A Vida Mata a Pau

home. arquivos: Agosto07. Julio07. Junio07. Mayo07. Abril07. Marzo07. Febrero07. Enero07. Diciembre06. Noviembre06. Octubre06. Septiembre06. Agosto06. Julio06. Junio06. Mayo06. Abril06. Marzo06. Febrero06. Enero06. Diciembre05. Noviembre05. Octubre05. Septiembre05. Agosto05. Julio05. Junio05. Mayo05. Abril05. Marzo05. Febrero05. Enero05. Diciembre04. Noviembre04. Octubre04. Septiembre04.

« | Home | »


Esse post homenageia a formatura de Antenor Savoldi Junior, que passou com A no curso de jornalismo na tarde de hoje.

Turco é verdade

Em 1778 o Cloro foi isolado pela primeira vez, mesmo sendo uma substancia muito comum na natureza, sua tendência a sublimar o fazia quase invisível. Eis que Karl Scheele, alemão viu o invisível, e isolou o gás verde mais tarde batizado de Chloros – verde em grego – e intoxicou acidentalmente um der seus assistentes.

Desde cedo o denso gás causou irritação nas mucosas e hemorragia nos pulmões, o que fazer? Usa-lo na guerra. Demorou um tempinho, mas em 1914 alguém teve a idéia de entupir balas de obuses com uma composição sólida a base de Cloro.

1915, uma ano depois do gás comer solto na europa, temos uma batalha em Mussul. a mesma cidade que hoje visita os noticiários do mundo todo. Bom, os turcos contavam com alguns alemães em seus batalhoes, e foram obrigados a recuar para o oeste, rumo ao deserto – abandonando a margem ocidental do rio tigre.

Sem água, uma engenhoso soldado alemão pegou seu capacete com aquela ponta – usado em ultima instancia para dar uma chifrada no inimigo – fincou no chão e urinou dentro. Tornou o “balde de carvão” – o apelido do apetrecho – em um balde de urina. A sede de todos era muita, e os camelos andavam 50 km por dia pra duscar água num mananceal próximo. Karl, homonimo do quimico, resolveu abrir os projéteis, tirar o cloro e derramar na urina, aproveitando a capacidade hermicida do cloro e limpando a água.

Assim foi feito. A eurofia em tomar o próprio mijo era tanta que os camelos foram mandados de volta até a turquia para rebocar mais 4 canhões. Depois de 20 dias de trégua as tropas da triplice entente organizaram um contra-ataque para retomar mussul.

A munição dos canhões explodiu junto com os mesmos, matando muitos e aniquilando a artilharia com uma eficiencia incrível. A ofensiva fracassou e o soldado alemão foi obrigado a andar pelo deserto até morrer de secura.

por Menezes - 5 minute não-design de Gabriel - um blog insanus