categoria:: jornalismo , world wide web
Jornalismo e Blogs

O The Observer agora tem um blog. E que blog.

O periódico dominical mais antigo do mundo publicado pelo The Guardian agora será acompanhado diariamente por tudo que a ferramenta oferece. RSS, posts via celular, posts de audio via Podcast, links via del.icio.us, categorias, comentários e trackbacks farão a festa dos jornalistas-blogueiros.

Mas o que mais me chamou a atenção foram dois novos gimmicks que certamente vão começar a aparecer em outros lugares (quiça aqui no insanus). O primeiro, batizado pelos criadores de The Folksonomic Zeitgeist (do alemão; o espírito dos tempos, denotando o clima intelectual e cultural de uma era), reúne na página principal do blog palavras chaves abordadas pelos autores nos últimos sete dias. O tamanho da fonte de cada palavra-chave muda em relação quantitativa ao seu uso, mostrando os temas que estão em voga.

O segundo aparece nas páginas individuais das matérias e trata de contextualizar o momento em que o post foi feito. Sob o título de Contemporaria, o box apresenta a manchete do The Guardian e da BBC relativa à data e hora do post. Além disso, as palavras-chave do texto são linkadas à uma busca no technorati, permitindo o acesso ao assunto em demais blogs da Rede.

Para completar, pretendem lançar em breve seu colophon, onde irão disponibilizar o código fonte e templates do blog. Será que preciso dizer que eles estão usando o Movable Type?