« Coppola escreveu um mau roteiro para os gremistas | Capa | Sí, Sí, Sí, Potosí! Real Po-to-sí! »

junho 15, 2007

Uma adega, um time

Distância de cerca de 3 mil quilômetros. Uma temperatura bem diferente em comparação com o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, há gaúchos, em especial colorados, que moram em Palmas, capital do Tocantins, e sempre acompanham o seu clube.

A "Adega do Cláudio", como o próprio nome diz, é casa dos colorados na capital tocantinense. No estabelecimento, sede informal do consulado colorado no Tocantins, os torcedores do Internacional se reúnem para ver quase todas as partidas do time. Não importa o adversário, o campeonato, a colocação na tabela, as condições do elenco e, muito menos, o dia da semana. O horário, também, é ignorado na maioria das vezes.

pIMG_6814.jpg

Na última segunda-feira, 4 de junho, mais um exemplo disso pôde ser visto. Pelo menos 20 colorados foram à Adega para ver o Inter, até então último colocado no Campeonato Brasileiro, contra o Náutico. Vice-cônsul do Inter em Palmas e, claro, colorado fanático, Cláudio Walter Markus, 44 anos, comprou, nos últimos três anos, o pay-per-view do Brasileiro e do Gauchão.

Novo lugar
O Inter, com a ajuda da Adega, acaba unindo as pessoas e criando laços de amizade. Os autores do texto, Daniel e Márcio, se conheceram no estabelecimento. Assim, foram muitos outros. Essa situação faz com que o local sirva como ponto de encontro para pessoas com interesses comuns –pelo menos em termos futebolísticos.

pIMG_6820.jpg

As atividades profissionais de quem vai ver os jogos são as mais diversas. É possível, portanto, ver representantes comerciais, servidores públicos, agropecuaristas, estudantes, auxiliares administrativos, policiais, jornalistas e eventuais desempregados unidos por uma só causa –o Sport Club Internacional.

Personagens
Vanessa Trindade Oliveira, estudante de 15 anos, sempre vai ver o Inter, impreterivelmente. Ela é levada pelo seu pai, Júlio César Trindade Oliveira, 44 anos. Na segunda-feira, Vanessa afirmou que o time, claro, "está péssimo". Contudo, afirmou que a esperança é de título na quinta-feira, contra o Pachuca do México.

Já Júlio César salientou que está muito descontente com o presidente do Inter, Vitório Píffero, e com o vice Giovanni Luigi. Ele sugeriu a substituição, imediata, de Luigi. "Já que não dá para tirar o presidente, tira o vice pelo menos", brincou.

A jovem Vanessa contou que, recentemente, teve um desentendimento com um flamenguista na aula. Ela está no segundo ano do ensino médio e estuda em uma escola da Ulbra. Na discussão, a colorada ficou muito descontente depois que o flamenguista disse "que futebol não é coisa de mulher" e que o Inter ganhou o mundial "apenas porque teve sorte". Antes que acontecesse algo mais sério, os colegas e professores colocaram "panos quentes" no embate.

Adega
Cláudio, proprietário da Adega, contou que está em Palmas desde 1996. Quando não havia a “tecnologia”, os colorados se reuniam da mesma forma. Os jogos eram acompanhados no velho rádio com o sistema de ondas curtas. A reunião servia, ainda, para ver as (poucas) partidas do Inter transmitidas em rede nacional de televisão.

A TV por assinatura, a partir de 2004, melhorou a situação de todos. Hoje, a Adega fica em uma área quase central de Palmas e tem sete funcionários.

pIMG_6815.jpg

Diariamente o local recebe um considerável fluxo de pessoas, em busca de vinhos, queijos, erva-mate e outras “especiarias do Sul”, mas todos sabem que, em dias de jogos, as coisas mudam e são os torcedores que mandam. O proprietário, inclusive, deixa isso bem claro. Aos domingos e feriados, ele abre apenas para os jogos e quase não atende fregueses “comuns”.

Por Daniel Machado e Marcio Santos
- Correspondentes do Impedimento no Tocantins

Publicado em junho 15, 2007 10:58 AM

Comentários

Excelente, Marcio. Colaborações sempre sensacionais.

Fiquei feliz de ver colorados unidos no Tocantins. E me deu uma puta vontade de VISITÁ-LOS. Simpatizei com o estabelecimento. Não foi difícil me imaginar tomando umas geladas.

O texto foi publicado com atraso por responsabilidade exclusivamente nossa. Não foi alterado em respeito aos autores e porque espero que vocês tenham alguma noção de contextualização. rhshhs

Impagável esse SUPORTE do decodificador.

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 15, 2007 11:10 AM

Só poderia ser uma BRAHMA ao invés de uma caixa de Skol para apoiar o projetor.

- Corneteiro

Publicado por: Hermano em junho 15, 2007 11:12 AM

genial, douglas.

proponho uma EXPEDIÇÃO COLORADA a tocantins.

[p.s.: tem bastante mulher por lá? aldsçkjsadl]

Publicado por: dante em junho 15, 2007 11:20 AM

genial, douglas.

proponho uma EXPEDIÇÃO COLORADA a tocantins.

[p.s.: tem bastante mulher por lá? aldsçkjsadl]

Publicado por: dante em junho 15, 2007 11:25 AM

Só deve faltar as polar
=/

o que deve ser uma pena...

só pra completar o bairrismo...

mas podia ser serra malte, que é muito melhor....

Publicado por: Thiago Pitoni em junho 15, 2007 11:26 AM

danta a perigo. hshahhahaha

Publicado por: Lila, a groupie em junho 15, 2007 11:28 AM

*dante

Publicado por: Lila, a groupie em junho 15, 2007 11:30 AM

agora estou NA VITRINE, tenho que aproveitar. sdaffeqf

Publicado por: dante em junho 15, 2007 11:32 AM

SAVE VANESSA

Publicado por: Ricardo em junho 15, 2007 12:16 PM

o bagual segurando o mate, DE AZUL, é secador

Publicado por: fabio em junho 15, 2007 12:37 PM

o bagual segurando o mate, DE AZUL, é secador

Publicado por: fabio em junho 15, 2007 12:37 PM

o bagual segurando o mate, DE AZUL, é secador

Publicado por: fabio em junho 15, 2007 12:38 PM

Muito legal o local. Aqui em Chapecó temos o reduto colorado também inclusive tendo carreata e buzinaços depois do último jogo por parte de alguns, mas méritos pro pessoal la de Tocantins longe pacas.

Publicado por: Christian em junho 15, 2007 3:44 PM

o q q aquele alemão de azul faz ali? olha o mijo secador!

Publicado por: Eduardo em junho 15, 2007 4:12 PM

VANESSA! VANESSA! VANESSA!

Publicado por: Lucas em junho 15, 2007 4:34 PM

Douglas, desculpa véio mas o Marcio está quase te superando nos posts. Sensacional!

Te pucha ai tchê!

Publicado por: Roger em junho 15, 2007 5:01 PM

Marcio é mestre. E a SOMBRA, assim como num time, também é positiva aqui no Impedimento.

E quem ganha são vocês, leitores. (com voz de locutor de rádio AM)

Publicado por: Douglas Ceconello em junho 15, 2007 6:20 PM

Putz, vou importar uma mateira do Tocantins. Tem até um lugarzinho pra escorar a chaleira ou o pé + o celular... çençaçional!

Publicado por: Caue em junho 16, 2007 4:57 AM

VANESSA, QUERIDA, GERAL ESTÁ CONTIGO!! =D

Publicado por: amigo em junho 17, 2007 7:44 PM

Busca


Categorias

Arquivos