« Quatro estropiados, um morto e uma surpresa | Capa | Inter pede para perder, e perde
Flamengo vence e lidera »

março 14, 2007

Filhos bastardos de um pai miserável
ou Adorar o futebol europeu é coisa de lunáticos

Algo que me enoja ao extremo é essa adoração que os incautos admiradores do futebol delegam ao europeus. Não têm nenhum senso critíco para separar o que merece elogios daquilo que é apenas produto da publicidade e acabam gerando uma síndrome de coitadismo.

Obviamente, é mais fácil ter acesso aos campeonatos do velho continente do que aos torneios realizados na América Latina. Culpa da drástica transformação do futebol em mercadoria, patrocínio, publicidade e frescura - que já ocorreu há algum tempo, e eu não vou ficar aqui dando murro em ponta de faca.

O que me causa indiganção é a paparicação em torno dos nomes de jogadores que atuam na Europa. Qualquer um transforma-se em ídolo inconteste porque joga na Espanha, Inglaterra, Itália ou - pasmem - Alemanha. Muitos desses jogadores brigariam por vaga no banco de reservas dos clubes que disputam a primeira divisão dos campeonatos brasileiro e argentino.

Adoram Messi, que é bom jogador. E isso acontece porque ele joga no Barcelona. Mas Palacio não fica devendo em nada ao guri da Catalunha - na minha visão, é até superior. Messi fez três gols contra o Real Madri, logo é craque. Bobagem. Larguem Kuki, do Naútico, no meio daquela zaga merengue - apelido mais gay do mundo -, que a festa está pronta.

Sérgio Ramos não joga na em nenhum grande clube brasileiro. Van Nistlerooy é amplamente inferior a Aloísio. Gilardino é inferior a Denis Marques. Rooney não engraxa a chuteira de Suazo. Beckham é o Perdigão com Spice Girls. Ballack é deus na Alemanha porque sabe passar a bola com o lado do pé. Zárate joga mais que Joe Cole. E por aí vai. É só mudar os nomes.

Eu tenho nojo disso. Volta e meia me aparece um lunático, que diz: "eu torço para o Real Madrid. Nós vamos ganhar do Barcelona". Que "torce", rapaz. Que "nós", o que. Larga dessa porra de televisão a cabo e vai para a várzea ver onde o futebol de verdade acontece. Ou pega o ônibus e vai dar um giro pela América do Sul para criar caráter e aprender com quantos carrinhos se implode uma farsa européia. Ou vai pro inferno, quem sabe.

O assunto não é novo, mas gosto de me repetir. E adoro ficar nervoso.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em março 14, 2007 1:18 PM

Comentários

"Beckham é o Perdigão sem Spice Girls"

Não seria "COM Spice Girls"?

Ademais, a melhor definição do Beckham veio de um amigo meu, gremista: "Beckham é o Arce um pouco mais bonitinho".

Publicado por: Otávio Niewinski em março 14, 2007 2:37 PM

Opa. Inverti os fatores, mas o resultado é o mesmo.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 14, 2007 2:40 PM

douglas em chamas.

adoro.

Publicado por: dante em março 14, 2007 2:56 PM

"Beckham é o Perdigão com Spice Girls"

Hahahah! Demais!

Publicado por: Moe em março 14, 2007 2:57 PM

pera lá, o Arce foi muito mais jogador que Beckham, e suas cobranças de falta muito mais eficientes.

Publicado por: Leonardo Klück em março 14, 2007 3:58 PM

Brasil e argentina se destacam individualmente, entreanto, o coletivo alemão e italiano dá de relho. Isso rendeu 7 copas a eles juntos e o resto é perfumaria.

O Ballack não é metade de qualquer jogador do meio campo do goiás, mas coloca ele com 10 alemães disciplinados, que treinam conclusão (e não tem medo de bater em gol) e terás uma boa seleção.

De resto, esses campeonatos são todos a mesma porcaria, onde ninguém marca e não existe fator local - logo, é sempre um videogame.

Publicado por: Menezes em março 14, 2007 4:13 PM

"Volta e meia me aparece um lunático, que diz: "eu torço para o Real Madrid. Nós vamos ganhar do Barcelona". Que "torce", rapaz. Que "nós", o que"

Me diz que tu ouviu isso de um guri de 15 anos.

Publicado por: Hermano em março 14, 2007 4:20 PM

Bah, perfeito.

Só digo isso: se o Palermo jogasse na Fiorentina, estaria por três anos entre os melhores do mundo. Como joga no Boca, é grosso e ruim.

E é brabo mesmo ver guris na rua com camisetas do STUTGART que não sabem a escalação de Grêmio e Inter, ou quem é o Anilado, por exemplo.

Publicado por: Francisco em março 14, 2007 4:48 PM

Leonardo, realmente o Arce foi mais - MUITO MAIS - jogador que o Beckham. E não me venham com a desculpa de que não são da mesma posição. dhrsgs

Menezes, concordo contigo, mas isso me leva a crer que um pouco da famigerada CULTURA TÁTICA acabaria com qualquer chance dos europeus. Podemos começar acabando com o futebol carioca.

Hermano, geralmente a faiza etária vai dos 15 AOS 30. E não foi só uma vez que ouvi. O único time da Europa que já contou com minha simpatia foi o Napoli do começo dos anos 90, pelos fatores Maradona, Careca, Alemão e CAMORRA.
No mais, fico feliz quando ex-colorados marcam gols. E, ÓBVIO, quando Robinho não joga.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 14, 2007 5:13 PM

Já dizia Cláudio Cabral: "Rooney é o Badico inglês". Só concordo com a disciplina, principalmente das seleções alemãs e italianas (e mais recentemente a portuguesa): coloque um ou dois jogadores decentes e décadas de organização tática - quase sempre a mesma - e terás competição.

Publicado por: Jeferson em março 14, 2007 5:14 PM

Sem falar que a Itália foi campeã em 2006 com CAMORANESI, que é argentino.

E até hoje ninguém me convence que Zidane não nasceu em RECIFE e que RUBENS MINELLI não estava por trás da seleção alemã de 1974.

En llamas,

Publicado por: Douglas Ceconello em março 14, 2007 5:22 PM

"Van Nistlerooy é amplamente inferior a Aloísio. Gilardino é inferior a Denis Marques. Rooney não engraxa a chuteira de Suazo. Beckham é o Perdigão com Spice Girls"

Tirando a parte do Gilardino, o resto é ignorância. Van Nistelrooy é melhor do que todos os atuais atacantes brasileiros somados. Rooney é raçudo, finaliza bem, é inteligente, sabe tocar a bola e sabe se posicionar. Beckham foi CRAQUE enquanto jogava no Manchester United, e a salvação do Real Madrid na temporada 05/06 - e se tornou bode expiatório apenas porque tudo que faz é noticiado pela imprensa, pois junto com Scholes (outro excelente jogador) fazia o meio de campo do Manchester voar (campeões do mundo, inclusive).

Claro, existem exageros. Anelkas, Cisses, Gilardinos, Owens e etc.. estão aí para provar. Mas agora vai dizer que o Nedved é um Tcheco piorado (sem trocadilhos) e que o Edinho joga mais do que o Gerrard?

Publicado por: André em março 14, 2007 5:41 PM

Bah, Van Nistelrooy inferior a Aloísio chegou a doer...

