« Deportivo Cali e Pereira lideram semifinais na Colômbia
"El Pibe" Valderrama quer treinar a seleção do país
| Capa | Imortal »

novembro 25, 2005

Brasileirão 2005 - um quase epílogo
A surpreendentemente alegre seleção do campeonato de um colunista que era volante

Atendendo a milhares de apelos, Impedimento volta a falar do Brasileirão 2005 ou do que se convencionou chamar dessa maneira. Por um ou outro viés, nosso grande contingente de leitores já sabe da postura de cada membro de nossa equipe quanto aos percalços surgidos neste que é o campeonato tecnicamente mais difícil do mundo e, a partir dessa temporada, o mais difícil de engolir também.

A prova maior da superioridade de Impedimento na imprensa esportiva brasileira pode ser invocada com a lembrança do título, em 5 de julho, que alardeava “Brasileiro não merece ter um líder” para, logo depois, afirmar que o “mal de Criciúma” faria a então líder Ponte Preta brigar para não ser rebaixada no fim da competição.

O que sucede agora é que o Atlético Mineiro está morto. Contratou o Lori Sandri com o legítimo intuito de sacar do time os draconianos Rodrigo Fabri, Amaral e outras ovelhas que levaram a aftosa do Grêmio 2003 para Minas Gerais, mas Lori apareceu tarde demais e o que resta é varrer o Norte/Nordeste brasileiro em 2006. Paysandu e Brasiliense vão dividir o mesmo caixão. Felicidade plena e sinal de recuperação do futebol nacional seria o rebaixamento do São Caetano. Impedimento mantém velas acesas e reza para todas entidades com a indisfarçável intenção de que o time-empresa suma do mapa.

O abelaço desse ano veio em doses homeopáticas. Há cinco rodadas não havia um torcedor que não apontasse o Fluminense como sério postulante ao título, visto que seus adversários nas rodadas finais eram os mais fáceis. O que se viu foi a supremacia do currículo de Abel Braga, que levou o tricolor do Rio a colocar em risco até mesmo a vaga para a Libertadores. Se o Palmeiras tivesse contratado o Leão para começar o campeonato, certamente estaria brigando pelo título.

Corinthians e Inter disputam o tetracampeonato. O time de Muricy, contrariando as previsões e o seu histórico nos últimos anos, chegou matando no fim da competição, apesar de perder jogos absurdos como contra o Paraná e o Juventude. Apesar disso, é o líder do segundo turno. A recuperação deu-se pela campanha no Beira-Rio: no começo do Brasileiro, os colorados perderam pontos fáceis em casa, mas, na outra metade, ganharam nove jogos e empataram um.

Apesar dos últimos tropeços, o Corinthians manteve a média de pontos necessária para garantir a liderança. Com indiscutíveis boas atuações de Carlos Tevez e Nilmar, o time do Parque São Jorge chega nessa penúltima rodada com a possibilidade de conquistar a taça por antecipação. Desdenhando todos os infortúnios da competição, os torcedores alvi-negros devem comemorar o provável título, que os igualará ao inimigo Palmeiras. Devem e têm todo o direito de se esvair em cantorias e gritos de guerra, pois o torcedor é o único que sempre tem razão. Como a intenção é prestar aqui uma homenagem ao torcedor – que é o eterno prejudicado com as lambanças que acontecem fora do campo – deixo minhas interpretações jurídicas e conspiratórias para depois do fim ou talvez nunca mais as faça.

Verdade é que, no campo, pelos jogadores que têm, pelas histórias de dois clubes centenários, por suas torcidas populares, quem for o campeão entre Corinthians e Inter será um vencedor com méritos.


Em meio a um surto de inexplicável diplomacia,
Douglas Ceconello.


Confira a seleção do campeonato deste que vos fala, no bom e velho esquema 4-4-2:

Goleiro

1. Kléber (Fluminense) - devo admitir que essa foi por eliminação. Não acho o Fábio Costa um goleiro confiável e o Clemer, bom, deixa pra lá.

Zona do agrião

2. Gabriel (Fluminense) - melhor ala da competição. Vejam que, no papel, sou um notório ofensivista.
3. Gamarra (Palmeiras) - chegou no meio da competição e foi um dos responsáveis pela reabilitação palmeirense. Sua escolha também deve-se à extrema deficiência dos zagueiros brasileiros.
4. Índio (Inter) - podem dizer que estou louco, mas o zagueiro fez excelentes partidas antes de arrebentar as costelas e ficar fora do campeonato. Se fosse para escolher um zagueiro em clubes do Brasil, escolheria o Lugano, mas essa é a seleção da competição que o São Paulo, por motivos compreensíveis, praticamente abandonou.
6. Jadílson (Goiás) - Muito bom lateral e joga no GOIÁS, é bom que se ressalte.

Meia-cancha

5. Marcelo Mattos (Corinthians) - caiu nas últimas rodadas, mas fez um campeonato quase irrepreensível.
7. Tinga (Inter) - principal jogador no esquema de Muricy. Marca, defende, articula e faz gol.
8. Petkovic (Fluminense) - a meu ver, o melhor jogador da competição. Sua degradação física contribui decisivamente para a derrocada tricolor.
10. Carlos Tevez (Corinthians) - jogador mais decisivo do campeonato e o melhor do segundo turno. Consegue aliar a vontade castelhana a uma técnica esmerada. Vejam que, na minha equipe, ele seria o famoso "UM DO ZAGALLO". Também poderia ser deslocado para o ataque para que o time jogasse no saudoso 4-3-3.

Ataque

9. Fred (ex-Cruzeiro) - um dos destaques do primeiro turno. A partir de sua saída, o Cruzeiro fracassou miseravelmente.
11. Rafael Sobis (Inter) - superou sua principal deficiência, a conclusão a gol, e hoje é um matador-nato. Joga sempre em direção ao gol, sem frescuras, e costuma aparecer em momentos decisivos.

Técnico

Muricy Ramalho (Inter) - conseguiu fazer o Inter manter um padrão do início ao fim e fazer bom proveito do qualificado grupo de jogadores. O poder de mudar o jogo no vestiário também contribuiu para a escolha.


Classificação

1. Corinthians 78
2. Internacional 75
3. Goiás 70
4. Fluminense 68
5. Palmeiras 67
6. Cruzeiro 60
7. Atlético PR 58
8. Paraná 58 40
9. Botafogo 56
10. Santos 56
11. Sao Paulo 55
12. Juventude 52
13. Fortaleza 52
14. Vasco 52
15. Flamengo 51
16. Ponte Preta 48
17. Sao Caetano 48
18. Figueirense 47
19. Coritiba 45
20. Atlético Mineiro 43
21. Paysandu 41
22. Brasiliense 41


Próximos jogos

Santos x Botafogo
Internacional x Palmeiras
Paraná x Cruzeiro
São Caetano x Coritiba
Fortaleza x São Paulo
Flamengo x Goiás
Atlético-PR x Paysandu
Fluminense x Juventude
Atlético-MG x Vasco
Corinthians x Ponte Preta
Brasiliense x Figueirense


Publicado em novembro 25, 2005 4:56 PM

Comentários

"Rodrigo Fabri, Amaral e outras ovelhas que levaram a aftosa do Grêmio 2003 para Minas Gerais,"

MELHOR COMENTARISTA EPOSRTIVO DO BRASIL DE NOVO

Publicado por: Hermano em novembro 25, 2005 3:19 PM

"Verdade é que, no campo, pelos jogadores que têm, pelas histórias de dois clubes centenários, por suas torcidas populares, quem for o campeão entre Corinthians e Inter será um vencedor com méritos."

Mas então tu ja tava jogando a toalha e abrindo as pernas pro Kia/Zveiter?
Só há uma frase a ser dita:
LAMENTÁVEL!

Publicado por: Vitor VEC em novembro 28, 2005 4:15 PM

Leu mal.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 28, 2005 5:05 PM

Mal mesmo...analfabeto funcional.

Publicado por: darcio em novembro 28, 2005 9:03 PM

A mana vai bem, né?

Publicado por: Vitor VEC em novembro 30, 2005 4:16 PM

"...quem for o campeão entre Corinthians e Inter será um vencedor com méritos."

Claramente estás aplaudindo uma possível conquista do MSI com seus méritos. Méritos? O Kia te pagou quanto hein? Hein? Hein?

Publicado por: Vitor VEC em novembro 30, 2005 4:18 PM

Tu sabe muito bem o que eu penso sobre o que está acontecendo. Não deveria, mas me dou ao trabalho:

"Verdade é que, no campo, pelos jogadores que têm, pelas histórias de dois clubes centenários, por suas torcidas populares, quem for o campeão entre Corinthians e Inter será um vencedor com méritos."

O que o trecho acima significa é que os dois times são equipes eficientes dentro do campo, têm jogadores competentes, torcidas apaixonadas e seriam mercedores do campeonato sem qualquer interferência externa. Obviamente, com as decisões administrativas e arbitragens catastróficas, um deles foi beneficiado de maneira ampla e intencional, o que, como eu disse no post, é uma posição que todos que lêem o Impedimento ou conversam comigo sabem que defendo. Acontece que depois de muito tempo eu decidi fazer um post sobre o Brasileiro falando somente de futebol.

Se for preciso, reescrevo em maiúsculas.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 30, 2005 9:15 PM

Ah, tu não vale nada, se prestou a dar explicação pra corneta.
Enfim, 6-0 pro Inter-Goias no domingo e era isso.
Saúdos,

Publicado por: Vitor VEC em dezembro 1, 2005 4:10 PM

É muito fácil atrelar a má fase do Atlético Mineior o um jogador, no caso o Rodrigo Fabri. Mas a verdade é que o time todo não vai bem, desde os dirigentes, que fizeram "cagadas" oméricas, trocando de treinador a toda hora, até os preparadores e outros estrelas, que de alguma forma, chegaram com pinta de salvadores mas de nada adiantou.

Publicado por: Ronaldo em dezembro 3, 2005 2:01 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos