categoria:: política
ainda sobre o DCE da PUC

As últimas eleições na PUC tiveram cerca de 3000 votantes, dentro de um universo de mais de 30.000 alunos. Tal situação se confirma pois o voto no pleito para o diretório central não é obrigatório. Por outro lado, todos os alunos da universidade recebem automaticamente uma cobrança de R$3,00 junto com as mensalidades de seu curso. Neste caso, o pagamento também seria opcional, mas de uma forma quase que obrigatória: se o aluno não quiser pagar deve dirigir-se pessoalmente ao DCE para retirar sua contribuição.

Como podemos concluir a partir do número de votantes, o estudante da PUC/RS parece estar pouco se lixando com o movimento estudantil. Por essa lógica, ninguém contribuiria com o DCE se a opcionalidade do pagamento ocorresse de maneira inversa (o aluno devendo dirigir-se ao diretório central para declarar que QUER contribuir).

Assim como o estudante não se mobiliza para votar, por uma questão de comodidade (e quem sabe até do sentimento de insignificância de três pila diante dos R$700,00 da mensalidade) o mesmo estudante não vai se dirigir à sede da entidade para desvincular-se dela.

A simples análise desses três dados (número de votantes, número total de estudantes e contribuição mensal) nos coloca diante de um questionamento da real possibilidade de existência de um movimento estudantil representativo dentro das universidades particulares.

Uma solução imediata para acabar com essa hipocrisia seria inverter a forma do pagamento da contribuição estudantil. Assim, o DCE deixaria de embolsar milhões (os quais a oposição sustenta que são desviados para outros fins), e teria que buscar uma atuação mais forte entre os estudantes para conseguir eleger e sustentar-se. Outra possibilidade, também radical, seria decretar a obrigatoriedade do voto para todos os alunos contribuintes - a única maneira de estabelecer um diretório central realmente representativo, e que busque atender as reivindicações de todos os estudantes.

Como a segunda opção é claramente inviável, e duvido que qualquer uma das chapas concorrentes ao cargo aceitasse a primeira, sugiro que voltem para suas salas estofadas e ar-condicionadas e parem de encher o saco. Ponto.