Publicado por: André em março 14, 2007 5:42 PM

Lamento ser o primeiro a discordar totalmente desse post. Tenho uma curiosidade enorme em acompanhar os jogos que se passam do lado de cá do Atlântico, pois a maioria do que já tive oportunidade de ver (isso inclui jogos das Libertadores que o Grêmio participou nos últimos anos, e jogos da Argentina e Paraguai em temporadas mais recentes) me agradaram. De fato, temos um futebol diferente sendo praticado por aqui. Diferente do de lá. Mas peraí. Ainda é futebol. Aliás, é muito do que eles importam daqui ou da África. Ou nossos jogadores não levam consigo na bagagem o valor do futebol que AQUI prezamos? Não conheci o tempo em que o futebol europeu era futebol europeu puro, esse talvez fosse realmente duro de assistir, embora tenha minhas dúvidas. Mas esse post trata do que se passa na atualidade, e qualquer forma de realidade hoje em dia passa por muitas distorções, como aprendemos com os sores e as soras da fabico. Com o futebol europeu é que não seria diferente (o mesmo não ocorre com o Campeonato Brasileiro? não estou falando que não podemos ser contra isso, mas que temos saber separar as coisas). Chego ao em questão: fora o PUTO MARKETING (aqui, puto, no sentido de gigante), lá se joga um futebol fruto da diversidade (só possível pelo capital de que dispõem, fruto do puto marketing), e isso, olha, é difícil de ser ruim. Se o problema de vocês é que POR CAUSA DE TODA A PROPAGANDA QUE FAZEM ele tinha que estar muito acima do nível do que é visto por nossos campos, bom, então estão dando muito valor à propaganda. Esqueceram o futebol? Em todo lugar tem perna de pau (creio que nisso concordamos: não será pelos pernas de pau que largaremos mão de assistir), e é ilógico pensar que lá é que se concentram a maioria deles, ao menos nos times grandes, que são os jogos destes que assistimos (querendo) por aqui. Bom, então do que vamos falar, de raça? Ah, como são todos mercenários, não é mesmo? É realmente muito fácil dizer isso, "é tanta propaganda, os salários são tão altos, é tanta estrela, que sempre sobe à cabeça". Mas, mais uma vez, peguemos a realidade! Outro dia eu vi um jogo do Liverpool e Manchester, de "estrelas" incontáveis, e os caras correram com vontade (todo mundo sabe como é isso) ATÉ O FIM DO JOGO, quando canso de ver por aqui até meu Grêmio se entregando, parecendo perder totalmente a reação. Ah! Mas então lá é que é perfeito! Certamente não! O Real Madrid vem sendo o melhor exemplo, qualquer um sabe que investir só em jogadores de habilidade, ou só naqueles que "dão o espetáculo" nunca deu certo. Mas o mesmo não aconteceu com o Flamengo, com aquele já distante ATAQUE DOS SONHOS?
Em ambos continentes se pratica futebol, diferente em suas peculiaridades, mas futebol. Podem reclamar, mas eu sempre vou reclamar de quem reclama assim.

Publicado por: Rômulo Arbo em março 14, 2007 5:44 PM

Desculpe, mas...

Quanto a torcer pros times de lá, é claro que tá cheio de gente aí, a maioria, fazendo isso por motivos acima bem discutidos, péssimos motivos aliás. Mas sempre há os que torcem por um ou outro por motivos bem associados ao nosso querido esporte, como ocorre por exemplo quando sou capaz de torcer para o Estudiantes, ou, o Douglas, para o Peñarol (desculpe se me engano).

Publicado por: Rômulo em março 14, 2007 5:49 PM

"Van Nistelrooy é melhor do que todos os atuais atacantes brasileiros somados"

Não procede. Falam isso porque é holandês.

"Rooney é raçudo"

EU TAMBÉM. E estou aqui escrevendo, bem quietinho.

"finaliza bem, é inteligente, sabe tocar a bola e sabe se posicionar"

Ficou seis meses sem marcar gols. Fez um gol bonito e retomou o status de deus.

"Beckham foi CRAQUE enquanto jogava no Manchester United, e a salvação do Real Madrid na temporada 05/06 - e se tornou bode expiatório apenas porque tudo que faz é noticiado pela imprensa"

Não sou daqueles que acho que o Beckham está onde está por puro marketing. Entendo que é bom jogador, mas nada superior a muitos outros.

"Mas agora vai dizer que o Nedved é um Tcheco piorado (sem trocadilhos) e que o Edinho joga mais do que o Gerrard?"

Não digo. Os dois são grandes jogadores. Como outros muitos daqui.


Publicado por: Douglas Ceconello em março 14, 2007 5:49 PM

Van Nistelrooy no Manchester: 219 partidas; 150 gols

Rooney ficou seis meses sem fazer gol? Quando? Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei os números dele, mas tenho certeza que fez pelo menos 5 gols nos últimos seis ou sete jogos.

Beckham cansou de entrar e fazer a diferença no Manchester. Se tu acha que não passa de um bom jogador, tudo bem. Mas comparar com Perdigão...

Ah, e na Europa eu torço pro United. Simpatizei com os caras depois que viraram a final da UCL contra o Bayern, empatando aos 46 do segundo tempo e virando aos 48. Não vejo problema nenhum em gostar de um time europeu.

Publicado por: André em março 14, 2007 6:05 PM

para mim, é futebol igual, mas com uma cultura de esporte bem diferente. Não é só cultura tática, é desportiva mesmo. O sul-americano está muito mais acostumado a decidir na individualidade e usar de melindres para enganar alguém - seja o treinador, a torcida, a arbitragem ou os próprios atletas em campo. O europeu é mais burro e mais justo. Burro por que dificilmente faz além do que o treinador pede; justo por que sempre endureceu o jogo sem perder a ternura, e há uma cultura de manter boas relações com árbitros e afins.

Sobre as comparações de jogadores, alguns pitacos.

Fernandão é o mesmo meia que Ballack, com um pouco menos de velocidade e muito mais poder de conclusão.

Van Nistelrooy é um baita jogador, porém displicente. Para mim, é o que foi o Edmundo nos melhores tempos.

Rafael Sobis não deve absolutamente nada a Wayne Rooney, ambos tem o mesmo drible tosco e a mesma vontade enlouquecida de chutar. Mas Rooney é mais jovem e o passe dele vale libras. Tem mais força física também - é praticamente impossível derrubar o guri.

Fabio Cannavaro seria titular em qualquer defesa do mundo, inclusive na América do Sul. Mas não deve nada para o Gamarra de 95-99.

Riquelme só não foi o melhor jogador do mundo em 2000 e 2001 por que jogava no Boca. Naquela época, estava em muito melhor forma que Zidane e Figo.

Arce realmente jogou mais que Beckham. E decidiu vários jogos pelos seus times, assim como Beckham. Mas o Perdigão, bem...o Perdigão é um jogador completamente diferente, e não faz gol.

Publicado por: Luís Felipe em março 14, 2007 6:11 PM

Vejam só, não estou dizendo que não exista qualidade no futebol jogado em todos os continentes, embora prefira o modo sul-americano.

O que tentei deixar claro no texto é que me enoja o deslumbramento que ocorre com muitos jogadores apenas porque jogam em equipes milionárias ou têm chuteiras personalizadas.

É CLARO que há excelentes jogadores, mas suas qualidades são exacerbadas porque atuam na Europa. Zidane, por exemplo, para mim foi o útlimo craque do futebol mundial.

E muita gente cai de boca quando vê um joguinho da Premier League, onde 7/8 dos times não teriam condições de ficar entre os 10 primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Absolutamente injustificável.

E mantenho todos os exemplos de jogadores que escrevi.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 14, 2007 6:26 PM

Futebol só é futebol desde que seja jogado dentro de quatro linhas, duas goleiras e uma bola, ou nada disso. Aqui, no Haiti ou na Inglaterra. Sempre tive preconceito contra preconceitos de qualquer natureza. Dizer que o futebol europeu é pior (ou só é bom pq possui jogadores sul-americanos) do que o sul-americano é fruto do pior tipo de coitadismo que existe - aquele do mesmo tipo dos colorados dizerem agora que são Campeões do Mundo Fifa, como se pronunciassem Fifa sendo a coisa mais importante do mundo. É só olhar as últimas Copas do Mundo e ver quem foram os quatro melhores. No máximo vão encontrar UMA seleção sul-americana e TRÊS européias (lembrando: EUROPÉIAS! T-R-Ê-S E-U-R-O-P-É-I-A-S sem jogadores sul-americanos. Isso diz que o futebol europeu é melhor? NÃO! Das últimas 4 Copas, os sul-americanos conquistaram dóis títulos e um vice (sempre com o Brasil) e os europeus 2 títulos e dois vices. Cadê a ampla superioridade anunciada dos sul-americanos? E não me venham dizer que os europeus tem mais participantes então possuí mais chances de ir mais pra frente! Se fossem ruins não chegariam lá! O BRasil só foi campeão quando teve esquema e disciplina tática bem definidos!

Publicado por: Léo em março 14, 2007 6:42 PM

Concordo totalmente com os comentários do Luis Felipe sobre Riquelme e Gamarra. Já o Rooney está anos-luz à frente do Sobis, mas já falei disso.

A Premier League é, atualmente, palco de jogos sensacionais, dos quais posso citar Arsenal x Sheffield United, Manchester x Aston Villa (esse pela Copa da Inglaterra na real), Liverpool x Manchester, Chelsea x Liverpool, entre outros.

É CLARO que alguns jogadores são glorificados só porque jogam na europa, como já falei. Mas pra cada um deles, existe um "anônimo" que nunca é citado mas joga muito: Scholes, Carrick, Carragher, Eboué, Rosicky, Rise, Xavi, Fabregas, Iniesta, Trezeguet, etc...

E comparar o Aloísio com o Nistelrooy é como comparar a Cláudia Jimenez com a Scarlett Johansson.

Publicado por: Anonymous em março 14, 2007 6:48 PM

Concordo totalmente com os comentários do Luis Felipe sobre Riquelme e Gamarra. Já o Rooney está anos-luz à frente do Sobis, mas já falei disso.

A Premier League é, atualmente, palco de jogos sensacionais, dos quais posso citar Arsenal x Sheffield United, Manchester x Aston Villa (esse pela Copa da Inglaterra na real), Liverpool x Manchester, Chelsea x Liverpool, entre outros.

É CLARO que alguns jogadores são glorificados só porque jogam na europa, como já falei. Mas pra cada um deles, existe um "anônimo" que nunca é citado mas joga muito: Scholes, Carrick, Carragher, Eboué, Rosicky, Rise, Xavi, Fabregas, Iniesta, Trezeguet, etc...

E comparar o Aloísio com o Nistelrooy é como comparar a Cláudia Jimenez com a Scarlett Johansson.

Publicado por: André em março 14, 2007 6:49 PM

ah sim - e o melhor jogador da Alemanha chama-se Schweinsteiger. Joga demais. É um Tinga que sabe chutar de fora da área.

Publicado por: Luís Felipe em março 14, 2007 6:52 PM

"pra cada um deles, existe um "anônimo" que nunca é citado mas joga muito: Scholes, Carrick, Carragher, Eboué, Rosicky, Rise, Xavi, Fabregas, Iniesta, Trezeguet, etc..."

Cara, todos esses são citados à exaustão nos quatro cantos do mundo.

E a Scarlett Johansson caiu no meu conceito depois que ficou se PUTEANDO com o Woddy Alen.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 14, 2007 6:54 PM

Talvez o Trezeguet, Xavi e o Fabregas (esses dois com muito esforço). O resto da gurizada que eu citei é praticamente desconhecida de quem só quer ver Cristiano Ronaldo, Henry, Ronaldinho, etc...

Lembro até que o Scholes foi o melhor em campo naquele Inglaterra 1 x 0 Argentina pela Copa de 2002, e pouco se falou dele na época.

Publicado por: André em março 14, 2007 7:05 PM

O André joga Winning Eleven demais.

Publicado por: Guto em março 14, 2007 9:08 PM

Douglas, prometo para logo a minha TESE DEFINITIVA SOBRE A FARSA EUROPEIA. Terminarei com todas essas discussoes futeis.

Mas ja' que estamos nelas...

Rooney ficou varios meses sem fazer gols aqui na Inglaterra, e a imprensa falava continuamente da sua crise. Isso foi no periodo pos-copa. E ele so' fez gols em UM jogo da Champions League, na sua estreia pelo Man U. E setores serios da imprensa aqui ja' levantam duvidas sobre ele ser uma promessa nao realizada.

Van Nistelrooy e' tosco mas sabe fazer gols; em time ajeitado e' excelente, mas nao e' nenhum fenomeno (como se pode ver pela quantidade de gols que ele perde pelo Real Madrid~).

Beckham, no seu melhor, e' um LUIS CARLOS GOIANO GATO - mas nao custa lembrar que quando ele jogava muito ele ainda parecia um ADOLESCENTE COM ESPINHAS. Ficou bonito na Espanha, onde ninguem se preocupa em jogar bola.

Messi e' excelente jogador; se for para um time de verdade pode se tornar um dos melhores argentinos dos ultimos tempos.

Os outros citados sao muito fracos - e Gilardino merecia ser banido do futebol por aquele mergulho ridiculo que ele tentou num dos ultimos jogos da Champions.

Publicado por: Francisco Mahfuz em março 14, 2007 9:10 PM

Publicado por: Francisco Mahfuz em março 14, 2007 9:12 PM

Cara, o Rooney vem fazendo vários gols pelo Manchester. O Beckham estava muito melhor na inglaterra do que na espanha. Van Nistelrooy tem tudo que um centroavante precisa: sabe fazer tabelas/triangulações, se posiciona bem, tem ótimo domínio de bola e, principalmente, sabe fazer gol - se vem desperdiçando no Real, é a má influência da equipe espanhola, porque na inglaterra/seleçao holandesa era só cair pra ele que era caixa. Gilardino realmente merecia ser banido do futebol.

E Winning Eleven não é nenhum Elifoot, mas dá pro gasto.

Publicado por: André em março 14, 2007 11:15 PM

Não é a toa que os times europeus contratam jogadores até de TOGO. Prova de que tem muito que aprender.

Outra: os campeonatos nacionais europeus não passam de imensos GAUCHÕES. Sempre são dois ou três times que ganham e a cada 10 anos alguma aberração vai lá e belisca. À exceção de uns 5 ou 6 maiores clubes europeus, todos os outros jogariam a SEGUNDONA se estivessem no Brasil.

E tudo bem que o Gilardino é ruim, mas comparar com o DENIS MARQUES é crueldade demais!

Publicado por: Gralha em março 15, 2007 12:24 AM

Merda mesmo.
Acho que é o fim do Impedimento.

Convoco uma reunião dos fundadores para discutir o tema.

Publicado por: Vitor VEC em março 15, 2007 12:31 AM

Só quero falar de uma coisa: como tem viúva do Sóbis por estas plagas Deus meu!
Esforçado jogando em um time azeitado em 2006. Só.
Comparar ele com o Rooney é muita afetação...

Publicado por: Roger em março 15, 2007 11:12 AM

"Esforçado".

óbvio, é colorado.

se fosse gremista, seria O MAIS PURO EXEMPLO DE RAÇA.

ok.

Publicado por: dante em março 15, 2007 12:16 PM

Douglas, destruiu neste post. É tudo isso e muito mais. Onde assino?

Eu sempre imaginei que qualquer time brasileiro da Série A faria chover nas ligas europeias. Qualquer uma. Além dos tão proclamados super times (Barça, Real, Chelsea, ManUtd, Milan, Internazionale, etc etc), os demais clubes das séries A destes países são de uma falta de qualidade deprimente.

Alguns exemplos dados obviamente são exagerados, mas isso facilita o entendimento, digamos. Mas o cerne da questão é que há um endeusamento indevido das ligas européias, disso não há dúvida, pelo menos para mim.

Os absurdos rankings da IFFHS e Fifa (seleções) são ótimos exemplos disso. Sevilla melhor clube do mundo? Brasil terceira melhor seleção (era líder até poucos meses atrás)? Os caras só podem estar loucos!

Publicado por: Gustavo em março 15, 2007 1:16 PM

Juninho Paulista foi um jogador festejadíssimo no Brasil né? E só conseguiu ficar escondido naquele timeco inglês

Petkovick já foi desejado por todos os GRANDES clubes brasileiros, era quase um deus e não jogava pela sua seleção né? E como naum conseguiu emplacar nenhum time europeu, voltou pro Brasil ser deus

Que grande futebol é o nosso, né não?

Publicado por: Léo em março 15, 2007 2:26 PM

assim como jogadores como Alexandre Ipatinga, Derlei, Júlio Baptista, Fábio Simplício, Bordon, Pena, Amauri e Élber nunca passaram da mediocridade nos clubes brasileiros, mas foram (ou são) ídolos dos seus times na Europa.

Publicado por: Luís Felipe em março 15, 2007 2:38 PM

o Éderson, por exemplo, foi terceiro reserva no Internacional e hoje é ídolo no Nice da França.

Publicado por: Luís Felipe em março 15, 2007 2:39 PM

Julio Baptista medíocre?

Bordon, Pena, Amauri ídolos na europa? Fechei o boteco agora. Quando estiver no mesmo estado de etanol da maioria aqui eu volto.

Publicado por: Léo em março 15, 2007 2:52 PM

A expressão "Campeonatos Europeus" deveria abranger apenas o italiano, espanhol, inglês e, um pouco menos, o alemão. As outras ligas são tão sofríveis quanto o Brasileirão.

E uma seleção dos melhores jogadores que atuam no Brasil conseguiria no máximo ficar em quarto lugar na Premier League (atrás de Manchester, Chelsea, Liverpool e Arsenal).

Publicado por: André em março 15, 2007 2:53 PM

Ah! Se é pra avacalhar colocando o Nice na discussão eu exijo que incluam o Rapid Bucareste djá!!!

Publicado por: Léo em março 15, 2007 3:04 PM

Júlio Baptista sempre foi um jogador medíocre no São Paulo.

Bordon é ídolo do Schalke, pode perguntar para qualquer torcedor. O mesmo com Pena (quando jogou no Porto, fez mais de 30 gols na temporada) e Amauri, titular incontestável no Chievo Verona (tanto que foi para a Fiorentina).

E se colocar o Nice na discussão é avacalhar, bem, a teoria dos "gauchões melhorados" é válida.

Publicado por: Luís Felipe em março 15, 2007 3:43 PM

André; considero a comparação inválida, pois a Inglaterra é um país rico e compra jogadores do mundo todo - até pela facilidade da união européia. Mas se os clubes brasileiros fossem autorizados a comprar jogadores da América do Sul no estilo "mercado comum", certamente a seleção dos melhores jogadores que atuam no Brasil venceria a premier league.

Tanto o que digo é verdade que nestes quatro times citados, atuam apenas 12 atletas ingleses, com condições de titularidade.

Publicado por: Luís Felipe em março 15, 2007 3:47 PM

o critério pra dizer que o futebol europeu é pior que o sul-americano é dizer que alguns jogadores foram medíocres em algum time brasileiro e só deram certo no velho mundo? Ah bom, achei que tivesse entendido errado.

Publicado por: Léo em março 15, 2007 3:50 PM

Luís Felipe: certo, mas não é o que acontece - e justamente esse é um dos fatores para que os times europeus sejam mais competitivos.

E, mesmo que aqui o mercado fosse como lá, ainda apostaria nesses 4 times nas primeiras colocações.

Publicado por: André em março 15, 2007 4:08 PM

André: na minha opinião, abriu-se uma grande margem de diferença entre os melhores clubes europeus e os melhores clubes sul-americanos quando da Medida Bosman. Acho que concordamos nesse aspecto.

Porém, esta margem também se abriu entre os melhores clubes europeus e todos os demais. Os sul-americanos entrariam no meio desse vácuo, na questão do futebol de clube. Por isso que, embora a diferença entre europeus e sul-americanos tenha diminuído nas disputas intercontinentais, a vantagem continua do lado de cá.

É muito relativo isto, porém. Por que sabemos que a fórmula ideal para medir a regularidade dos clubes é o campeonato, não o torneio (como o mundial de agora) ou o jogo único (como a intercontinental de antigamente).

Léo: não entendi nada, tu desvalorizou teu próprio critério...

Publicado por: Luís Felipe em março 16, 2007 6:33 PM

"E uma seleção dos melhores jogadores que atuam no Brasil conseguiria no máximo ficar em quarto lugar na Premier League (atrás de Manchester, Chelsea, Liverpool e Arsenal)."

Pelo que me lembro, o último jogo do Liverpool contra um time brasileiro (veja bem, um time, não uma seleção do campeonato), ele perdeu lá no Japão. E o último do Manchester, se não me engano, foi um vareio que ele levou do Vasco no Maracanã (Mundial Fifa 2000). Sem contar a vitória injusta de 1999, quando o Palmeiras deu um baile no segundo tempo e teve um gol legal do Alex de cabeça anulado.

"As outras ligas são tão sofríveis quanto o Brasileirão."

Os dois melhores times do mundo nos últimos anos (São Paulo e Internacional) disputam o Brasileirão.

"(lembrando: EUROPÉIAS! T-R-Ê-S E-U-R-O-P-É-I-A-S sem jogadores sul-americanos."

Em 2006, a Itália foi campeã com o Camoranesi (argentino). Portugal chegou à semifinal com o Deco e o Felipão (brasileiros. Sem contar o Murtosa). Em 2002, só havia duas seleções européias entre os semifinalistas (isso considerando a Turquia, que tem 95% de seu território na Ásia). Em 1998, a França tinha o Lama (nascido na Guiana Francesa) e o Trezeguet (que aprendeu a jogar bola na Argentina). A Holanda tinha Davids, Winter e Seedorf (nascidos no Suriname). Em 1994, chegamos às quartas-de-final contra sete europeus e fomos campeões (nós somos foda!).

"E não me venham dizer que os europeus tem mais participantes então possuí mais chances de ir mais pra frente!"

Não é discurso, é fato. Apenas 12,5% das seleções da última Copa eram sul-americanas. As européias representavam 46,87%. Eles têm muito mais chance de chegar.

"O Brasil só foi campeão quando teve esquema e disciplina tática bem definidos!"

Estou tentando buscar no fundo da memória, mas ainda não consegui lembrar de algum time de qualquer parte do mundo que foi campeão jogando como se estivesse numa pelada.

"Não vejo problema nenhum em gostar de um time europeu."

Eu também não. Por isso torço apaixonadamente pelo Athletic Bilbao, o único time europeu de verdade. Mas eu gosto mesmo é do Boca Juniors (o time que melhor bate pênaltis no mundo), do Atlético Junior (time do Gabriel García Márquez) do Peñarol (depois que li "O futebol ao sol e à sombra", do Eduardo Galeano, que torce para o Nacional, me apaixonei pelo Peñarol) e do Kaizer Chiefs (time do Nelson Mandela).

Acho algumas das comparações do Douglas meio exageradas (acho que o Arce dá um banho em Beckham, mas o Spice Boy não é tão ruim quanto o Perdigão. Também considero Nilsterooy um baita centroavante), mas assino embaixo os três primeiros parágrafos e o último. É exatamente o que eu penso (obs.: eu gosto de assistir a jogos europeus, só não concordo com essa babação de ovo).

Abraços.

Publicado por: Felipe em março 25, 2007 3:33 PM

Publicado por: martyn-235 em maio 28, 2007 9:32 AM

Publicado por: martyn-235 em maio 28, 2007 9:33 AM

Publicado por: martyn-235 em maio 28, 2007 9:33 AM

Douglas Ceconello,
você assiste o futebol europeu??
Espero que responda não, porque ficaria abismado com sua tremenda ignorância futebolística.
Beckham coloca a bola onde simplesmaente ele quer, essas comparação com o Perdigão foi a mais tosca que já ouvi de muitas pérolas no futebol!!!
Nistelrooy inferiorizado em relação a Aloísio, paciência tem limites..............
Diga-me uma coisa:
Por que na seleção brasileira os titulares são sempre da Europa???
Fato recorrente também na Argentina...
Os técnicos são burros???
Você é uma piada, jornalista de meia tigela!!!!!!!!!!!!!!

Publicado por: Fabrízio Cunha em maio 29, 2008 2:20 AM

Douglas Ceconello,
você assiste o futebol europeu??
Espero que responda não, porque ficaria abismado com sua tremenda ignorância futebolística.
Beckham coloca a bola onde simplesmaente ele quer, essas comparação com o Perdigão foi a mais tosca que já ouvi de muitas pérolas no futebol!!!
Nistelrooy inferiorizado em relação a Aloísio, paciência tem limites..............
Diga-me uma coisa:
Por que na seleção brasileira os titulares são sempre da Europa???
Fato recorrente também na Argentina...
Os técnicos são burros???
Você é uma piada, jornalista de meia tigela!!!!!!!!!!!!!!

Publicado por: Fabrízio Cunha em maio 29, 2008 2:22 AM

Douglas Ceconello,
você assiste o futebol europeu??
Espero que responda não, porque ficaria abismado com sua tremenda ignorância futebolística.
Beckham coloca a bola onde simplesmaente ele quer, essas comparação com o Perdigão foi a mais tosca que já ouvi de muitas pérolas no futebol!!!
Nistelrooy inferiorizado em relação a Aloísio, paciência tem limites..............
Diga-me uma coisa:
Por que na seleção brasileira os titulares são sempre da Europa???
Fato recorrente também na Argentina...
Os técnicos são burros???
Você é uma piada, jornalista de meia tigela!!!!!!!!!!!!!!

Publicado por: Fabrízio Cunha em maio 29, 2008 2:22 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos