« Cinqüentões vivem hoje 'como jovens viviam há 50 anos', diz estudo | Página Principal | Pistache 'reduz riscos de problemas cardíacos', diz estudo »

Velocidade de pedestres nas capitais subiu até 10%

maio 2, 2007

De acordo com o estudo, os pedestres nas capitais andam cerca de 10% mais rápido do que há uma década - o que não significa, contudo, que essas pessoas estão mais saudáveis. O local com os pedestres mais velozes é Cingapura; Curitiba é a sexta colocada na lista das cidades.

De acordo com o British Council, que organizou o estudo, os pedestres foram cronometrados nas avenidas das 32 cidades - sempre à distância, para que não mudassem seu ritmo natural em função da presença dos observadores. (Veja)

Velocidade de pedestres nas capitais subiu até 10%

Uma pesquisa internacional realizada em 32 grandes cidades comprovou que o ritmo do cotidiano das pessoas está cada vez mais acelerado. De acordo com o estudo, os pedestres nas capitais andam cerca de 10% mais rápido do que há uma década - o que não significa, contudo, que essas pessoas estão mais saudáveis. O local com os pedestres mais velozes é Cingapura; Curitiba é a sexta colocada na lista das cidades.

De acordo com o British Council, que organizou o estudo, os pedestres foram cronometrados nas avenidas das 32 cidades - sempre à distância, para que não mudassem seu ritmo natural em função da presença dos observadores. Os moradores de Cingapura levam em média 10,55 segundos para percorrer 20 metros, superando os de Copenhague (Dinamarca), com 10,85 segundos, e Madri (Espanha), com 10,89.

Em Curitiba, os pedestres percorrem 20 metros em 11,13 segundos, tempo inferior ao que é gasto pelos moradores de Berlim, Nova York, Utrecht e Viena, cidades que aparecem logo abaixo na lista das dez mais "rápidas". O coordenador da pesquisa, Richard Wiseman, afirma que a tendência é preocupante. "Acelerar pode provocar vários problemas, especialmente ataques cardíacos", disse ele em entrevista à rede BBC. (Veja)

Walter Valdevino Comportamento , Estudo Comentários (0) Comentários (0)