« Psicológos atendem fãs ingleses de 'música sombria' | Página Principal | Ganhador do Ig Nobel, físico já levitou sapos e descobriu adesivo em lagartixas »

Estudo avalia se vírus deixa obeso

agosto 21, 2006

Os estudos avaliam se é possível ser uma pessoa obesa graças a um vírus presente no ar.

Com ou sem a adoção da "dieta genética", médicos lembram que o melhor caminho contra a gordura é mesmo ficar de boca fechada. (Folha de São Paulo)

Folha de São Paulo

São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2006

Estudo avalia se vírus deixa obeso

Pesquisas nos Estados Unidos investigam se microorganismos podem levar a um ganho exagerado de peso

Também gera polêmica a "dieta genética", que define a alimentação de acordo com exames que mapeiam a atividade do organismo

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Descobertas sobre causas e tratamentos para a obesidade geram polêmica e ameaçam os conceitos atuais. Um grupo de pesquisadores nos EUA descobriu que o adenovírus, causador da gripe, também pode gerar obesidade. Segundo eles, 30% dos obesos apresentam o vírus; entre os magros, 5%. Os estudos avaliam se é possível ser uma pessoa obesa graças a um vírus presente no ar.

Outra equipe de cientistas, também norte-americanos, pesquisa a relação entre os micróbios da flora intestinal e a doença. Esses micróbios, em algumas pessoas, facilitam a absorção de calorias.

No Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso, segundo dados do IBGE.

Já o tratamento caminha para a era da "dieta genética": a partir de testes será possível descobrir quais as falhas nos genes que fazem uma pessoa engordar, permitindo a elaboração de um tratamento individualizado. Remédios e alimentação passam a ser voltados especificamente para tentar "enganar" essas falhas e fazer o organismo trabalhar melhor.

Com ou sem a adoção da "dieta genética", médicos lembram que o melhor caminho contra a gordura é mesmo ficar de boca fechada. (Folha de São Paulo)

Walter Valdevino Dieta , Estudo , Obesidade , Terapias Alternativas Comentários (0) Comentários (0)