A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Enero09. Abril08. Marzo08. Febrero08. Diciembre07. Noviembre07. Octubre07. Septiembre07. Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.
Considerações Finais - Troféu Imprensa 2005

Obrigado a todos que colaboraram e acompanharam esse maravilhoso evento.

Duas coisas fizeram falta. Plácido Manaya Nunes e a possibilidade de voltar no próprio Silvio. Sempre era legal o pessoal constrangido votando em Porta de Esperança como melhor programa.

Resta a certeza que é um prêmio sem critério, obvio e que tem graça de tão ruim. Ou seja, representa com exatidão ao TV brasileira. Os lampejos de emoção acabam nas substituições erradas do Parreira e quando algum problema técnico surpreende a todos.

Palavra do Comentarista:

Não sei qual a categoria, mas aparentemente a disputa é entre Fausto Silva x Luciano Huck. Faustão vence, mas vale lembrar que a escolha é uma clara retratação com o apresentador que perdeu injustamente na categoria Melhor Programa de Auditório. O Troféu este ano está muito comercial.

Na categoria melhor músico para as camadas humildes da população, o eclético Zeca Pagodinho destroça os sertanejos órfãos Daniel e Leonardo, sagrando-se tricampeão numa das poucas escolhas incontestáveis da noite. É o grande vencedor deste ano, deixando o auditório com 4 troféus variados. Destaque para o final apoteótico, onde um sorteio de carros e DVDs para os internautas eleitores do Troféu Internet foi realizado, encerrando em grande estilo esse que é o verdadeiro Oscar do Brasil. Um grande abraço a todos e até o ano que vem!


Cobertura ao vivo do Troféu imprensa - Bloco Cinco

Pânico e A Diarista empatam entre os jurados como melhor programa de humor. Não dá pra entender, já que o pânico fatura o geral mas não na sua categoria. Tudo bem. Surpresa é que a Diarista agrade alguém. Levando até o prêmio – prestigiadíssimo – Internet.

Sérgio Malheiros e Tais alguma coisa empatam como revelação. Injustiça completa. Ninguém lembrou do Roberto Jefferson? O cara é novela das 8, é IBOPE pra TV Senado. Certo que ele já tinha feito o povo na TV, mas faz muito tempo. Se mensalão não serve pra comprar um trofélzinho desses, não serve pra nada.

Para melhor programa de entrevistas sobrou uma patada do Leonardo Maia para quem colocou Altas Horas nessa categoria. O Dois a Um estraçalhou o Jô – voou toicinho pra todo lado – e o Serginho. Perderam os puxa sacos, mas não ganhou nenhuma mesa redonda com lobby desvairado. Legal mesmo é ver os caras entrevistando o técnico do inter, o Duílho ou o Cabral reclamando de tudo e todos. Entrevista pra mim é mesa redonda e ponto final.

Na seqüência a Luca entra pra receber por melhor musica do ano passado. Como a gente não ta nem aí, só levantamos a orelha pra ouvir bobagem. E ela vem. Luca se diz famosa no Rio Grande do Sul há muito tempo. Eu não lembro. Mas via que eu conhecia e apaguei o seu nome e o seu telefone, devo ter virado a página e ficado em outra. Ela que fique com o mundinho.

Não é querer falar dos meus problemas, mas ela cantando ficou sem propósito. Ela agradece a todos que não acreditaram na carreira dela. De nada.

Depois disso o bloco acaba. Pelo menos pra mim. Então posto isso antes do intervalo mesmo.

Palavra do Comentarista:
Mais uma vez, a pré-seleção deixa a desejar, se esquecendo de incluir os britânicos do Monty Python. Brasileiros deveriam ser proibidos de fazer comédia mainstream.

O ator-mirim Sergio Malheiros vence com justiça a disputa contra a cantora Pitty e Daniel Oliveira (que se não estou enganado é aquele narrador da Band AM) na categoria Revelação. Trata-se de um locutor limitado, que vulgariza a emoção no jogo de futebol, berrando desnecessariamente em arremessos laterais e tiros-de-meta.


Cobertura ao vivo do Troféu imprensa – Bloco Quatro

Melhor programa de auditório. Eu apago o que escrevi e deixo pra lá essa categoria. O Lonardo Mais disse que na briga Faustão e Gugu quem ganha é o publico. Ta bom, me convenceu a não falar no assunto.

No intervalo o Teaser que continha a Hebe virou campanha. Lojas Arno a Magazine Luiza. Não prestei muita atenção, mas tenho motivos pra sorrir.

Cleber Machado, Galvão Bueno e Luciano do Valle. Legal mesmo foi ver uns gols no meio do programa. A Eurocopa com Portugal batendo a Espanha, dá-lhe Maniche! E o Brasil torrando a Hungria em solo Magyar.

Hora ideal pra propor Cleber Machado 2006. Ainda mais quando um cara que cobre novela defende o Galvão Bueno. Nenhum critério esse pessoal. Aceito que o Saulo goste do Galvão, mas não há mais seriedade naquilo. E ainda há uma seriedade medida, se é pra fazer piada faça como o Rock gol, investe na fórmula.

Cleber machado, melhor narrador pra mesa e Galvão pra Internet. aí que ta, quem vota na web tem que preencher todas as categorias, e as noveleiras não sabem quem é quem. Só conhecem o Galvão. Pois assistem futebol de 4 em 4 anos.

Na seqüência melhor programa infantil. O Bom Dia e Cia que tem uns pirralhos que não tem nenhum tato com o TP. Eles. Ficam. Lendo. E. falando. Sem. nenhuma. Emoção.

Os velhotes votaram tudo no sitio do Pica Pau amarelo. Obviamente porque eles assistiam quando criança. Aí não vale, ta na cara que nunca assistiram o resto. Uma chegou a dizer o absurdo que o Sitio estimula a leitura. Por quê? Gostaria de saber. Ao menos alguém falou que o programa da Xuxa fracassou. Não sabia dessas, mas alegra a família ver a mãe loira do Funk sem audiência.

Intervalo.

No momento o comentarista está offline. Sabe como é, Internet ao vivo é assim mesmo. Ficamos sem “palavra do Comentarista” nesse bloco.

Atualizando a Palavra do Comentarista: Injustiça clara com o domingão do faustão, o programa que é o triunfo da compaixão sobre a crítica. O povo brasileiro aprendeu a apreciar o programa que está ha mais de 15 anos do ar, com seu genial sanduíche de futebol. Impossível não assistir no mínimo quinze minutos antes de um eletrizante Flamengo x Paysandu, ou quinze minutos após um incendiário Flamengo x Brasiliense quando nos esquecemos de trocar o canal. Claramente a escolha do Caldeirão do Huck foi política, um prêmio de consolação pelo horário. Resta aguardar e conferir se as reprises de Alf O Eteimoso as 4:30 da madrugada também ganharão o troféu de "Melhor seriado importado para preencher espaço", em reconhecimento ao horário pouco atraente.

Surge a primeira suspeita de fraude no Troféu Internet: Galvão Bueno, soberano no número de antipatizantes usuários de Orkut, vence a categoria melhor locutor.


Cobertura ao vivo do Troféu imprensa - Bloco Três

Silvio Santos começa o bloco com uma explicação de como se retirar as estatuetas. Segundo ele, é só mandar um parente para ser macaco de auditório e pegar. Tipo, assim que ele faz pra encher a platéia nos sorteios da telesena?

Senhora do destino fatura como melhor novela. Nazaré e sua mania de raptar nenês conseguiu mais dois prêmios. O melhor momento foi quando Silvio Santos reclamou que seus artistas e autores de novelas não são convidados para as badalações de Caras.

Ouço aqui em casa um “só falta ganhar essa mala da Suzana Vieira”. O prêmio de melhor atriz é sempre disputado no tapa, literalmente. Todas as atrizes aparecem brigando ou xingando aleatoriamente. É Celebridade e Renata Sorrah voando pra tudo que é lado. Nazaré Fatura. E Cristina Padiglione vence o prêmio de pior cabelo de jurado. Disputadissmo.

Melhor ator. recheia ainda mais esse bloco só com novela até agora. Como deu pra reparar, não tenho muito o que dizer por não assistir com a regularidade necessária esses folhetins. Aproveito pra me desculpar com os colegas de insanus.org por ocupar a capa toda. Geralmente ocardoso faz isso, mas o Ruivo é um aproveitador sem vergonha. Ops, distraí e perdi o vencedor.

Minha irmã me informa que foi Jose Wilker por unanimidade.
Eis que entra um cara da Fischer América de braço quebrado pra falar que a Schin cresceu três vezes em dois anos. Um case inédito mundial. Imagina se a cerveja fosse boa? Nossa.

Palavra do Comentarista:
Esperada a unanimidade da novela senhora do destino, que realizou bem-sucedido lobby com o público nordestino, sem precisar utilizar Eduardo Moscovis interpretando um pescador cearense sem camisa. o clima de improviso dos jurados é o grande charme do prêmio, mostrando pessoas que não assistem novela escolhendo os melhores atores e atrizes aleatoriamente. O telespectador se sente como se houvesse avistado Gerald Thomas na festa anual de Joao Bosco Vaz. alias está dada a sugestão.


Cobertura ao Vivo do Troféu Imprensa - Bloco Dois

O Hermano levantou uma questão muito boa. Equalize, Vou Deixar e Sorte Grande não são músicas de 2004? Ou 2003?. Isso é bastante pertinente. Quando tu assiste ao TI tu nunca sabe o que é o quê. Parece um apanhado meio sem sentido dos últimos 3 anos. Até porque tem novela que dura 8, 9 meses e atravessam gerações.

O segundo bloco começa sem essa resposta, mas trás o melhor programa de TV. mais uma vez não entendo. Não seria esse o principal prêmio, que englobaria todos os outros? Acaba sobrando como um apanhado de tudo que não pode ser classificado. Entrou o Aprendiz, Vídeo Show, Ratinho e Pânico.

O aprendiz dos três é o mais engraçado. Mas como ignorar o que o pânico fez com a TV brasileira esse ano. Os caras são bons, e sabem imitar o que um dia foi bom. Vamos esperar pra ver. Vídeo Show? Todos os programas da Globo são Vídeo Show. É Fantástico falando de novela, é reportagem no JN com pauta da novela. Isso quando o próprio jornalista não é novela.

