINISMO.

Publicado por: Hermano em setembro 30, 2005 1:59 PM

Não vi o jogo ontem, mas os comentaristas das rádios estavam dizendo que faltou jogador macho no Inter. Estranho.

Publicado por: Fábio em setembro 30, 2005 2:22 PM

Na Guaíba, agora de tarde, todo mundo concordou que faltou TÉCNICA NO INTER pro jogo ser resolvido sem sobressaltos. Então essa choradeira carioquenta do Hermano é só fiasco pelo que não se pode evitar.

Acho que nem o Sávio chorava tanto, puta merda.

Publicado por: Bruno Galera em setembro 30, 2005 2:24 PM

Fui obrigado a rir de choradeira carioquenta. hshshs

Mas não posso deixar de me revoltar com o porquismo portoalegrense de vibrar com o escândalo de arbitragem.

Publicado por: Hermano em setembro 30, 2005 2:32 PM

Gremista é tudo coitado, agora estão torcendo pelo Armando Marques.

E o Colorado se poupou ontem para o jogo contra o Flu.

Confiem em mim.

Publicado por: Francisco em setembro 30, 2005 2:59 PM

"Mas não posso deixar de me revoltar com o porquismo portoalegrense de vibrar com o escândalo de arbitragem."
Não entendi.

Publicado por: Antenor em setembro 30, 2005 3:04 PM

Não estou me referindo só a ti, Antenor, mas nota-se uma satisfaçãozinha em dizer que a Série A está comprometida e "oh que coincidência" justo no momento em que o Inter lidera.

Publicado por: Hermano em setembro 30, 2005 5:44 PM

É óbvio, e os colorados fariam o mesmo.
Não sou de Porto Alegre. Nem porco, acho.
Mas não discutirei contigo, especialmente depois de ler teu post sobre o jogo do Inter.
Nada contra, apenas tenho dúvidas se estamos falando do mesmo esporte.
(Rá!, e não deixa de ser irônico o fato de tu se chamar Hermano e odiar argentinos. piada fraca, mas rendeu algumas risadas.)

Publicado por: Antenor em setembro 30, 2005 5:51 PM

É uma piada nova, mesmo. E original. Boa, muito boa.

Publicado por: Hermano em setembro 30, 2005 11:18 PM

;)

Publicado por: Antenor em outubro 1, 2005 2:01 PM

Finalmente argentinos de verdade estiveram em Porto Alegre.

E o futebol no Brasil é corrupto desde a data em que se chutou uma bola. Essa comissão do STJD é toda formada por corruptos. Arnaldo César Coelho, que hoje posa de senhor do apito, foi o maior de todos os ladrões. Leo Feldman cansou de sair de escolta do Beira-Rio.

Mas não esquentem. Quando eu for DIRIGENTE, me comprometo a abrir os portões do estádio para a torcida INDAGAR o juiz.

Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 2, 2005 12:13 PM

Eu acho que li "Infelizmente para os vermelhos, a camisa do Inter é simplesmente incompatível com competições continentais."...
Hahaha...
Eu sou campeão da América em 2006.
Tu é mesmo muito bom... Profeta...
E o Título do Brasileiro de 2005 é, todos sabem, do Colorado "em campo".
Saudações Coloradas.
28/08/2006

Publicado por: Hahaha em agosto 28, 2006 1:55 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos