« Ver os amigos 'vale um salário de R$ 30 mil', diz estudo | Página Principal | Velocidade de pedestres nas capitais subiu até 10% »

Cinqüentões vivem hoje 'como jovens viviam há 50 anos', diz estudo

maio 2, 2007

Compras, atividades sociais, esportes e viagens tomaram o lugar das tarefas domésticas entre os cinqüentões, diz o estudo, encomendado pela organização beneficente britânica Help the Aged e realizado pelo instituto de pesquisas Future Foundation.

Tiram férias oito ou nove vezes por ano em comparação com apenas uma ou duas vezes em 1957. (BBC)

Cinqüentões vivem hoje 'como jovens viviam há 50 anos', diz estudo

O relatório questiona estereótipos de o que é ter mais de 50 anos

Por causa de profundas tranformações no seu estilo de vida, os que tem mais de 50 anos se comportam hoje como os jovens que tinham 25 anos há meio século atrás, um estudo revela.

Segundo pesquisadores, embora muito tenha mudado nos estilos de vida de pessoas de todas as idades nas últimas cinco décadas, é no grupo com mais de 50 anos que aconteceram as maiores transformações demográficas e sociais.

Compras, atividades sociais, esportes e viagens tomaram o lugar das tarefas domésticas entre os cinqüentões, diz o estudo, encomendado pela organização beneficente britânica Help the Aged e realizado pelo instituto de pesquisas Future Foundation.

Segundo especialistas, a mudança no comportamento dos com mais de 50 se deve à uma mudança na forma de encarar a vida.

"Hoje, 50 (anos) está mais perto do meio da nossa vida do que do fim", disse O psicólogo Martin Lloyd-Elliott, que prestou consultoria aos pesquisadores.

'Meio da vida'

O relatório questiona os estereótipos freqüentemente associados aos cinqüentões.

Lloyd-Elliott disse que apesar de nossa sociedade dar muito mais atenção à cultura jovem, mudanças mais radicais e transformadoras vêm acontecendo entre os maiores de 50.

Para o especialista, ao invés de um "fechar de portas para a segunda metade da vida, há um abrir de novas portas, muito mais otimista, um espírito de bons tempos estão por vir", diz ele.

A expectativa de vida para aposentados na Grã-Bretanha também mudou. Um aposentado vive hoje cerca de 18 anos e meio, quase o dobro da média nos anos 50.

Fatores econômicos também influenciam a transformação: os maiores de 50 têm hoje uma poupança três vezes maior do que seus equivalentes em 1957.

Como resultado, eles têm mais dinheiro para gastar.

Tiram férias oito ou nove vezes por ano em comparação com apenas uma ou duas vezes em 1957.

Ficaram mais aventureiros: o número de viagens para lugares fora da Europa e da América do Norte entre pessoas com idades entre 55 e 64 anos duplicou nos últimos dez anos.

Os maiores de 50 fazem esportes, hoje, com tanta seriedade quanto os jovens de 25 anos, cinco décadas atrás: a média é uma hora por semana.

Quando se somam também as atividades de lazer, os cinqüentões de hoje batem de longe os de 1957. Eles gastam quase três horas a mais por semana se divertindo e se exercitando.

A febre do consumo também contagiou as gerações mais velhas. Elas passam duas vezes mais tempo fazendo compras do que seus equivalentes nos anos 50.

E os que já se aposentaram passam mais tempo nas compras do que jovens com entre 16 e 24 anos hoje.

Mas para acomodar as férias, as compras, o esporte o o lazer, as atividades domésticas tiveram de ceder lugar.

Em 1957, os maiores de 50 passavam seis horas e meia cuidando da casa. Hoje, três horas bastam. (BBC)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)