« Jogos importantes, estádios vazios | Capa | Panela de pressão »

novembro 19, 2006

São Paulo tetracampeão do Brasil

O São Paulo é o grande campeão brasileiro de 2006. O empate diante do Atlético-PR não só garantiu o título mais importante do futebol nacional como transformou o tricolor do Morumbi no clube mais vitorioso da década no país.

Com a merecida conquista do seu quarto título brasileiro, o São Paulo tornou-se o clube brasileiro mais destacado dos anos 2000. Não é para qualquer um vencer a Libertadores e o Mundial em um ano e conquistar o campeonato nacional na temporada seguinte. Além disso, o time paulista chegou novamente na final da competição continental.

Dessa forma, o tricolor do Morumbi consegue alcançar o posto que o Santos tinha ameaçado no início da década, ao ser campeão brasileiro de 2002 e 2004. Mas os santistas, Robinho principalmente, foram assassinados pelo Boca na final da Libertadores. Também o Cruzeiro tentou obter a majestade, com a tríplice coroa de 2003 - Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiro -, mas ficou por aí. O São Paulo chegou, ganhou e, até agora, é o rei da década no Brasil.

São anos dourados para os são-paulinos, que tiveram um época amarga após o bicampeonato mundial de 92/93. A retomada do caminho das vitórias deve-se ao fato de que o clube nunca abdicou da organização e de investimentos certos. Ser a agremiação mais rica do país também ajudou, mas o principal fator foi o excelente planejamento de futebol, com contratações acertadas e a manutenção de um espinha dorsal de time.


422540-9660-ga.jpg

A tradicional beijoca na taça


Essa foi a primeira vez que o São Paulo venceu um Brasileiro em sua casa. Nas outras, 1977, 1986 e 1991, havia levantado a taça longe de seus domínios. Foi merecido. O tricolor foi o time mais estável e competente da disputa, tendo a sua liderança ameaçada apenas em algumas rodadas por Inter, Grêmio e Santos, e, mesmo assim, sempre mantendo uma boa distância de pontos.

Fico feliz pelo Muricy Ramalho, que abandona a maldição de vice e pode ter seu nome consolidado entre os maiores técnicos do Brasil. Mas é claro que a arrancada final para o título ocorreu quando Ceni esteve ausente em duas partidas. Ele voltou e quase estragou tudo.

Parabéns aos são-paulinos. Conquista justa e merecida.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em novembro 19, 2006 12:43 AM

Comentários

Eu estava lá. Arquibancada Laranja. Quase fui assaltado a mando de um cambista fdp na entrada do Morumbi.


E o Muricy me dá ódio, em meio a alegria. rsrs

Publicado por: Daniel Lazzaro em novembro 20, 2006 1:06 AM

Parabéns ao SPFC pelo tetra, mas a imprensa paulista achou que iam ganhar de uns 5 do Atl-Pr e não foi bem assim, após o Muricy errar nas substituições quase perderam, após o o gol de empate, o Atl-Pr esteve mais perto da vitória.

As 3 Libertadores que o SPFC ganhou, em alguma delas teve participação do Boca ?

Publicado por: José Carlos em novembro 20, 2006 8:29 AM

Parabéns ao SPFC que ganhou APESAR do Muricy Ramalho.

Lembro que e equipe melhorou após o teimoso treinador abandonar seu esquema favorito, o 3-5-2, depois de não aguentar mais a pressão da imprensa, diretoria, torcida, etc.

Não fosse esta manobra, acredito que o resultado do campeonato teria sido diferente.

Publicado por: augusto em novembro 20, 2006 9:29 AM

Novamente, um paulista secando o Inter jogando em Curitiba. Como no Ano passado. Torça para os outros, e veja seu time ser campeão.

Publicado por: Marco em novembro 20, 2006 9:53 AM

Ano que vem o Inter tem que começar o campeonato contra o Parana e o Juventude, para não depender nas últimas rodadas de vitórias contra esses times. Muricy por pouco não estraga a festa.

Publicado por: Christian em novembro 20, 2006 11:16 AM

O Muricy queria manter a fama de entregão, mas ontem Tardelli e São Pedro estavam contra os Colorados.

Publicado por: Cassol em novembro 20, 2006 11:25 AM

Acho que ao vencer esse campeonato o Muricy enfim começará uma carreira de sucesso. Ele sempre comandou times de chegada, o problema era no final. Passado o trauma, deve engrenar.

O problema latente, pelo jeito ignorado por todos, foi o Rogério Ceni.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 20, 2006 4:42 PM

Tríplice Coroa do Cruzeiro???

Só se for do Paraguai...

Real Tríplice Coroa:
- Nacional + Sulamericana + Libertadores

Publicado por: Hans em novembro 20, 2006 7:24 PM

E se não fosse R.Ceni...era 2x1 pro Atlético-Pr.

Publicado por: Hans em novembro 20, 2006 7:27 PM

Errado, Hans. Se não fosse Ceni, era 1 a 0 para o São Paulo. : )

E, sim, essa é a real coroa, que o Boca conquistou rambém em 2003. Mas o Cruzeiro também levou a sua, ainda que com JÓIAS MAIS MODESTAS..

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 20, 2006 7:46 PM

Ah Douglas... o RC salvou o SP de uma virada. E salvou a gente também contra o Cruzeiro.

O problema é o Muricy, meu amigo...

Esse sim, faz de tudo para estragar um trabalho.

Publicado por: Daniel Lazzaro em novembro 22, 2006 9:21 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos