« Propaganda de alimentos gordurosos aumenta obesidade infantil, diz estudo | Página Principal | Uma em cada três 'tem vergonha de ficar nua na frente do parceiro' »

Realizar multitarefas derruba eficiência, diz pesquisa

março 29, 2007

Cientistas mostram que ler, falar o telefone, estudar e usar o computador ao mesmo tempo aumenta a chance de erros e o tempo de execução de cada tarefa (Estado)

Realizar multitarefas derruba eficiência, diz pesquisa

Cientistas mostram que ler, falar o telefone, estudar e usar o computador ao mesmo tempo aumenta a chance de erros e o tempo de execução de cada tarefa

Agência Estado

SÃO PAULO - Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo faz com que a eficiência seja substancialmente menor se comparada com as mesmas tarefas realizadas isoladamente, comprovam estudos publicados pelo jornal The New York Times.

Pessoas que assistem à televisão, escrevem, lêem e falam ao telefone ao mesmo tempo não fazem nenhuma das coisas eficientemente afirma a pesquisa.

Um dos casos mais comuns de pessoas multitarefa são aquelas que falam ao celular enquanto dirigem. Nesses casos, pesquisas mostram que o celular - mesmo aquele que possui fones de ouvido e deixa as mãos livres - tem o mesmo efeito do álcool se somados à direção.

“Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo deixa as ações mais lentas, aumentando a chance de erro em uma delas ou todas", diz David E. Meyer, cientista e diretor do Laboratório do Cérebro, Cognição e Ação da universidade de Michigan. "Interrupções ou distrações são péssimos para a capacidade cerebral de processar informações de uma forma contínua."

O cérebro humano, com seus bilhões de neurônios e trilhões de ligações sinápticas (o ponto de conexão de duas dessas células) é uma usina de processamento, diz o NYT, contudo, "uma pequena distração limita potencialmente a capacidade do cérebro de se concentrar em duas coisas de uma vez", afirma René Marois, neurocientista e diretor do laboratório de Processamento Humano de Informações, da Universidade de Vanderbilt.

Marois e outros três pesquisadores publicaram um artigo, na revista especializada Neuron, no qual eles reportavam os resultados de uma pesquisa sobre o assunto. Nela, os acadêmicos realizaram ressonâncias magnéticas para mapear o cérebro de alguém realizando mais de uma tarefa ao mesmo tempo com o intuito de medir quanta eficiência é perdida quando não há foco em um só trabalho.

Pesquisa

Os voluntários na pesquisa receberam duas tarefas, tendo de responder a estímulos sonoros e visuais. No primeiro teste, era preciso apertar o botão correto em um teclado correspondente a um som. A outra tarefa envolvia o pronunciamento de vogais assim que uma imagem aparecesse na tela.

Os resultados mostraram que não havia atraso no raciocínio quando os participantes receberam uma tarefa de cada vez, mas quando as ações eram realizadas ao mesmo tempo.

Nas tarefas diárias, um segundo perdido pode ser insignificante. Porém, ressaltou o pesquisador, esse mesmo segundo perdido na direção de um carro a 60 km/h pode ser fatal.

Os jovens, segundo o senso comum, parecem mais aptos às multitarefas - basta perceber um deles usando e-mail, conversando em um programa de mensagens instantâneas e ouvindo seus MP3 players ao mesmo tempo.

Contudo, uma pesquisa recente do Instituto para o Futuro da Mente, da Universidade de Oxford, mostrou que o senso comum está em xeque. Dois grupos (um de pessoas com idades entre 18 e 21 anos e outro entre 35 a 39) foram submetidos a um teste de multitarefas.

Durante 90 segundos, os participantes teriam de traduzir imagens em números utilizando um código simples. O grupo jovem foi superior ao segundo grupo na primeira bateria de testes. Mas bastou um toque de celular como interrupção para os níveis de atenção caírem e o grupo dos velhos superá-los em velocidade e precisão.

"Os velhos pensam mais devagar, mas têm fluidos cerebrais mais rápidos, então eles conseguiam bloquear qualquer interrupção e focar em uma só função," disse Martin Westwell, um dos diretores do instituto.

Era da computação

Na era dos computadores, a tecnologia não é visto só como um fator de sobrecarga de informações, mas como o principal deles.

Especialistas afirmam que muitas pessoas se dizem capazes de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo tanto no trabalho, como em casa ou no trânsito.

Mas estas pessoas devem receber alguns conselhos: veja os e-mails uma vez a cada hora, no máximo; escutar música, mesmo que em baixo volume, durante uma leitura tira a concentração. Outras distrações - como músicas altas, mensagens instantâneas e a TV - derrubam a performance.

A resposta para a sobrecarga de funções, então, está em como gerenciar a tecnologia, e não em como aprender a usar tudo de uma só vez. (Estado)

Walter Valdevino Comportamento , Esportes , Miolos Comentários (0) Comentários (0)