« Pesquisa diz que cor vermelha reduz a performance em testes | Página Principal | Crescer rápido diminui risco de colesterol, diz estudo »

Suor de atletas pode espalhar hepatite B, diz estudo

março 1, 2007

A advertência usual para o público é de que os maiores riscos de infecção pelo vírus são através de relações sexuais sem proteção e por meio de sangue infectado.

A pesquisa realizada na Universidade Celar Bayar, na Turquia, sugere que, em algumas circunstâncias, o suor de uma pessoa infectada pode ter uma quantidade de vírus semelhante ao sangue. (BBC)

Suor de atletas pode espalhar hepatite B, diz estudo

Estudo sugere testes sangüíneos regulares em atletas

Uma pesquisa realizada por cientistas turcos indica que o vírus da hepatite B pode se espalhar pelo suor durante a prática de esportes de contato e sugere que praticantes de modalidades como luta livre sejam submetidos a testes regulares para detecção do vírus.

Um levantamento com 70 lutadores olímpicos indicou que oito deles tinham o vírus em seu suor. O estudo foi publicado pela revista científica British Journal of Sports Medicine.

O vírus da hepatite B provoca uma infecção séria e crônica no fígado em 5% dos adultos infectados.

A infecção pode durar por toda a vida e provocar problemas graves no fígado como cirrose ou câncer, com muitos pacientes morrendo como resultado.

A advertência usual para o público é de que os maiores riscos de infecção pelo vírus são através de relações sexuais sem proteção e por meio de sangue infectado.

Sangramentos

A pesquisa realizada na Universidade Celar Bayar, na Turquia, sugere que, em algumas circunstâncias, o suor de uma pessoa infectada pode ter uma quantidade de vírus semelhante ao sangue.

A pesquisa se concentrou em lutadores entre 18 e 30 anos, que responderam um questionário sobre os efeitos do esporte sobre seus corpos.

Muitos deles disseram ter freqüentemente sangramentos ou ferimentos profundos durante treinamentos ou competições, abrindo espaço para a transmissão do vírus de maneira convencional.

Nenhum dos 70 lutadores avaliados tinham infecções ativas provocadas pela hepatite B, mas os testes de sangue revelaram que nove deles tinham o vírus. Oito deles também tinham o vírus em seu suor.

Algumas confederações de esportes de contato já realizam testes obrigatórios para HIV para os atletas, mas os pesquisadores dizem que a hepatite é uma questão mais importante, porque os níveis do vírus tendem a ser maiores no sangue, tornando o contágio mais fácil. (BBC)

Walter Valdevino Esportes , Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)