« Pumas e Boca começam briga pela Sul-Americana | Capa | Boca segura empate no México e garante vantagem »

dezembro 6, 2005

Profeta do acontecido – epílogo

Junto com o Natal, chega o momento de emular Paulo Santana e tecer láureas ao próprio trabalho. Na coluna escrita em 30 de setembro, preconizei o destino de campeonatos, clubes e jogadores. Vejamos.

A contratação do delegado Antônio Lopes se confirmou acertada para garantir o título ao cambaleante Corinthians. Aliado a isso, o fracasso de Nelsinho tomou proporções absurdas, fato também previsto. Abel Braga obviamente morreu na praia, de maneira totalmente melancólica. E meu conterrâneo Rafael Sobis, vaiado em inúmeros jogos pela torcida colorada, confirmou minha expectativa e se transformou no melhor atacante do campeonato.

Superestimei a capacidade de reação do Palmeiras, e todos vimos que faltou fôlego ao time no final da competição. Provavelmente as coisas seriam diferentes se Leão fosse o técnico desde o início da competição. O leitor de Impedimento sem dúvida percebeu o grau de astúcia dos cronistas, que apontavam a Ponte Preta como forte candidata ao descenso mesmo quando a Macaca ocupava a liderança do campeonato. Ficou provado, a verdade está aqui.

Na Copa Sul-Americana, Velez e Boca eram apontados como favoritos, e a lógica se confirmou: Corinthians, Internacional e Fluminense foram rapidamente eliminados. No entanto, uma série de desfalques fez com que o Velez caísse frente ao Pumas na semifinal. Agora, os mexicanos fazem a final contra o Boca Juniors.

Na série B, como previsto, os três times que chegaram à rodada derradeira com boas chances de classificação foram Grêmio, Santa Cruz e Náutico. A vitória do Grêmio frente ao Náutico no último dia 26 de novembro, nos Aflitos, passa a figurar como mais um acontecimento épico na história do futebol.

E junto com o final da Série A, veio a certeza de que a fórmula de pontos corridos não é a melhor. Ver dois times festejarem o título após serem derrotados por adversários fora da disputa é no mínimo bizarro. Supondo um mata-mata final entre os quatro melhores colocados, obviamente as coisas ficariam muito mais interessantes. Apostaria minhas fichas no Goiás, já que Inter e Corinthians cansaram de deixar escapar oportunidades para definir o campeonato.

Afora tudo isso, vazou na imprensa a criação de uma comunidade para leitores do Impedimento no famigerado Orkut. Inicialmente, os editores abusaram da auto-ironia, restringindo a comunidade a apenas dois membros – os próprios. Agora, está tudo liberado: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6579117

Abraço a todos,
Ante Savoldi

Publicado em dezembro 6, 2005 1:50 PM

Comentários

Êo-êo, impedimento é o terror!

Publicado por: Francisco em dezembro 6, 2005 3:12 PM

Henao voltará.

Publicado por: Edson em dezembro 7, 2005 10:38 AM

Shumagorath virá!

Publicado por: Antenor em dezembro 7, 2005 12:25 PM

Pitbull está voltando. Craque.

Publicado por: Fábio em dezembro 7, 2005 2:10 PM

Eu sabia que o Fortaleza iria alguma hora reclamar daquele penalti escandaloso (3 x mais que o sobre o Tinga no Pacaembú) sonegado no beira-rio no primeiro turno, quando o jogo estava 0 x 0. Acabou 1 x 0 Inter. Deus é justo. http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a1025489.htm&subTab=00064&uf=1&local=1&l=&template=

Publicado por: Fábio em dezembro 7, 2005 2:18 PM

Já que o título foi decidido em uma decisão judicial - com intenções políticas, é bom ressaltar -, não me surpreende que as vagas na Libertadores e na Sul-Americana e a permanência na primeira divisão também o sejam.

É bem do tamanho do Fortaleza ser barriga de aluguel dos objetivos da CBF e do STJD. E a situação seria absolutamente a mesma se no lugar do Inter estivesse qualquer outro clube de fora de Rio e São Paulo.

Publicado por: Douglas Ceconello em dezembro 8, 2005 10:01 AM

Acho que tem que enfrentar a CBF até o fim. Está pegando mal para o Carvalho voltar atrás, se cagar nas calças. Na imprensa de São Paulo tão pegando bastante no pé dele, chamando-o de covarde, que estava só dando "chifrada de boi manso", já que é eleitor cativo do Ricardo Teixeira, como todos os clubes menos o São Paulo São. Enfim, se o Gama dobrou a CBF em 1999/2000, o Inter também pode. E dá-lhe Grêmio.

Publicado por: Fábio em dezembro 8, 2005 2:03 PM

Vamos ver as contratações gremistas para 2006.Até agora, nada, só unzinho, o zagueiro Maidana.
Quanto a Abel, a praia o aguarda.
O ano acabou como sempre.Os vermelhos não ganharam nada, e nós, gremistas, saboreamos um título intermediário entre o Gaucão e a Série A.
Mais uma taça no armário.

Publicado por: marw em dezembro 20, 2005 1:13 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos