« Cabeleireiros são os profissionais mais felizes, diz pesquisa | Página Principal | Veneno de aranha pode ser usado para combater a impotência »

Sexta-feira 13 é o dia com mais acidentes de carro, diz estudo

abril 12, 2007

Os motoristas 'adaptam seu comportamento ao mito do dia 13'

O índice de acidentes, curiosamente, é 13% maior quando o dia 13 do mês cai nem uma sexta-feira, tornmado (SIC) o dia o mais azarado para motoristas de carro. (BBC)

Sexta-feira 13 é o dia com mais acidentes de carro, diz estudo

Os motoristas 'adaptam seu comportamento ao mito do dia 13'

As incidências de acidentes de carro são maiores nas sextas-feiras que caem no dia 13 do qualquer outro dia do mês, de acordo com pesquisa de uma companhia de seguros britânica.

O índice de acidentes, curiosamente, é 13% maior quando o dia 13 do mês cai nem uma sexta-feira, tornmado o dia o mais azarado para motoristas de carro.

O estudo da Norwich Union foi feito com base em estatísticas de acidentes notificados por seus clientes entre 2002 e 2006 - período em que foram registradas seis sextas-feiras caindo em dias 13.

Quando o dia 13 cai em qualquer outro dia da semana, o número de acidentes notificados à seguradora por motoristas chega a ser inferior à média dos outros dias.

"Nossa análise sobre os dias perigosos para dirigir deu algum crédito às supertições das pessoas em torno da sexta-feira 13", disse Nigel Bartram, da Norwich Union.

"Embora seja difícil dizer ao certo porque isso ocorre, uma razão pode ser que as pessoas mudam sua atuação ao volante em resposta a um dia visto como 'azarado'."

"Na verdade, mudar o comportamento ao volante numa reação ao que é visto como risco - e não a um risco real como neve ou gelo (na pista, que pode levar a derrapagens) - não se traduz necessariamente em direção mais segura", concluiu Bartram.

Ele acredita que ao alterar seu comportamento para mudar 'a sorte', os motoristas podem confirmar a crença de que alguma coisa ruim vai acontecer.

O dia mais seguro, aparentemente, é o dia 26 do mês. Nesta data, o número de notificações de motoristas à seguradora britânica costuma ficar 8% abaixo da média diária. (BBC)

Walter Valdevino Colesterol , Estudo , Suspeitas Comentários (0) Comentários (0)