Dois a dois até que num papo surreal com Nelson – que inclui filhas do SS e evangélicos – que terceiriza o pânico pra um jurado Daniel que decide pelo pânico contra o aprendiz. Mesma opinião dos internautas, entre 35641 votos.

Melhor Jornal de TV. Candidatos: Jornal da Band, Jornal da Globo e Jornal Nacional. O mais equilibrado dos prêmios acaba empatado. Band e Globo. Os internautas preferiram o JN. Sem graça nenhuma.

Grupo Revelação aparece na tela e eu me assusto. Não é uma categoria, e sim uns neo-pagodeiros. Quem são esses? E concorrendo a melhor conjunto musical, quem será? Um susto pior vem depois com Jota Quest, não sabia que ainda viviam. Não foram eles que cairam na serra da Cantareira. E Skank. Putz, que pena do brasileiro médio. Só porcaria. Continuo com a teoria trazida por Arnaldo Branco. 10 discos pra fazer um bom até eu.

Alexandre alguma coisa reclama, que está claramente contrariado, diz que gostaria de ter votado em melhor Telejornal. Que deselegância. Ganha Skank, que não bate com a Internet, onde quem faturou foi o Jota Quest. Qualquer injustiça com os mineiros dessa banda são bem vindas.

Zeca pagodinho entra no palco e fala de cara sobre cerveja. Esse não
perde o foco. Ou melhor, só vê desfocado. Leva dois troféus pra casa onde um caminhão do corpo de bombeiros de Xerém deve estar a disposição para um passeios pelas ruas sob chuva de papel de seda. Ou ainda um caminhão pipa de Schin.

A bagunça é cada vez maior. Intervalo. Ufa dobrado.

Opa, Cadê o Plácido Manaya Nunes?

Palavra do comentarista:
Total injustia da pré-seleção, que deixou o jornal de roberto cabrini de fora. inovou o estilo trazendo reportagens sobre ufos e violção de cadaveres, sempre com a pertinente participação do telespectador pela internet e pelo 0800.

Vitória merecida de skank por unanimidade, num pas onde a população age como se fumasse um hash diariamente há 15 anos. detalhe especial para o jornalista Daniel Dantas (aquele trajando bonita facciota negra) que lamentou no poder votar num jornal, sendo forçado a escolher uma banda. zeca pagodinho foi chamado ao palco para receber 3 troféus aleatrios.


Cobertura ao vivo do Troféu imprensa - 3

“Além de uma grande jornalista, Fátima Bernardes é um exemplo de mulher”. Mesmo com esse apelo Ana Paula padrão vence ela e William Bonner como melhor apresentador de telejoenal. Todos os jurados puxaram o saco do Silvio pela contratação da vampira. Gosto da padrão. Acho que todo mundo gosta. Bom pra ela.

Opa, prêmio quente! Melhor musica. Sorte grande (levantou poeira), Vou deixar e Alguma podre da Pitty. Deu Skank com “pra onde ela quiseeeer...” tudo bem. Ganhou pela Internet tambem. Um jurado disse que tinha mais apelo por ser tema de novela. Discordo, nem lembro qual a bosta da novela. Lembro sim que uma banda que demora 8 discos pra fazer uma musica razoável não mereceria premio, e sim castigo.

melhor comercial de cerveja. Que maravilha! Categoria nova no mais corrido Troféu Imprensa de todos os tempos. Faturou a campanha Na na na na da Brahma. Meio cretino mas tudo bem. Valeu por ver o Silvio perguntar pra diretora da Caras se ela tomava cerveja. Depois sem nenhum sentido aparente ele disse “ah, mas tu deve ganhar bem”. Sigam esse homem. Ele deve ter informações quentes.

Fim do Primeiro Bloco. Ufa. Correira.


Cobertura ao vivo do Troféu imprensa - 2

“O Gugu disse pra mim que ao sair do SBT ia fazer destista”. Diz Silvio Santos para Éster Rocha, a dona do site o Fuxico durante a votação par ao melhor programa jornalístico. Bom ver que alem dela, quem mais julgou uma categoria de jornalismo foi uma mulher da contigo e outra da Caras.

Patrão colocou o terror pra tentar eleger o SBT Repórter, mas não teve como. O bate papo não foi entendido como ameaça, então o fantástico levou pra casa – assim como o premio Internet – com o Globo repórter em segundo lugar.

A categoria na seqüência é a primeira onde todos os candidatos merecem o paredão, melhor apresentadora ou animadora de TV. Sem essa de levar bolada, bala de fuzil. Hebe, Angélica e Galinhane Adristeu. A Hebe tem participado de um teaser maluco pelas ruas da cidade, o que gera alguma simpatia pelo nível de absurdo. Já viram? Coisas como “ta indo onde?” ou “você terá mais motivos pra sorrir”.

Só homens votam (na verdade homens e o Nelson Rubens), Hebe esmaga com 4 votos entre 5. Leva igualmente o Internet. O fato é que todo ano dão um prêmio pra velhaca imaginando que talvez seja o ultimo. Mas a moreninha do samba é eterna, junto com o tribalistas canibais vai nos torrar o saco segunda-feira pra sempre.


Cobertura ao vivo do Troféu imprensa - 1

O programa começa bem. O primeiro que o patrão chama pra votar é Nelson Rubens, que diz que pra melhor cantora feminina fica com uma mulher. A grande inovação é que um jurado agora escolhe o que vota depois dele. Antes o Silvio ficava escolhendo ao sabor do vento quem iria votar.

Ivete e Maria Rita estavam empatadas quando um tal de Paulo Ricardo deu a vitória pra Filha da Elis. Um absurdo calcado na justificativa de que ela “superou o estigma de ser filha da Elis Regina”, como todos repetiram. Esses jurados tem é medo de abraçar a Ivete, que realmente caiu no gosto do povão. Os maluco põe um terno e esquecem que estão no Brasil.

Silvio, logo depois do fim da votação, revela que pela Internet a Ivete ganhou disparado. E apresenta a segunda novidade da noite. Um troféu em forma de arroba. Será que esse Hollywood também vai imitar este?



Poemas no ônibus. Adoro aqueles que são curtos, só com um título e uma verdade em seguida. Esse que fiz não tem cara do concurso, mas vale arriscar.

Jornalismo verdade

Sessão obituário é fotolog de presidiário.


Jóia Rara

Nada é mais triste do que descobrir pessoas que não gostam do jeito que sorriem. Essa dor deve ser enorme. Se os dentes estiverem todos ali, o sorriso é sempre agradável. Para mim é a pior das vergonhas para se cultivar. Por ser infundada e comum em mulheres. E mulher que não sorri perde 80% da graça.

Inspirada de longe no hit dos pogoboys


Grande Barbada

hoje, 10º Páreo no Hipódromo Cristal - 1.100m na Areia. A barbada é Good Punk no conjunto com D.Paz.

Atualização: chegou em sétimo o desgraçado. Vamos querar essas patinhas de frouxo.


Economia Interna

Espero que você nunca mais precise reler um texto aqui.

Estou com computador em casa novamente. Depois de um ano pretendo que mesmo as coisas inteligíveis-de-propósito fiquem mais redondinhas. Textos mais fechados e com mais foco.

Obrigado pelas visitas constantes e pela saudade do desconforto geral. Querendo ou não, mudando sem mudar - temos uma fase nova.

Valeu,
Menezes


Clóvis Bornai é quem cria.

Hoje, no Estúdio 36 da TVCOM (21h), Cardoso estará falando de seu recém lançado livro. Ontem o pessoal do insanus ilustrou uma matéria do Radar na TVE. Programa que não assisti, já que o pessoal do canal 7 arbitrariamente não passou a reprise prevista na madrugada.

Também com antecedência.


Tåaa

A Tåaa Pilsen litro está para o imaginário pinguço assim como o Djorous para o espectro sessão da tarde. Temos a pipoca, um filme razoável dublado pelo Herbert Richad e gostaríamos de ter algo mais que água. O chá mate ainda não gelou, o suco de laranja precipitado é puro bagaço – dizem que aqueles gomos são macro-células, lembram? – não há groselha, limão ou tamarindo.

Não importa do que é feito o Djorous, o que importa é que aquele caminhão do vídeo clipe correndo pelo deserto garante mais refrescância do que a chácara inteirinha de guaraná, como na propaganda.

Para o nosso inverno o que falta é Taaa. Na garrafa de litro, curiosamente mais escura e, esperamos, mais espessa. Imagine todas as qualidade do suco de cevada de nome estranho. O bom nome é uma vantagem, mas não vale pontos. O que conta é a garrafa grande que é a cara do inverno. O liquido permanece mais gelado por inteiro sem o sol escaldante de outras épocas. Pode elegantemente descansar na mesa como se fosse bebida mais nobra. Degustada aos poucos. Às outras resta a correria contra a temperatura crescente e o terror-choca.

Para doses moderadas e constante exige-se um caldo, e não uma cerveja. Assim a Tåaa parece mais grossa. Encorpada sem ser grosseira. Uma cerveja onde cachorros nadaram - por Matt Groening - onde um cinqüentão morreu afogado. O barulho do vento toma conta do ambiente quando a ampola quebra.

Não vamos precisar de rótulos prateados ou de uma imagem antiga do campo de cevada. Menos colórica, de menor água. Nada desses fermentados com repolho ou alpiste. Nem que para isso o Uruguai precise ser invadido.

Do que esses alemães se ocuparam em 130 anos de imigração que ainda não nos garantiram uma boa cerveja?



taaa.jpg

Ô vontade de tomar um litrinho da Tåaa Pilsen no fim do expediente.


Pod

Algumas gravações para o Podcast que o insanus pretende colocar no ar foram feitas hoje ao meio-dia. A idéia é usar a primeira edição para explicar o que é um Podcast, o uso que é feito dele e para que pretendemos usar.

Para quem não sabe, Podcast é uma espécie de blog falado. Uma gravação de áudio para ouvir depois de baixar da web. Note que a frase anterior tem 3 obviedades enfileiradas! As aplicações são inúmeras, o tamanho dos arquivos também. Tu pode ficar reclamando da tua vida, colocando musica, fazer o que bem entender. Exatamente como um blog.

Parte da nossa pauta consistia em entrevistas com transeuntes. Perguntar a elas se sabiam o que era o tal do diabo do podcast. Entre respostas esperadas como “não sei”, “estou atrasado” ou “quê?” aparece a melhor. Depois de responder, um homem tira um cartão do bolso e diz: disso eu não entendo, mas entendo de drogas. Se vocês estiverem atrás de reabilitação, me liguem.

Começamos bem. Temos cara de drogaditos. Isso garante um podcast bom?

Não sei.

Se algum de vocês estiver na pior, por favor, entre em contato com o Seu Vilmar Vasquez. Mesmo que você não use drogas, mas pareça drogado e não tenha um podcast. Pode ligar. Ele é o Pastor presidente do Centro de Recuperação Jesus é o Caminho, que fica na Rua Nossa Senhora da Conceição, 533. Ali em Alvorada. O fone é 9815 2878.

Atualização: Saiu TUDO torto na primeira vez, acho que arrumei.


Acústico

Assim como os caças Britânicos Harier são o orgulho da marinha norte americana, cada vez mais me convenço que a cerveja uruguaia é a única coisa que presta no Rio Grande do Sul.



Esse merece o release inteiro aqui. Sucesso Mermão.

LANÇAMENTO DO LIVRO CAVERNAS E CONCUBINAS, DO CARDOSO.

Palavraria – Livraria-Café

CONVIDA

para o lançamento do livro Cavernas & concubinas (Editora DBA, 2005)
de Cardoso Dia 25 de julho de 2005, segunda-feira, 19h.

O livro

Uma coletânea dos 41 melhores histórias escritas por Cardoso via
internet no Cardosonline, o mais influente dos ezines nacionais.

O que fazer quando se toma uma geral da polícia, seja em Porto Alegre,
seja em Paraty? Cardoso sabe. Qual o segredo da vida? Cardoso jura. O
que fazer com um pai que cobra qualquer coisa por cinqüenta centavos?
Cardoso conta. Como tirar um cachorro no cio de sua perna? Cardoso
entende. Que atitude tomar quando você está prestes a ter disenteria e
precisa entrar no palco para um show? Cardoso mente. Como não perder a
paciência numa fila? Cardoso negaceia. Onde diabos se escondeu aquela
baga? Não, isso ele não sabe. Nem admite desconhecer. Mas, sempre,
como o leitor há de notar em Cavernas & concubinas, seu primeiro
livro, Cardoso contará o causo do modo mais bizarro e infame. Humor
MAIÚSCULO, direto da internet para os olhos dos leitores mais
sofisticados. Bem: sofisticação, sim – desde que
isso signifique não precisar lavar as mãos antes de ler. Nem ir ao
dicionário; não vai adiantar. Na dúvida, faça como uma personagem
deste livro – apenas siga "em frente, esquecendo do metro anterior a
cada metro seguinte". (Ronaldo Bressane)

O autor

Cardoso, apelido de André Czarnobai, porto-alegrense nascido em 1979,
nomeou o mais famoso fanzine eletrônico do Brasil, o finado
CardosOnline. Ainda em 1997, quando literatura digital era expressão
tímida em mídia e crítica, o bem-humorado jornalista já editava uma
turma que incluía nomes como Daniel Pellizzari, Daniel Galera e Clarah
Averbuck. Faltava o livro do grafômano obsessivo-compulsivo Cardoso,
titular de um dos blogs mais acessados da web nacional: Tripa nelas
tudo. Ei-lo aqui, sem o desconforto da leitura em monitor, estreando
em 41 prosas seletas que vagam entre a crônica, o causo gaúcho, o
jornalismo gonzo e a ficção mais desvairadamente nonsense.

184 p., 14 x 21 cm

ISBN 85-7234-229-x

R$ 32,00

COLEÇÃO RISCO : RUÍDO

Conselho editorial: Nelson de Oliveira, Marcelino Freire, Joca Reiners
Terron e Ronaldo Bressane

Risco Nos dicionários, a palavra risco guarda vários significados:
risco é qualquer traço em cor (isso liga o termo à arte do desenho) ou
qualquer sulco pouco profundo na superfície dos objetos (podendo, na
gíria da malandragem, ser facada ou navalhada). É também o
delineamento ou o traçado de algo, o projeto ou o plano de uma
construção arquitetônica, a linha do horizonte visual ou geográfico.
Significa ainda perigo ou possibilidade de perigo, como na expressão
"correr o risco".

Ruído Assim como a anterior, essa palavra (nascida do vocábulo latino
que significa "rugido") apresenta inúmeros sentidos: nos dicionários,
ruído é "o barulho provocado pela queda de um corpo", significando
ainda o mesmo que estrondo, alvoroço, escarcéu e (na gíria) boato.
Para a teoria da informação, ruído é todo evento (sonoro, visual,
tátil) que atrapalha ou impossibilita a comunicação.

Dois substantivos de grafia parecida (cinco letras cada um) para
designar duas coleções distintas, mas com certas características em
comum. A primeira, Risco, abrigará a ficção e a crítica feitas pelos
novos autores e ensaístas, ou seja, a produção dos que estão correndo
riscos, ao riscar com seu estilete o verniz da literatura mais
bem-comportada. A segunda, Ruído, reunirá os autores já mortos
(canonizados ou não) que deixaram obra igualmente ruidosa,
perturbadora e provocativa.

Venha confraternizar com o autor e convidados,

dia 25 de julho de 2005, segunda-feira, a partir das 19h

Na Palavraria – Livraria-Café

PALAVRARIA – Livraria-café
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim
90420-111 – Porto Alegre – RS
Telefone 51 3268 4260
palavraria@palavraria.com.br


Quéisso

De paz com o estar fora de e da moda, declaro meu amor às Sobreposições. Uma satisfação pelo outro e pela outra – principalmente. Existem esses metidos a roqueiros engraçadinhos que sonham em ser pop inteligente e não admitem. Existem esses reconfortantes bispos que movem o tabuleiro para ser Bento 17 e não bendizem sequer a própria intenção. Aqui se estampa no peito: mesmo que a camisa a ser vestida não carregue a idéia, o conjunto faz sua parte.

E sobram as golas, os punhos e as bainhas. Não por restar, e sim por transbordar de sua função abrigo e virar desequilíbrio. Daqueles dos bons, que me escorregam para o lado desejado do convés dançante. De tênis, por favor moça.

E sobra satisfação, comprometimento que não depende de maquiagem. O ferro chora o esquecimento na umidade do inverno. Quando não vestir bem por falta de uso ou excesso de peso, coloque uma blusa por baixo para conferir conforto e mobilidade. Melhora o dia na mesma razão que dificulta a circulação.

O poder das sobreposições vem da urgência em monstrar todos Os Nossos.


Cissa Guimarães só diz a verdade

Tudo aqui poderia ser enquadrado como um livre delírio do autor. Não, o link e as gravações no Tramavirtual rezam o contrário. Uma banda chamada Cissa Guimarães destaca-se no cenário baiano do rock-reagae sei-lá-o-que mais com suas letras. Apenas com suas letras.

Destaco primeiro a música “em show de roque não tem mulher”. Muitos, como eu, encaro isso como uma inverdade. Pensando um pouco além, me desloco até a Bahia e penso na vida que eles levam. Praia, pagode e axé. Isso não mata nenhuma cena roqueira, mas faz as pessoas – principalmente as meninas – mais ferrenhas nas suas posições. Quando tu gosta de rock na Bahia, tu tem que defender com unhas e dentes a imagem de roqueira. Isso atrapalha muito a diversão. Assim, enquanto posso sair para um show e me divertir com pessoas descontraídas dançando à toa, os baianos da banda tem que encarar uma horda de meninas com postura Pitty. Aquelas chatonildas com faca na bota. Dentro desse realidade a letra diz que:


Em show de rock não tem mulher / só tem menina problemática / em show de rock só tem mulher fazendo pose de revoltada / enquanto no pagode de Tapagipe todas as ninfas requebram com ares bem humorados / é muito melhor / no show de rock as meninas não precisam de um namorado / elas precisam sim de um psicólogo.


a parte do psicólogo – genial.

Fugindo da temática adolescente, eles mandam ver com o hit “ACM representa otimamente nosso estado”. Não consigo parar de rir um segundo. A prova que isso sim é ser inteligente e despertar a consciência, mas uma vez atacando – dessa vez indiretamente – a Pitty e seu discurso Alanis wannabe.


ACM é um lutador / um líder corajoso que enfrenta as dificuldade (sic) / Representa otimamente o nosso estado / um exemplo de vida e luta contra os falsários comunistas / ACM sente pela Bahia um grande amor / por isso, todos devem idolatrar o nosso grande líder / O maior baiano de todos os tempos / se até os artistas gostam de ACM / Por que logo eu serei diferente


Outos destaques são “As meninas da internet enganam os interneutas” e “comunista de Miami” que fala sobre o boicote ao McDonalds pela gang do All Star.

E por aí vai. Cissa Guimarães dizendo a verdade sem mistérios e quase sem talento. Gregório de Mattos um dia chega lá, basta ensaiar. Valeu Elis pela dica. Para ouvir clique aqui. Não recomendo, a banda contada é melhor que contada.


Paulo Autran Soccer - Jogos de ida

Combinado Esmeralda/Rubi 2 x 1 Casa de Cultura.

Gols: Cláudio Lins 12’ – Pepeu Gomes 41’ – Cláudio Lins 50’
Local: Estúdio 6, SBT – Vila Mariana SP.
Público Pagante: Ninguém, SBT é TV Aberta.

Adriana e a Rapazeada 0 x 4 “Amigos” do Falabella.

Gols: Rogério Flausino 23’ – Vitor Fasano 60’ e 67’ – Lulu Santos 71’
Local: Canequinho – ao lado do Canecão – Rio de Janeiro RJ.
Público Pagante: 320

Diário da Manhã - SC 1 x 1 Diário da Manhã – GO

Gols: Tio do Xerox 51’ – Adroaldo Pistache 83’
Local: Canastrão da Serra – Chapecó SC.
Público Pagante: 12 mil.



negrote.jpg

Eu não fiz isso. Boa noite.


Inça-nos

Pescando opiniões pelas ruas da cidade – como dizem fazer os comentaristas esportivos – reparei que o insanus.org é muitas vezes apontado como um amontoado de petulância. Um mar blasset de pose e figuração. Gente chegou a dizer que não foi ao barra-festa promovido meses atrás para não ter que aturar esse pessoalzinho sifazol.

Não posso e não devo responder por todos. Só defendo que a natureza de uma comunidade virtual vai exatamente contra essa idéia ostentosa. Me juntei nessa comunidade logo de cara por ter consciência que postando em um servidor publico (blogger, weblogger, blogsome) estaria restrito, não haveria a mesma liberdade ou impacto. Juntar forçar com pessoas que pensam diferentes, escrevem diferente para objetivos e pessoas diferentes é assumir sua pequenez.

Uso a máquina. Visto a camiseta (literalmente) e brigo pra mudar o que acho inadequado. Não é o mais confortável, mas sei que essa identidade coletiva só pode dar bons frutos assim.

Para tal, algumas críticas na seqüência. Faça as suas também, o espaço de comentário existe para isso.



Preciso de um BlogSide ou SideBlog, não sei. Consiste numa simples engenhoca de programação que possibilita uma outra área de posts, menor, enxuta, compacta e, antes de tudo, útil. Tipo esse blog ó, a parte bege/verde com “curtas”. Seria bastante acionada a área para momentos como este, quando eu quero fazer uma anotação que não chega a preencher um post de verdade.

Como já enrrolei, como enrrolarei, vai o motivo de tudo.

Pensamento do dia (próprio para uma sexta feira):
Dedetização é Rave de barata.



PAS.jpg

Não sei do que se trata. Ouvi falar aqui.


Dia 08

Acompanhe a evolução do vírus e a cara febril.
Dia 1, 2 e 3.

diadia.jpg

Em três dias passa de um animado rapaz à depressão sem nenhum sintoma de pos-modernismo. Fim da incubação. A melhor informação sobre a enfermidade quem passou foi Dona Rosa – mãe do garoto. Afirma ela que a catapora é fruto da teimosia, já que Vinícius resolveu ver como é o dia-dia de um vegetariano, passando uma semana sem comer carne. Melhor teoria.

Quem evita carne acaba com doença de criança.



bee.jpg

Beethoven Pierrot desenhado com a mão direita. Sorte dele.


Virou debohce

Depois de Roberto Jefferson abrir uma entrevista cantando “nervos de aço”, foi a vez de Eduardo Suplicy inovar no programa de Jô Soares. O senador paulista cantou um rap (melhor que o filho) com direito a performance. Imitou uma arma sendo disparada contra o gordo no momento em que a letra falava dos homi com o pé na porta e crivando o malóquis-primeira pessoa da canção.

Não vejo a hora do Pedro Simon ir lá e soltar o gogó em “céu, sol, sul” ou qualquer vanerão do Mano Lima. O prefeito Fogaça pode compor um tema especial pra ocasião. Parece que é pra achincalhar mesmo, então viva o esforço turístico.

Não tem fórum mas tem Avril Lavigne.

Entenda menos com essa do genial Rafael Sica. Via Allan.


Valeu Cáca!

sombra(1).jpg


Dia 06

Ciência

A consulta com o pediatra revela o esperado. É mesmo catapora. As crianças olham o paciente Vinicius de forma estranha.

“Estou tremendamente satisfeito com minha virose. acho que tendo catapora na infância você não da o devido valor ao fato de ficar um mês em casa aproveitando as bobagens da vida.espero não ter meus testículos atrofiados ou algum problema relativo à fertilidade”.

Segundo depoimento da namorada, Vinicius já apresenta feridas por todo o corpo. Um certo abatimento pode ser notado no paciente. A preocupação da família é com o contágio coletivo. Rosa (mãe), Felipe (pai) e Liege (irmã) são vítimas em potencial de uma contaminação em cascata, já que nenhum deles teve catapora na infância.

Tenho em meu poder fotos do paciente, mas prefiro poupar os leitores de tamanha porcaria.


Dia 05

incubação em casa

Jogando Fifa, lendo e-mails e outras porcarias. Pediatra marcado para terça-feira.

Para facilitar a compreensão, atrasei a cobertura em dois dias de modo que o delay ficasse em 7 dias. Assim, podemos falar o nome dos dias da semana sem atrapalhar ninguém.

O banner foi desenvolvido por Pablo. Valeu brô.


Intranet ALK

[agora sem figuras]

Assim nasce uma nova publicação. Na intranet da Árabe Luther só o que nos sobra são idéias medianas. Começa como uma tranqüila conversa sobre o Manfred e acaba com uma revista de vanguarda para ficar na manga.


