A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« fidel castro e Yoda num romance astral | Home | »


"praçarinho"

Quarta-feira a câmara de vereadores de Porto Alegre aprovou o projeto de Clênia Maranhão que estabelece que pelo menos 30% das ruas e parque sejam batizados com nomes femininos. Claro, o projeto fala em no mínimo 30% para cada sexo, mas isso é balela, o que a vereadora realmente queria e conseguiu é dar mais espaço nas plaquinhas azuis para nomes de meninas. Mesmo que não existam numero suficiente de mulheres para receber a homenagem.

Realmente desconfio que isso tudo, incluindo a briga que os vereadores exaltados tiveram durante a sessão, seja tudo previamente ensaiado. com roteirista e tudo, com acessoria do pessoalzinho do teatro-amigo da prefeitura. Sim, eles bolam esse tipo de asneira pra fazer que a TV Câmara tenha mais audiência. “mãe, vem cá que o Aroldo de Souza vai falar” ou ainda “olha só – há há- a Nêga Diaba pediu questão de ordem”.

Esse projeto ignora totalmente a graça e o descompromisso que é batizar uma rua, que deve ser um processo natural, sem interferência, movido pelos próprios moradores. Claro, se abre uma grande avenida e coloca o nome de um medalhão, ou figurôra: Anita Garibaldi. Aí a cidade cresce e os loteamentos contíguos vão sendo ocupados. Cada beco com a sua história, cada ruela com seus heróis locais. Aos poucos, as ruas que no plano diretor eram B3, C3, e D3 viram Alameda do Ipê, rua Dona Benta e Travessa do Cego – e fica bonito. Mas não! Temos que burocratizar.

Se o nome for feminino, maravilha, que bonito. Mas se não for, algum burocrata vai chegar e proibir. E o mendigo chamado carinhosamente de Nego Mariano não terá espaço para homenagem nem depois de sua morte, nem mesmo com o fim de seu sofrimento e da cirrose, nem mesmo sendo notório que seu barraco foi a primeira construção da rua. Os moradores, mesmo indignados, terão que homenagear alguma vereadora comediante.

Espero, ao menos, que no futuro não haja uma Rua Clênia Maranhão em homenagem a essa lambanceira do PPS. Se é ra ser palhaço que elegessem logo o Zé do Bêlo, ao menos o cara tem capacidade de improviso. O meu voto não faltou.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus