Links
Colorado
Cardosonline
Malvados
Kibeloco
Superguidis
Andriobueno
Quico
Carmencita
Secosenolhados
Pulhas
Thainá
Vegetariano
Vianamoog
Benvinútil
Loshermanos
:-L
:-L 2
Parada
Fred
Baianos

Arquivos
« PROÍBAM AGORA O SPRITE TAMBÉM | Home | BLOGS RELEVANTES DE VERDADE »


DISQUE BOA AÇÃO BOM DIA

Desde que fiz a asneira de permitir que meu nome conste na lista telefônica de São Paulo venho sendo alvo de uma prática tão odiosa quanto o puro e simples telemarketing (do qual também sou vítima): o achaque das linhas da caridade. Sempre quando ainda estou dormindo, liga alguma voz religiosa que do outro lado da linha cantarola algo como:

- BOM DIA! Tudo bem??? Graças a Deus, né??? Vamos estar hoje no seu bairro...

É neste graças a Deus que tá o gato. Quando ela menciona a palavra Deus, uma pessoa com seus traumas da educação religiosa já fica um pouco mais desconfortável para negacear, imediatamente imagina acima de si o Deus olhando tudo de cara feia tudo o que ele está fazendo e anotando para fazer a média final que levará às delícias de sua convivência ou à Geena do capeta. A coisa fica especialmente mais fácil se esta pessoa é um idoso, já se vendo aos portões do Forum do Juízo Final e dando graças a cada oportunidade que tem de angariar boas ações, numa espécie de depósito no fundo do Senhor, para resgate post-mortem.

É impressionante, dá tão certo que eu obviamente não cedi nenhum centavo, mas o lance todo me toca e me deixa com tanta raiva que cá estou postando sobre isso.

E não é que seja exatamente uma novidade a relação de religião com o achaque vil. A maior crise da Igreja foi ao vender indulgências, Lutero se revoltou, foi excomungado, protestou e hoje a Igreja Universal ameaça a galope virar a maior potência da comunicação brasileira, na primeira ameaça que a toda-poderosa sofre desde que a Manchete fecha as portas.

Não adianta.

A grande verdade é que seres humanos gostam de torrar uma graninha em bobagem, tanto melhor se é no Pic Vida Eterna. Especialmente velhinhas, ficam felicíssimas em dar sua contribuição e se sentir mais pertinho de Deus. É uma satisfação que nenhuma lucidez dá. E no final das contas, o que são uns trocadinhos? Nada na sua mão, caridade (ou enriquecimento gradual e sem escrúpulos, mas quem pode garantir?) na mão dos caridosos. Só sei que daqui deste bolso, por via das dúvidas, não sai nada.

23/05/2007 12:42    | Comentários (4)

resolución 800x600pxs con browsers de la familia Mozilla ||| hermano ponto freitas arroba gmail ponto com