« Vivos, feridos e quase mortos | Capa | La Boca »

maio 4, 2007

A hora de Adriano


adrianobatevictorvaldesrf2.jpg


Junto de outros quatro jogadores, Adriano Gabiru deve ser dispensado pelo Inter. E já não era sem tempo. O jogador que marcou o gol do título mundial teve uma trajetória ridícula no clube desde sua chegada, com exceção dos dois segundos em que teve a bola nos pés na frente de Valdés.

Ouvi gente assombrada com a liberação do homem que marcou o gol histórico. Na maioria, pessoas de outros estados, que não costumam acompanhar o Inter e nem assistem aos jogos da equipe. Mas também de outros daqui, como manifestado na Zero Hora, com a manchete "Adriano, um herói desprezado".

A verdade é que Adriano foi uma desgraça completa desde que chegou ao Beira-Rio. Não fez nenhuma partida decente e era odiado pela torcida. Tanto isso procede que nenhum clube quer contratá-lo. Sua dispensa deveria ter acontecido no início da temporada, mas o gol contra o Barcelona lhe deu algum gás. No entanto, isso não significava que ele precisasse entrar em TODOS os jogos. Se ficasse, até seria um jogador decente para compor grupo e entrar em algumas partidas lá pelo 30 do segundo tempo. Mas não é uma saída a se lamentar.

A saída de Abel Braga abriu caminho para a despedida dele, mas também de Michel, Ediglê, Wilson, Rafael Santos, Jean, entre outros. Sempre defendi que Adriano deveria ganhar uma pensão vitalícia do clube. Quando alguém sugeriu que se fizesse um busto em sua homenagem, me ocorreu que talvez o próprio jogador pudesse ser transformado em estátua. Era só jogar um pouco de cimento em cima dele, esperar secar e pronto, estava feita a obra. Ficaria eternizado na história do Inter, mas longe do time.

Aos que ficaram comovidos com alguma insensibilidade do clube, resta lembrar que o futebol não é feito de assistencialismo. Não deve haver Bolsa Família para jogadores que não conseguem se afirmar. São raros os atletas aos quais os clubes devem algum agradecimento. Na grande maioria das vezes, os jogadores é que devem se sentir gratificados simplesmente por servirem às instituições. E são muito bem remunerados para isso, não estão fazendo nenhum favor. Tinham que homenagear a mim, que sentei no concreto todo fiadasputa, bebi, joguei, apostei, e perdi mulheres, fortunas e iates, durante 27 anos, até ser recompensado.

Adriano marcou o gol do Mundial, mas isso acontece. Provavelmente qualquer outro jogador acertasse aquela conclusão - Deus, como eu queria que tivesse sido o Rentería. Tratar de Adriano como o herói desprezado me soa muito Brasil-sil-sil. Com a saída dele, pelo menos podem começar a dar o devido crédito a Clemer, Iarley, Edinho e Índio, tão ou mais importantes para a conquista. Além de tudo isso, odeio jogador deprimido.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em maio 4, 2007 1:38 PM

Comentários

Iarley tudo bem, além do gol um dos momentos que mais me recordo da final é dele segurando a bola, mas CLE-MER?

Publicado por: Hermano em maio 4, 2007 1:49 PM

Perfeito, não tem que ter pena mesmo. Ganhou seu dinheiro direitinho e fez os gols que devia.
Clube+Jogador é um casamento com prazo de validade, e ele até durou muito.

Publicado por: Luiz Filipe em maio 4, 2007 1:49 PM

"Tinham que homenagear a mim, que sentei no concreto todo fiadasputa, bebi, joguei, apostei, e perdi mulheres, fortunas e iates, durante 27 anos, até ser recompensado."

Quando eu achei que o texto ia ser "normal", me aparece uma coisa dessas.

Me esquartejei de tanto rir.

Grato, carcamano.

Publicado por: EGS em maio 4, 2007 1:49 PM

Hermano, Clemer fechou MUITO o gol contra o Barcelona. No mínimo, três defesas absurdas.

Aliás, tive certeza que teria uma boa jornada depois que tomou dois frangos contra o Goiás, no Beira-Rio, pela última rodada do Brasileiro.

EGS, sei que tu fez o mesmo ao longo de tua EXISTÊNCIA. :)

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 4, 2007 1:55 PM

"Aos que ficaram comovidos com alguma insensibilidade do clube, resta lembrar que o futebol não é feito de assistencialismo".

é por isso que defendo o fim dos campeonatos estaduais.

Publicado por: alexandre r. em maio 4, 2007 1:58 PM

concordo com tudo.

não podemos esquecer que Adriano Gabiru foi a contratação mais cara da história do Inter. 1 milhão e meio de reais pagos na bucha, por que o jogador era um sonho antigo do Fernando Carvalho e amigão do Abel. Como disse Hiltor Mombach, o Inter pagou e caro por um jogador que rendeu pouco.

No mais, repito um comentário que fiz: Gabiru é o jogador que estava no lugar certo e na hora certa. Não é pouco, mas não é nada além disso.

Publicado por: Luís Felipe em maio 4, 2007 2:08 PM

Gabiru seria um bom reserva, não tivesse sido torrado pelo Abel. o problema é ter um reserva que ganhe 80 mil mensais. aí não tem como.

Publicado por: Gustavo, Cavinato em maio 4, 2007 2:24 PM

É sempre muito bom ler algo sobre futebol com coerência e conteúdo. Infelizmente o Brasil é e será por um bom tempo assistencialista, tanto para o futebol quanto para outras esferas da sociedade.
Sobre o Adriano, eu li tanta coisa a favor e contra que já nem sabia mais o que pensar, a não ser uma coisa: não foi nem de longe o jogador que se esperava.
O Abel ajudou queimando ele e seus outros namorados. Agora o Gabiru tá indo embora triste, deprimido e com uma bela conta bancária... já foi tarde.

Publicado por: Tosco em maio 4, 2007 2:36 PM

1 milhão e meio de reais pagos na bucha pelo MUNDO é um bom preço! hehehehe Agora vaza Gabiru!

Publicado por: Chaves em maio 4, 2007 2:42 PM

detalhe que ninguém comentou, ZH de ontem:

"Michel, mesmo orientado a evitar entrevistas pelo procurador, Wagner Cruz, alegou desconhecer os motivos da dispensa. Segundo Cruz, o jogador atrela seu futuro ao de Abel, de quem virou jogador de confiança no Inter. Mesmo com propostas de Oita Trinita, do Japão, e Juventude, espera pelo técnico. Pretende seguir com ele para a Europa. O Inter divide os direitos federativos de Michel com o Marítimo, de Portugal.

- Estamos aguardando a posição do Abel. ELE DISSE QUE LEVARIA O MICHEL PARA ONDE QUER QUE FOSSE. O Abel gosta bastante do Michel - garantiu o empresário."


desde Capone e Bilica eu não via uma relação tão PROMÍSCUA entre dois homens do futebol, sinceramente.

Publicado por: Luís Felipe em maio 4, 2007 2:48 PM

"Quando alguém sugeriu que se fizesse um busto em sua homenagem, me ocorreu que talvez o próprio jogador pudesse ser transformado em estátua."

huuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

SENSACIONAL

Publicado por: fino em maio 4, 2007 3:02 PM

"Tinham que homenagear a mim, que sentei no concreto todo fiadasputa, bebi, joguei, apostei, e perdi mulheres, fortunas e iates, durante 27 anos, até ser recompensado."

Automóvel... mulheres... iates... mulheres... mansões... mulheres...

Publicado por: augusto em maio 4, 2007 3:10 PM

se havia alguma dúvida da MAESTRIA desse rapaz [o ceconello, obviamente, não o gabiru], este texto acaba com ela.

a parte "Tinham que homenagear a mim, que sentei no concreto todo fiadasputa, bebi, joguei, apostei, e perdi mulheres, fortunas e iates, durante 27 anos, até ser recompensado" é uma grande verdade. achei legal a homenagem que rolou tempos atrás ao "torcedor gremista", embora não tenha visto a obra em si, que, como toda obra de artes plásticas contemporânea, deve ter ficado um lixo, infelizmente.

no mais, que foto linda essa. até o uniforme do goleiro é azul, preto e branco, pra tornar a coisa mais VEROSSÍMIL.

lol

Publicado por: dante em maio 4, 2007 3:20 PM

Logo após o mundial eu falei que o adriano deveria sar um jeito de já ficar pelo japão, ganhando uns ienes. Talvez ainda seja uma possibilidade para ele. Aproveitar que virou um jogador conhecido por lá.

Só não acho certo cuspir no prato que se comeu dizendo que qualquer um faria aquele gol histórico no lugar dele. Bom, foi ele quem fez o gol e esse é o fato. Não podemos fazer pouco caso disso.

Quanto ao Michel....sempre que o vejo jogando lembro de uma frase do Alex Escobar no primeiro jogo do Inter contra a LDU, ainda antes da Copa.

Logo depois de mais um contra-ataque colorado disperdiçado depois da bola chegar nos pés do atacante ele disse:

- Esse Michel deve estar fazendo ótimos coletivos lá pelo Beira-Rio.

Não fará falta.

Publicado por: Cesar em maio 4, 2007 3:25 PM

A ZH só fez o que se espera que faça uma rede sem nenhum compromisso com a coerência. Tirando o Guerrinha, todos que chamavam o Gabiru de podre se acometeram de uma súbita coitadice histórica.

Gabiru teve o momento dele, quando 500 mil pessoas gritaram "me perdoa" enquanto ele tomava uma ceva em cima do caminhão de bombeiros. E eu já tinha pensado nessa idéia de empalhar ele também. Ia ficar BONITO.

Publicado por: Francisco em maio 4, 2007 3:27 PM

Adriano é emo!
Vaza!

Publicado por: rodrigo em maio 4, 2007 3:28 PM

Falando em promiscuidade, esse EGS tem alguma relação mais afetiva ou paixão platônica para com o autor do texto?

Suas manifestação são sempre de ODE ao CECONELLO.

Publicado por: Ale em maio 4, 2007 3:31 PM

ah ciuminho...

ti linduuu

Publicado por: fino em maio 4, 2007 3:49 PM

500 mil??? HAHAHA!!! Essa do Francisco foi a melhor.

Daqui a décadas se alguém ainda lembrar do fatídico ano de 2006 irão dizer que 100 milhões de pessoas lotaram as ruas para comemorar que a Terra estava menstruada.

Megalomania pura. Depois falam isso de nós.

Publicado por: Guillermo em maio 4, 2007 3:54 PM

é simples, esse EGS gosta de baba o EGGS do autor

Publicado por: Luiz Fernando em maio 4, 2007 3:58 PM

Douglas sabe que minha admiração por ele é PURA.

Não conjecturem, por favor.

Publicado por: EGS em maio 4, 2007 4:07 PM

Em uma MITOLÓGICA esquina de Capão da Canoa, um cartaz PERTURBA o verão: "ME PERDOA, GABIRU". Meu primo, um colorado fanático, em um arroubo IMPRESSIONANTE de sensatez: "Cara...não tem essa! Deveria estar escrito: 'ME AGRADECE, GABIRU...por MINHA CAUSA tua vida e teu futebol MEDÍOCRE ganharam ALGUM SENTIDO".

Publicado por: Gabriel Divan em maio 4, 2007 4:30 PM

Gabiru no Inter fez o mesmo que AILTON no Grêmio, com o gol-fatality na final do Brasileiro. Só porque o cara disse EU SOU FODA não é motivo pra ele continuar no time.

Publicado por: Bruno Galera em maio 4, 2007 4:39 PM

Guillermo: está certo, o Inter é time pequeno e só tem sete torcedores, todos frequentadores do Impedimento.

Pronto, ganhou teu dia.

Publicado por: Francisco em maio 4, 2007 4:52 PM

Post me lembra muito episódios de Pica pau, onde era comum pessoas virando estátuas de concreto...

Sem contar o episódio do Zeca Urubu lamentando: "mansões... mulheres... iates" não necessariamente nessa mesma ordem.

Publicado por: Fly em maio 4, 2007 5:15 PM

RÁ!

Flay captou a VERDADE.

Pica Pau foi a grande influência da primeira metade da minha vida e até hoje sigo suas LIÇÕES.

Quando me sinto pressionado, sempre repito: "VODU É PRA JACU".

:~~

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 4, 2007 5:26 PM

Detesto clamar por justiça, mas serei obrigado a pedir o reconhecimento pela lembrança de Pica-Pau, e na ordem correta, cfe comentário:


"Tinham que homenagear a mim, que sentei no concreto todo fiadasputa, bebi, joguei, apostei, e perdi mulheres, fortunas e iates, durante 27 anos, até ser recompensado."

Automóvel... mulheres... iates... mulheres... mansões... mulheres...

Publicado por: augusto em maio 4, 2007 3:10 PM

Publicado por: augusto em maio 4, 2007 5:34 PM

"Daqui a décadas se alguém ainda lembrar do fatídico ano de 2006 irão dizer que 100 milhões de pessoas lotaram as ruas para comemorar que a Terra estava menstruada."

ah, como é lindo ver o quanto PERTURBOU esse título. nem nos meus melhores sonhos eu imaginei quanta dor ele causaria.

obrigado, azuis.

:~~~

[e, levando-se em conta as milhares de pessoas que estavam no trajeto canoas-beira-rio - incluindo o estádio, carros, motos, a multidão no centro, etc. - não é de todo improvável que o número esteja perto desses 500 mil. mas, sei lá, nem sei quantos anos tem o guillermo, ou se algum dia ele já viu algo parecido. fica a imagem]

Publicado por: dante em maio 4, 2007 5:37 PM

este fundo verde com letras pretas está me deixando cego. vou processar o blog.

Publicado por: fabio em maio 4, 2007 5:38 PM

Claudio Cabral: "o Gabiru é um Cleiton Xavier CARO"

Publicado por: Ricardo em maio 4, 2007 5:40 PM

Gabiru bateu mal pra caralho aquela bola; se fosse um goleiro um nível acima do meia-boca Valdéz defendia.

Publicado por: André em maio 4, 2007 5:42 PM

E que diferença isso faz exatamente? Mal batida ou não, a bola entrou e o caneco está guardado.

Publicado por: Anonymous em maio 4, 2007 6:08 PM

Gabirú peladeiro. Cada um tem o ídolo que merece. Salve Renato Portaluppi .

Publicado por: Fábio em maio 4, 2007 6:14 PM

Desculpa, Gabiru! Como é mesmo o cântico, aquele?

Publicado por: Tesourinha em maio 4, 2007 6:34 PM

"Gabirú peladeiro. Cada um tem o ídolo que merece. Salve Renato Portaluppi"

Interessante. Grêmio precisou ter no time seu maior ídolo e um dos maiores craques gaúchos de todos os tempos pra ganhar um mundial. Na prorrogação. Anos mais tarde, sem Renato, mesmo com o melhor técnico do mundo e um time reconhecidamente competente, perdeu.

Alguns gremistas têm a dificuldade de entender diferenças entre ídolos (Falcão, Renato) e "heróis de título" (Aílton, Gabiru, Nildo, Célio Silva).

Publicado por: Otávio Niewinski em maio 4, 2007 6:46 PM

Convenhamos, amigo Niewinski... O Gabiru é "só" o herói do Maior Título do Colorado... Mas era uma naba, mesmo.. uhauiHAU

Publicado por: RAMiRO em maio 4, 2007 9:55 PM

Cara, também acho foda de ler com o fundo verde. Muda aí.
Sobre o post: eu assinaria embaixo. Só fico me perguntando se o argumento:::: Adriano recebeu o seu inflacionado salário e portanto tudo está resolvido:::: não é um argumento, hmmm, direto demais, até mesmo ingênuo. Do tipo: pagando bem, tudo se justifica. Sei que não é por aí que o texto do Douglas se estrutura (até o contrário), mas, pelo que entendo, cabe um pouco de ponderação quanto a isso, dado o modo como estamos comentando (e como eu, pra não me incluir fora dessa, pensei em comentar).

Publicado por: Atilio em maio 5, 2007 12:09 PM

Gabiru no Figueira?

Publicado por: Anonymous em maio 5, 2007 5:34 PM

Não alteramos as configurações do blog. Às vezes não carrega o suficiente e fica verde, mas clicando ali no "atualizar" tudo volta ao normal. Pelo menos comigo acontece assim.

Se persistir o VERDÃO nos avisem para tomarmos providências.

Publicado por: Douglas Ceconello em maio 6, 2007 2:16 PM

Estava assistindo ao Inter x Barcelona na redação do jornal em que trabalho quando o Abel colocou o Gabiru pra aquecer. Um colega meu, fotógrafo do jornal, disse: "Ah, o cara vai querer ser campeão do mundo com o Adriano Gabiru?". Deu no que deu. Depois do passe do Aloísio em 2005 e do gol do Gabiru em 2006, acho que está provado que não precisa fazer muito pra ganhar dos europeus.

Publicado por: Felipe em maio 6, 2007 3:11 PM

"Cada um tem o ídolo que merece."

Pra mim essa é a origem das brigas de torcidas: a mínima noção da realidade dos gremistas. Se essa frase fosse dita em uma mesa de bar, eu te farias engoli-la junto com os dentes.

Publicado por: Vinicius em maio 6, 2007 5:57 PM

Vinícius: realmente, "cada um tem o ídolo que merece". Marque o bar que eu vejo se tu me fazes engolir.

Aliás, tu e a Camisa 12 inteira, pq senão vai ser difícil.

Publicado por: Jeferson em maio 6, 2007 7:05 PM

Vinicius, vocês acham que não merecem o Gabiru? Quem sabe vocês preferem o Clemer?

Publicado por: Marco em maio 7, 2007 12:30 AM

Paulo Roberto Falcão: dez anos de clube, três vezes levantou o Brasil nas suas mãos, maior camisa 5 da história do desporto nacional. Nada mais a falar sobre ídolos.

Adriano Gabiru vai para o Figueirense. Justo. Praias, mulheres, grana, mulheres, boa bebida e boas mulheres.

Publicado por: Luís Felipe em maio 7, 2007 12:32 AM

Acho que o Luis Felipe pegou a moral. Há ídolos maiores e menores.

Acho realmente justo que Falcão e Figueroa sejam lembrados, até pelo ineditismo que foram as suas histórias no inter. No entanto, a gozação é bem clara quando há um jogador que - mesmo num rompante de sorte - seja escorraçado do clube tenha essa relevância.

Publicado por: Jeferson em maio 7, 2007 9:18 AM

bom, se for pra listar títulos, ninguém supera DJ Danrlei de Deus...

Publicado por: fino em maio 7, 2007 4:04 PM

Gabiru: o maior da história. O pre-destinado. Quem garante que outro finalizaria com perfeição?

Merece estátua, busto, salário vitalício e muito mais.

Podem dizer o que quiserem, mas se não fosse ADRIANO GABIRU, o Inter não seria campeão do mundo.

Publicado por: Robson Sty em maio 15, 2007 10:06 PM

Gabiru: o maior da história. O pre-destinado. Quem garante que outro finalizaria com perfeição?

Merece estátua, busto, salário vitalício e muito mais.

Podem dizer o que quiserem, mas se não fosse ADRIANO GABIRU, o Inter não seria campeão do mundo.

Publicado por: Robson Sty em maio 15, 2007 10:13 PM

Busca


Categorias

Arquivos