« Suor de atletas pode espalhar hepatite B, diz estudo | Página Principal | Descarregar a raiva não acalma e até faz mal, diz avaliação »

Crescer rápido diminui risco de colesterol, diz estudo

março 1, 2007

A pesquisa descobriu que o crescimento das pernas parecia ter a ligação mais forte com o colesterol mais baixo. Os cientistas sugerem que características do ambiente em que a pessoa cresceu, nutrição, infecções e estresse podem afetar o crescimento das pernas e o risco cardiovascular. (Terra)

Crescer rápido diminui risco de colesterol, diz estudo

Um estudo financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha indica que adultos que cresceram mais rapidamente têm menos chances de ter colesterol alto. A pesquisa, feita por cientistas da University of East Anglia (leste da Inglaterra), analisou a trajetória de pesos e alturas de três mil pessoas nascidas em uma semana de março de 1946.

Foram tiradas as medidas dos participantes nas idades de dois, quatro, sete, 15, 36 e 53 anos, com um exame para examinar a presença da gordura no sangue na última checagem.

Os resultados mostraram que, quanto mais rápido as pessoas cresciam antes da idade de dois anos e depois dos 15 anos, mais baixo era o colesterol aos 53.

O mesmo estudo, publicado na revista Journal of Epidemiology and Community Health, descobriu que o ganho de peso depois dos 15 anos aumentou os níveis de colesterol.

Peso
A presença de alta concentração de colesterol no sangue está ligada a uma série de doenças graves em pessoas de meia-idade ou mais velhas, incluindo doenças cardíacas e derrames.

A pesquisa descobriu que o crescimento das pernas parecia ter a ligação mais forte com o colesterol mais baixo. Os cientistas sugerem que características do ambiente em que a pessoa cresceu, nutrição, infecções e estresse podem afetar o crescimento das pernas e o risco cardiovascular.

Segundo eles, os benefícios do crescimento depois dos 15 anos podem estar relacionados a descobertas anteriores, que indicaram que o início da puberdade está ligado a uma dieta pobre, falta de exercício e maior consumo de álcool.

Níveis mais altos de gordura corporal aos 36 e aos 53 anos e rápido ganho de peso também estão ligados a um nível total de colesterol mais alto, incluindo níveis mais altos do colesterol "de lipoproteína de baixa densidade", freqüentemente chamado de colesterol "ruim".

Cientistas já sabiam que o peso ao nascimento é importante na saúde futura, mas o crescimento em períodos curtos que foi medido não estava ligado a isto - ou ao status econômico e social da pessoa analisada. (Terra)

Walter Valdevino Colesterol , Estudo Comentários (0) Comentários (0)