Diretor

"Falando em balalaika, falei com o Matjaz (nosso representante na Eslovênia) ontem, cara. Falta revisar 5 quadrinhos, que ele não conseguiu traduzir por completo. O resto ta tudo pronto. Combinei com ele de resolver isso hoje. O problema é que o garoto anda fissurado por umas gatas da net e preferi não importuná-lo muito com isso. Detalhe interessante: enquanto estávamos revisando algumas coisas, ele demonstrou uma impressionante dificuldade de encontrar um equivalente para a palavra PÉ-DE-CABRA em esloveno. Tentei explicar que se tratava de uma ferramenta com uma ferramenta ligeiramente semelhante a um gancho, com a ponta bifurcada, usada normalmente para arrombar coisas, ao que ele respondeu: ah, não temos uma palavra para essa coisa aqui. A vida na Eslovênia é outro departamento, rapaz..."


Editor

Estou por dentro cara, li no último numero da Malok'AGE um especial sobre pés-de-cabra. Um Case de sucesso da maloqueragem brasileira impulsionando a industria do Aço. De Volta redonda para o Mundo.

Outros tópicos: conheça a Aços Cunhadão LTDA de Sorocaba. Fornecedora oficial de pé-de-cabra para produções de Hollywood e o exótico mundo dos PDCs tunados. "U$ 10 mil em diamante e ouro pra roubar um monza"


Diretor

Mas não se deixe enganar: isso é a Eslovênia. Nos EUA existe uma palavra muito conhecida para tal instrumento que é Crowbar. Barra do corvo? Igualmente arrombatório, em relação a seu equivalente brasileiro. Fico imaginando a palavra em outras línguas. Certamente na Hungria pode ser literalmente traduzida como "Bico de Pato" e na Albânia se chama "Flagelo do Touro".


Editor

Nessa área, só posso dizer os que lembro de cabeça:

Gröshte - finlandês - que significa Braço do Mestre.
Colwynwax - gaélico - que significa Avô.
þampiyon olarak - turco - que significa tainha pelada.
Valeu pelo contato com o Matjaz.

Diretor

Não podemos ficar de vagabundagem. Temos que se ligar logo na pauta da Revista Malok'AGE do mês de Agosto. Além do especial sobre a indústria PODOCAPRINA (a famosa dos pés de cabra), estava pensando nos seguintes tópicos:

1. Malok'AGE consegue entrevista exclusiva com Laranjinha, da dupla Laranjinha e Acerola.
2. Favela do Amaral: Responsa no canhão, com MC Guenta.
3. Da capa do Diarinho para o mundo: Cidinho Piolho de Piçarras vai para Londres e faz fortuna no ramo da venda de vistos falsos.
4. Teste do Loló - saiba quais são os melhores cheirinhos do mercado pra só ficar de bobeira depois do uso.


Dia 04

Infecção

Um almoço no shopping com cunhadas e concunhado. Cervejinha uruguaia, chivitos, panchos e de sobremesa sorvete com o autêntico Dulce de leche. Maravilha.

Tudo mudaria no final da noite. Novamente febre, dor muscular, coriza e cefaléia. O bla-bla-bla da gripe. São tomados novamente remédios seguidos de razoável melhora. Entretanto antes de tomar o banho há o susto com a gigantesca quantidade de pequenas protuberâncias avermelhadas que surgiram no peito.

O banho seguiu tranqüilamente, mesmo com o fim já previsto. Ao semi-desnudar para a namorada, ela grita: OH GOD! YOU´RE SICK! Ao coche e levaram o corpo para a Santa Casa de Misericórdia, onde o diagnostico foi inapelável. Catapora.

“Afaste-se das pessoas e viva normalmente”, foi o que disseram. além disso pediram pra marcar um médico no próximo dia e foi fornecido um atestado de três dias.

Começa o especial...

catabanner



Dia 03

Febre

A partir do inicio da noite: febre. Dor muscular, coriza, Cefaléia. Um sem fim de sintomas semelhantes aos de uma gripe pegada. Prescrito via auto-medicação um tilenol e um resfenol. O mundo parecia melhor.


Dia 02

Calmaria

Sexta-feira – tudo parece normal.


Dia 01

Exposição

Noite de quinta-deira - festa, cerveja, rock´n´roll, dançando até as 4h da manhã.


Capa

www.insanus.org/impedimento

Um blog para tapar a lacuna deixada pelo avanço dos laterais. Para ocupar o espaço que a imprensa brasileira ignora: os campeonatos onde a bola não sai da zona do agrião.

Colunistas retranquistas, jornalismo caneleiro e sarrafeiros de alma latina descrevendo passe a passe, carrinho a carrinho o que de melhor e pior acontece nos campos da América do sul e México.

Jornalismo em posição regular. Analisando da copa sulamericana às divisões obcuras da argentina, dos meio-campistas mirrados do equador aos venezuelanos que preferiam estar jogando baseball. Cultura tática e cartolagem amadora.

tudo vale, já que no fim de 90 minutos, o que faz o futebol arte ser esquecido é o folclore. Que venha um exército de Valderramas defender a beleza da coisa mais importante entre as coisas sem importância. O futebol.



Sem nada pra fazer? Dissonante (plinio 75) - RockRave. Mesmo que não goste de Rock, pode assistir eu falando uma bobagem atrás da outra!

8 pila com uma ceva.


por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus