categoria:: política
estrelas

Fora um breve deslocamento duas quadras abaixo e consequentemente duas acima, em nada mudou meu domingo o pleito quadri-anual que se fez ocorrer nessas cercanias.

Famílias inteiras que poucos anos atrás estariam vermelhas da cabeça aos pés - o pai distribuindo panfletos aos transeuntes, as meninas com adesivos colados nas bochechas, a mãe fazendo sinais com as mãos aos carros que passam em euforia -, ontem saíram pra passear com o cachorro e comer pipoca no parque. Porto Alegre antes retratada como a cidade em que todos se envolviam na disputa eleitoral, colorindo as ruas e fazendo valer a cidadania sob sua administração popular, amanheceu apenas mais um domingo.

Obrigada, Lula, pelas bandeiras que ficaram enroladas. Na minha casa e em Porto Alegre inteira. - sábado em Offset75

No dia anterior às eleições presidenciais de 2002, lembro que escrevi de certa forma emocionado com o que estava por acontecer. Eu que cresci junto com o partido - o clássico pt desde criancinha -, acompanhava os anos de disputa que finalmente pareciam dar algum resultado - Porra, presidente!! pensava, ou melhor, pensávamos muitos.

E agora me quiedo meio sem perspectivas diante de uma esquerda cada vez mais enfraquecida. No resto do país, o neopopulismoenganapovo cresce assustadoramente e ocupa 398 prefeituras no país. As tentativas de mobilização global com o Fórum Social parecem ter esbarrado em si mesmas e os movimentos anti-qualquer coisa já não tem o peso indicativo de mudança que tinham há pouco. Enquanto isso, nossos amigos listrados escolhem entre o sujeito claramente comprometido intelectualmente que diz que vai acabar com o mundo e o rosto bonzinho que pratica windsurf e que não fará nada muito diferente disso.


Vou ali carnear uma ovelha e já volto. Vocês perceberam que os jacarandás começaram a florescer?