« Fraude leva revista Science a rever política editorial | Página Principal | Pesquisa revela que casar engorda »

Mulheres que dormem mais têm menos chances de engordar

dezembro 1, 2006

As mulheres de meia-idade que dormem bem - pelo menos sete horas por noite - têm menos chances de engordar, segundo um estudo que confirma outras pesquisas que relacionam a falta de sonho ao ganho de peso. É uma questão preocupante em uma sociedade cada vez mais insone, principalmente desde a chegada da Internet, e onde a obesidade é um dos mais graves problemas enfrentados pela saúde pública.

A explicação deste fato não está clara: a maior parte dos especialistas acredita que a falta de sono altera o funcionamento dos hormônios que regulam o controle do apetite, embora haja quem pense que as pessoas que dormem menos comem mais e fazem menos exercício por causa do cansaço. (Estado)

Mulheres que dormem mais têm menos chances de engordar

A conclusão é de um estudo feito com 68 mil mulheres durante 16 anos

EFE

SAN FRANCISCO, EUA - As mulheres de meia-idade que dormem bem - pelo menos sete horas por noite - têm menos chances de engordar, segundo um estudo que confirma outras pesquisas que relacionam a falta de sonho ao ganho de peso. É uma questão preocupante em uma sociedade cada vez mais insone, principalmente desde a chegada da Internet, e onde a obesidade é um dos mais graves problemas enfrentados pela saúde pública.

O estudo, que acompanhou a trajetória de 68 mil mulheres de meia-idade durante 16 anos, chegou à conclusão de que aquelas que dormem mais à noite têm uma tendência menor a engordar com o passar do tempo. As mulheres que dormem em média cinco horas têm três vezes mais probabilidade de engordar que aquelas que o fazem durante um mínimo de sete.

A explicação deste fato não está clara: a maior parte dos especialistas acredita que a falta de sono altera o funcionamento dos hormônios que regulam o controle do apetite, embora haja quem pense que as pessoas que dormem menos comem mais e fazem menos exercício por causa do cansaço.

Neste estudo, os autores descartaram que o ganho de peso seja fruto das calorias extras, pois aquelas que dormiam menos também comiam menos, e as diferenças em atividade física também não pareciam influir no acúmulo de quilos.

Embora as razões não estejam claras, parece não haver dúvida de que o sono tenha influência no peso. "Aumentar as horas de sono entre aquelas pessoas que dormem menos de sete horas cada noite pode representar um método inovador de evitar a obesidade", declararam os autores do estudo, elaborado pela Universidade de Cleveland e publicado no American Journal of Epidemiology.

Entretanto, este não é o único "mistério" envolvendo o sono das mulheres. Outra pesquisa publicada na metade do ano afirma que as mulheres dormem mais que os homens - em média 50 minutos a mais - e conseguem adormecer com mais facilidade.

Sendo assim, elas adormecem 13 minutos depois de por a cabeça no travesseiro, em comparação aos 18 minutos necessários para os indivíduos do sexo masculino.

Este relatório não só lançou uma luz sobre as diferenças entre os sexos na hora de aproveitar o tempo na cama, mas também revelou que a população dorme menos do que se pensa. "À medida que sabemos mais sobre a importância do sono para a saúde, percebemos que as pessoas estão dormindo cada vez menos", disse Diane Lauderdale, professora da Universidade de Chicago, entidade que elaborou a pesquisa.

A maior parte das mulheres pesquisadas passou em média 7,5 horas na cama, mas só aproveitou 6,1 horas, tempo que foi medido por um tipo de relógio colocado no pulso que mede os movimentos do corpo.

O estudo também mostrou que as pessoas com menos recursos econômicos dormem menos que os mais ricos, possivelmente pelo fato de estes últimos terem menos preocupações e maior facilidade para controlar o ambiente no qual descansam.

O tempo dedicado ao sono diminuiu consideravelmente desde o início do século 20, quando a média era de nove horas por noite. A partir dos anos 70, esta relaxante atividade caiu para sete horas por noite, possivelmente por causa da televisão, de uma maior oferta de diversão e também do aumento estresse no trabalho.

Hoje, dormem menos, em uma sociedade que fica aberta as 24 horas do dia. As conseqüências são graves,já que, além da obesidade, a falta de sono traz dificuldades para se concentrar e inclusive maiores índices de diabetes, hipertensão e acidentes de estrada. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo , Ronco , Terapias Alternativas Comentários (1) Comentários (1)