categoria:: cinema
El día de la bestia

Existem alguns filmes que assisti durante a minha adolescência que gostaria de rever, mas dos quais não tenho qualquer informação a não ser algumas cenas espalhadas aqui e ali.

Fiquei sabendo recentemente que um deles era El Día de La Bestia, filme espanhol de 1995 sobre um padre que descobre que o anti-cristo vai nascer na noite de natal em Madrid. Transtornado, usa drogas, mata velhinhas e escuta heavy-metal para conseguir contatar o diabo e descobrir o lugar exato do nascimento. Um belo filme do diretor Álex de la Iglesia, recentemente nos cinemas com Crimen Ferpecto.

Mas tem outro dessa série de filmes que tem me deixado inquieto. A história se passa na idade média, em uma pequena comunidade de mineiros que está sendo dizimada pela peste. Tem um barco negro, e tudo é meio vultuoso e escuro.

Nesse vilarejo um garoto começa a ter visões de torres de uma igreja branca, e então eles juntam um grupo de pessoas para cavar um túnel. Vão cavando até que chegam a um complexo de galerias de esgoto de alguma cidade. Saem à superfície e se deparam com o futuro ('90), carros, televisão, e todo o mais. No final chegam à igreja, sobem na torre e um deles cai e morre (será?).

Tenho a impressão que também é uma produção espanhola, mas pode ser que seja tudo um elaborado sonho da minha infância. Alguém conhece esse filme?