« Usuários do YouTube preferem bichinhos à política | Página Principal | Chitas fêmeas são 'promíscuas', diz estudo »

Especialistas recomendam cerveja para reidratar atletas

maio 29, 2007

da Efe, em Granada

A ingestão moderada de cerveja após o exercício físico favorece a reidratação dos atletas sem prejudicar suas capacidades psicocognitivas, segundo estudos de especialistas em nutrição.

A conclusão, que pode parecer um contra-senso, foi apresentada nesta terça-feira por seus autores em um simpósio realizado em Granada, sul da Espanha, com o tema "Cerveja, Esporte e Saúde".

A recomendação foi incluir cerveja na dieta diária dos atletas. Os especialistas ressaltaram as propriedades antioxidantes da bebida, que também favorece o sistema cardiovascular.

Em entrevista coletiva, o cardiologista e ex-jogador de basquete Juan Antonio Corbalán afirmou que a cerveja tem um perfil "excelente", por conseguir uma hidratação eficaz do organismo após o exercício físico.

Segundo Corbalán, o baixo teor alcoólico da bebida é "absolutamente compatível" com o rendimento esportivo de alto nível, "sempre levando-se em conta que a quantidade de cerveja ingerida deve ser adequada à capacidade do organismo de metabolizar o álcool".

Tabu

O cardiologista mencionou a necessidade de eliminar determinados "tabus' em relação ao sumo da cevada, que definiu como "a primeira bebida para o atleta, após a água".

Manuel Castillo Garzón, catedrático de fisiologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, afirmou que, segundo pesquisas, a ingestão moderada de cerveja não piora as capacidades psicocognitivas dos atletas porque não provoca a perda de campo de visão nem leva a um maior número de erros.

Garzón acrescentou que o consumo da bebida aumenta a tolerância ao esforço físico e reduz o estresse que representa fazer exercícios em condições extremas.

Teste

Para chegar a essas conclusões, o especialista avaliou as capacidades cognitivas e locomotoras de um grupo de jovens que, de forma aleatória, beberam cerveja ou água após fazer esporte em um quarto a 40ºC, situação que favorecia a desidratação.

Castillo Garzón analisou as capacidades dos jovens antes e uma hora e meia depois do exercício. Para isso, usou um sistema especial que mede a reação dos pilotos de caças a determinados estímulos.

O experimento permitiu ao cientista aprovar os benefícios do consumo moderado de cerveja para os atletas. (Folha)


Walter Valdevino Esportes , Estudo , Terapias Alternativas , Álcool Comentários (0) Comentários (0)